ENTRETENIMENTO

Lista de séries para assistir no ‘Dia dos Namorados’

Como sugestão de programação para essa data, o LabF5 elencou cinco séries que celebram o amor em suas diversas nuances.

Tom Veiga
LabF5

--

José Airton, especial para o LabF5

Abertura de LOVE

No Brasil, o dia 12 de junho é popularmente conhecido como o ‘Dia dos Namorados’. Os casais se presenteiam, fazem declarações de amor e preparam uma programação especial para realizarem juntos. Há pessoas que preferem jantares românticos, ida ao cinema e até mesmo curtir a data em baladas e festas. Mas, em meio a tanta opção, também há quem prefira maratonar uma boa série junto da pessoa que ama.

Uma paixão mundial, as séries se tornaram vício e refúgio para os problemas da vida. São capazes de alterar o humor e provocar sentimentos diversos. E não há nada melhor do que aproveitar a experiência acompanhado — tendo ao lado alguém para compartilhar dessas mesmas sensações.

Abaixo, segue uma lista de séries para assistir nesse dia, seja com seu namoradx, amigx ou até mesmo sozinhx (contém alguns spoilers):

1. LOVE

Esta comédia romântica original da Netflix aborda a vida de dois adultos problemáticos que se encontram após relacionamentos fracassados e embarcam em uma relação cheia de altos e baixos. De início, os perfis se contrapõem aos clichês que todo mundo conhece, sendo Mickey (Gillian Jacobs) uma mulher “descolada”, que lida — dia após dia — com seu vício em drogas e bebidas, e Gus (Paul Rust), um nerd “esquisito”.

Mickey e Gus

Ao longo da série, percebemos o quanto os personagens são reais, nos levando a torcer por eles e, ao mesmo tempo, odiá-los por suas escolhas.

O desenvolvimento do casal ocorre lentamente, pois a trama está nos pequenos acontecimentos. Por conta disso, passamos a conhecer melhor seus problemas e atitudes, que se mostram comuns a todo casal.

Em um dos episódios da primeira temporada, Gus e Bertie são induzidos a sair juntos como um casal, incentivados por Mickey.

Após o fracasso do date tudo fica mais claro. Gus revela o que sente por Mickey, mas acaba se arrependendo ao perceber que ela não reagiu positivamente. Só depois de Gus ameaçar ir embora, Mickey explica que está confusa após tantos relacionamentos ruins. Eles se beijam sem dizer mais nada e ela sai, o deixando sem entender o que ocorreu.

(Foto: Reprodução/Internet)

O momento não marcou somente o começo de uma relação complicada, como também a nova chance que Mickey deu ao amor, deixando claro que experiências ruins não definem tudo e que nunca é tarde para recomeçar.

2. FRIENDS

Apesar de o romance não ser o foco principal da série, Friends traz diversas histórias divertidas e românticas sobre as aventuras de um grupo de amigos que moram em Nova York. É marcada pelo humor leve e seus personagens carismáticos: Joey (Matt LeBlanc), Phoebe (Lisa Kudrow), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Chandler (Matthew Perry)e Monica (Courteney Cox), que nos mostram o quanto as amizades são importantes e que podem ser os verdadeiros amores da nossa vida.

‘Mondler’: shipper do casal Monica e Chandler

Uma das mais verdadeiras provas de amor na série acontece quando Chandler e Monica estão prestes a adotar uma criança. Durante a conversa com a mãe biológica, Erica, Chandler tenta convencê-la de dar a eles o seu bebê. Para isso, ele declara todo o seu amor por sua parceira, expõe todo o desejo que ela possui de ter um filho e o quanto ele sente muito por não conseguir dar a ela.

Abertura de Friends

Chandler diz que realmente quer um filho e que, quando chegar a hora, aprenderá a ser um pai, enquanto Monica já é uma mãe. Uma mãe sem um filho.

