ESPORTE

Manaus se enfeita para apoiar o Brasil na busca do hexa

Durante a Copa do Mundo, a cidade fica mais colorida com as ruas enfeitadas.

Isabella Botelho
LabF5

--

Camila Barbosa, especial para o LabF5

A Copa do Mundo é a grande festa do futebol mundial e, para acompanhá-la, os manauaras se preparam de uma forma especial: moradores pintam as ruas por toda a cidade, bandeirinhas com as cores da seleção brasileira enfeitam as ruas e os símbolos do país sede pintados no chão já viraram tradição nos anos de mundial.

Uma das ruas de Manaus mais conhecidas pela sua decoração é a Rua 3, no bairro Alvorada. A campeã dos três últimos concursos que premia a rua ou avenida mais enfeitada de Manaus já está preparada para receber as transmissões dos jogos do Brasil. Segundo o membro da comissão responsável pela ornamentação da rua, Everton Vieira, todos da comunidade participam do processo de decoração.

Rua 3, no Bairro Alvorada, pronta para torcer pela seleção brasileira (Foto: Anne Santos)

Everton relata que o costume de enfeitar a rua começou na década de 1990, com pequenos mosaicos e bandeiras como forma de diversão, e que desde então, para manter a tradição, eles ornamentam a rua: “Para não perder a tradição de enfeitar a rua, de quatro em quatro anos a gente tem de fazer. Mesmo que a seleção não tenha um bom desempenho, nós fazemos”.

O planejamento para a produção dos enfeites utilizados para a decoração das vias começa logo após o anúncio do país sede.

Símbolo da CBF pintado na rua 3, no Bairro Alvorada (Foto: Anne Santos)

Durante a Copa do Mundo da Rússia, a Rua 3, no Alvorada, e outras sete ruas da cidade receberão apoio da Manauscult, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, com telões, palcos, som, iluminação, entre outros equipamentos, para a transmissão dos jogos da seleção brasileira. Incluindo os jogos das finais, independentemente de quais seleções estejam em campo. São elas: Rua Santa Isabel, Praça 14; Rua Ouro Preto, Coroado 3; Rua 24 de agosto, Morro da Liberdade; Rua 25, São José; Rua Rubídio, Vila da Prata.

Outro local da cidade que receberá apoio para as transmissões dos jogos do Brasil é a Avenida Leonardo Malcher, Centro. Segundo Semone dos Santos, a tradição de decorar a Avenida começou na década de 70 com seu pai, que comemorava o nascimento de sua irmã. Ela relata que continua com a tradição para que a rua seja um ponto de diversão e encontro para torcer pela seleção canarinho. “O intuito da minha decoração é reunir a família, os moradores e outros convidados que queiram vir assistir (os jogos) aqui na minha rua. É fazer festa.”

Moradores da Av. Leonardo Malcher organizam a decoração da rua para a Copa 2018 (Foto: Karina Alves)

Não importa qual seja a rua. O que chama a atenção é a união dos moradores para que a decoração seja feita. Assim como na Rua 3, no Alvorada, na Avenida Leonardo Malcher a comunidade também participa ativamente do processo de ornamentação para deixar a rua mais bonita para torcer pela seleção brasileira. De um lado a outro da cidade, os manauaras estão unidos não só para ornamentar as ruas, como também na torcida para que o Brasil conquiste o hexa.

--

--