MUPA promove inclusão de crianças e adolescentes com autismo em Manaus

LABF5
LabF5
Published in
2 min readJun 29, 2023

A ONG, que existe desde 2010, atende 210 famílias e 234 crianças atualmente

A fundadora, Socorro dos Santos, na 8° edição do FestImprensa

A Mãos Unidas Pelo Autismo (MUPA) é uma organização não governamental, que promove a conscientização, informação e inclusão de crianças e adolescentes com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Situada no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus, a ONG realiza diversas atividades para as crianças e adolescentes atendidos, como oficinas lúdicas e sensoriais, atividades de iniciação esportiva, campanhas de conscientização e palestras que promovem o debate sobre o tema. Além disso, há o suporte assistencial, por meio do contato e visita às famílias.

A instituição foi fundada pela psicopedagoga Socorro dos Santos e, no início, eram apenas quatro mulheres promovendo oficinas e estudos sobre como cuidar de crianças com autismo. Aos poucos, pais e profissionais começarama integrar a equipe de forma voluntária, oferecendo terapias de fonoaudiologia, psicopedagogia, educação física e fisioterapia.

Reprodução/Instagram: @mupa_autismo

Hoje, o MUPA possui dois locais de atendimento e uma equipe composta por vinte e dois profissionais especializados e oito administrativos, além de estagiários, voluntários e parceiros que atuam nos eventos e auxiliam esses profissionais.

Lançamento do segundo livro

O segundo livro do MUPA tem previsão para ser lançado em setembro de 2023. Com o título "O amor extraordinário no TEA: história de famílias e profissionais na Amazônia que superam a si mesmos", a obra é assinada pela fundadora, em colaboração com a jornalista Carla Andrea Martins e a pedagoga especializada em deficiências sensoriais, Denise Teperine.

O livro traz histórias de famílias que receberam o diagnóstico de crianças com TEA e profissionais que contribuíram com a ONG ao longo desses anos.

--

--

LABF5
LabF5
Editor for

O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com