Com texto e atuação emocionante, Friends demonstra ser uma série que consegue te fazer ir de um extremo a outro.

3. ATYPICAL

‘Por que eu iria querer ir a sua casa? Vocês tem péssimos lanches’

Outra série que não tem o romance como foco, Atypical traz uma grande mensagem sobre o amor. Uma comédia que consegue equilibrar humor e drama em torno de uma família que passa por mudanças. A história gira em torno de Sam (Keir Gilchrist), um adolescente no espectro autista que decide buscar uma namorada, incentivado por sua psicóloga.

Sam tentando flertar

Somos levados a observar sob o ponto de vista de Sam os descobrimentos típicos dos jovens na sua idade e a maneira que ele lida com seu primeiro amor, primeiro beijo e tantos outros acontecimentos.

Após romper o relacionamento com Paige (Jenna Boyd), Sam recorre a ela para explicar o que se passava em sua mente. Ele compara o ser humano com os animais, dizendo que, para eles, tudo é mais complicado, pois não somos unilaterais, temos diversas “camadas” e, por vezes, acabamos magoando as pessoas que gostamos — mesmo quando bem intencionados.

A cena termina com um beijo entre os dois. Paige deixa bem claro que não significa a volta do namoro e que Sam precisa saber o que quer antes. O beijo se trata apenas de duas pessoas que se gostam se permitindo viver o momento.

4. SKAM

Os protagonistas das quatro temporadas: Eva, Noora, Isak e Sana

Skam é uma série norueguesa e possui quatro temporadas narradas a partir do ponto de vista de quatro diferentes protagonistas, todos previamente apresentados na temporada inicial. Com adolescentes falhos e situações normais, as tramas de Skam discutem assuntos relevantes, como relacionamentos problemáticos através de Eva (Lisa Teige), abuso infantil através de Noora (Josefine Frida), sexualidade através de Isak (Tarjei Sandvik Moe)e religião através de Sana (Iman Meskini).

A cena em que Eva decide pôr um fim em seu relacionamento com Jonas após uma sucessão de escolhas erradas, expõe a fragilidade e sensibilidade dos personagens logo na primeira temporada.

Ao perceber que colocava as prioridades e opiniões de seu namorado a frente das suas, ela decide dedicar o seu tempo para si e se conhecer melhor. A trilha sonora é de arrepiar, prova disso é a despedida do casal enquanto toca Take Me To Church, de Hozier. Eva não se despede de Jonas por não amá-lo, mas por sentir que precisa se colocar como prioridade em sua própria vida.

As lições que os personagens carregam sobre a vida e o amor são inspiradoras e totalmente reais, fazendo o público se identificar com as situações e torcer pelos personagens.

5. EASY

Diferente de Skam, cuja ligação entre as histórias é evidente, Easy é uma antologia em que cada episódio apresenta um casal diferente e com uma história própria.

Focada em diferentes tipos de relacionamentos e em suas diversas fases, a “dramédia” possui um roteiro inteligente que usa comédia para tratar de assuntos pouco discutidos, não só entre casais, mas também em sociedade. É uma boa escolha para quem não pensa em se prender numa história longa e não curte séries com episódios duradouros.

Um desses assuntos ‘tabu’ é retratado no segundo episódio da primeira temporada, chamado de Vegan Cinderella (Cinderela Vegana): as mudanças de personalidade dentro de um relacionamento.

Após começar um relacionamento com Jo (Jacqueline Toboni), Chase (Kiersey Clemons) se sente pressionada pelo ativismo de sua namorada e decide mudar seus hábitos, mesmo que ela não tenha pedido nada. Ela decide virar vegana.

Mas ao ter uma conversa franca com Jo, ela percebe que não precisa mudar para estar em um relacionamento, afinal, as diferenças fazem parte de ser humano.

As protagonistas do segundo episódio da primeira temporada, Jo e Chase

--

--

Tom Veiga
LabF5
Writer for

Estudante de Comunicação Social — Jornalismo