Artesanatos em pedras naturais serão expostos neste domingo no FUÁ

LABF5
LabF5
Published in
2 min readJul 17, 2016

--

Estudante de publicidade decide empreender e cria a ToqueZen após experiências frustradas no mercado tradicional de trabalho

Por Jullyana Belichar

O ToqueZen se destaca pela delicadeza e significado de suas peças Foto: Jullyana Belichar

Se você tem interesse em pedras naturais e artesanato, vai amar conhecer as peças do Toque Zen. Dentre os mais de 30 expositores da terceira edição da Feira de Alternativas− o FUÁ, o ToqueZen se destaca pela delicadeza e significado de suas peças, trabalhando com pedras naturais e com a antiga arte de nós e desenhos em fios de linha ou barbante, o Macramê.

Cansada dos empregos convencionais e de trabalhar para os outros, Amanda Guimarães de Lima, estudante de Publicidade, criou o Toque Zen, um projeto de artesanato com pedras naturais que servem de acessório e decoração para o público feminino. O empreendimento terá espaço neste domingo, 17, na Feira Urbana de Alternativas — FUÁ.

Amanda, de 25 anos, proprietária e artesã do Projeto, sempre se interessou por artesanato, pedras e tudo mais. Com determinação, toda a rescisão do último trabalho e nenhuma experiência, ela, em dois anos, transformou simples colares amarrados com pingentes em lindas gargantilhas trabalhadas em macramê. Tudo isso graças a incontáveis noites assistindo tutorias no YouTube― alguns de quase uma hora.

Suas peças se destacam pelas pedras, que, segundo Amanda, não são apenas estética. Trabalhadas em Macramê, uma espécie de passamanaria feita de linha grossa ou barbante que se entrelaça formando variados nós e desenhos, ela produz lindas gargantilhas, pulseiras, tornozeleiras e colares. Os preços variam de R$ 12,00 a R$ 60,00 reais, dependendo da mão de obra e da complexidade do produto.

Amanda mantém uma parceria com Andressa − artesã goiana proprietária da marca Florest Art − com quem troca experiências, adquire conhecimento e importa suas pedras.

Oportunidades

Mesmo com determinação e força de vontade, nem sempre ela encontrou espaço para expor sua arte. Pensando nisso, além de sua própria marca, Amanda criou o projeto Arte em Movimento, uma feira artística e cultural unindo e reunindo artistas, incentivando a arte e a criatividade dentro da cultura. Através deste projeto ela descobre novos artesãos, dando espaço para eles mostrarem seu trabalho. Foi dessa forma que ela conheceu a Casa Cinco, organizadora da Feira Urbana de Alternativas, FUÁ.

O FUÁ acontecerá dia 17 de julho de 2016, das 9h às 19h na Sede da Fundação Amazonas Sustentável, FAS. Rua Álvaro Braga, 351. Parque Dez de Novembro.

--

--

LABF5
LabF5
Editor for

O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com