ComentaLab

Love Alarm — Um mundo onde a paixão não pode ser escondida

Como seria viver em um mundo em que um aplicativo denunciasse sua paixão?

LABF5
LabF5

--

Elinaete Sabóia, especial para o LabF5

Divulgação/Netflix

Love Alarm é um mini drama, como é chamado as novelas coreanas, de 8 episódios baseado na webtoon de Chon Kye Young publicada em 14 de Fevereiro de 2014. Com o título original Joahamyun Woolrineun (좋아하면 울리는), traduzido para o inglês Love Alarm, a primeira série coreana produzida pela Netflix estava originalmente planejada para ter 12 episódios em sua 1° temporada, mas acabou possuindo apenas 8 episódios, com a promessa de uma 2° temporada.

A trama gira em torna do aplicativo chamado JoAlarm, ou Love Alarm, que ao ser ativado é capaz de apontar os sentimentos de alguém em um raio de 10 metros. Somos então apresentados a protagonista principal, Kim JoJo (Kim SoHyun), que precisa encarar muitas dificuldades em sua vida e lidar com os desafios da transição para a vida adulta ao mesmo tempo que precisa se adaptar à nova realidade criada pelo lançamento do aplicativo.

O mini drama traz como pano de fundo o uso da tecnologia, que ao se misturar com os sentimentos humanos pode trazer consequências negativas. Ao longo dos episódios percebe-se a influência que a internet tem na vida da sociedade, mudando comportamentos e até mesmo causando tragédias. A paixão por outra pessoa é transformada em uma mera forma de medir seu nível de popularidade, excluindo aqueles que não tem admiradores e desprezando-os como se fossem inferiores.

A popularidade pode se tornar tão importante para a sociedade que as distinções se tornam mais claras. Ao se formar o Bagde Club, ou clube dos preferidos, a pressão para ser amado e fazer o Love Alarm tocar fica evidente. Aqueles que são mais “amados” entram para esse clube seleto, ganham privilégios e ficam famosos. Por outro lado, existem aqueles que são declarados como “não amados” que acabam sendo excluídos. Um exemplo é o personagem secundário Duk Goo (Lee JaeEung), que por não ser o “padrão coreano”, é rejeitado pela pessoa que ama e acaba sofrendo bullying dos colegas.

Embora aparentemente tenha um enredo clichê, a série levanta questões importantes sobre relacionamentos, crescimento pessoal. O que você faria se seu sentimento mais secreto de paixão fosse revelado e, pior, não correspondido?

Divulgação/Netflix

Será que esse novo jeito de declarar o amor é uma boa maneira?

Durante o desenrolar da história os pontos positivos e negativos da nova maneira de declarar sua paixão são apresentados e discutidos entre os personagens. Quando se tem o amor correspondido e o Love Alarm de ambos tocam, mostra como o aplicativo é eficaz em formar casais felizes. Ao contrário, quando apenas um dele toca, a angustia e o desprezo podem ficar evidentes. Levando o questionamento: será que expressar o interesse romântico de forma tão clara ajuda ou atrapalha?

A série também retrata a luta que algumas pessoas têm para serem consideradas populares, como a personagem Park GulMi (Go MinSi), prima de Jojo, que se desespera tanto para obter a fama e ter a oportunidade de se tornar membro do Badge Club que faz qualquer coisa para chamar atenção, até mesmo se sujeitando a coisas moralmente erradas, ultrapassando os limites legais, para alcançar sua ambição.

O mini drama é uma opção para quem deseja maratonar uma série mas tem pouco tempo para isso. Além de ser de curta duração, as críticas apresentadas nos 8 episódios levam o espectador a refletir sobre o crescimento de relacionamentos, seja de amizade ou amoroso e também como a sociedade faz uso de forma exagera das tecnologias e sua tendência a piorar.

Aplicativo Love Alarm (Foto: Reprodução/Internet)

Observações

Para aqueles que desejam experimentar a emoção de usar o aplicativo, ele realmente existe, porém funciona apenas em alguns lugares do Brasil e na Coreia do Sul. Está disponível na plataforma Play Store para Android.

A segunda temporada foi anunciada pela Netflix coreana no dia 29 de outubro, em um vídeo onde os atores confirmam que em breve irão voltar. Embora ainda não tenha previsão de estreia os fãs já especulam que o serviço de streaming irá lançar até o fim do ano.

--

--

LABF5
LabF5
Editor for

O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com