CULTURA

Primeira feira da FAS alia sustentabilidade, criatividade e muita diversão

O espaço reunirá, todo terceiro domingo de cada mês, profissionais da gastronomia, artesãos, empreendedores e artistas locais.

Maria Clara Guimarães
LabF5

--

Kássia Tavares e Luciana da Silva, especial para o LabF5

Primeira Feira da Fundação Amazônia Sustentável (Foto: Divulgação/ Facebook)

Realizada no último domingo (22), a primeira feira da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) reuniu mais de 30 expositores nos espaços gastronômicos e de variedades da própria sede da Fundação, localizada no Parque Dez. Com uma programação de quase 12h, o objetivo principal do evento é ser um espaço democrático de união da economia criativa, da educação sustentável e da cultural regional ao entretenimento trabalhando, também, com a participação de artistas e bandas locais.

Em parceria com o produtor cultural Jander Manauara e a Sustental Projetos, a Feira da FAS participa da Agenda Sustentável da FAS, coordenada por Paula Gabriel. Segundo a organizadora, a feira pretende ser um ponto de encontro para que, diferentes grupos visitem o evento.

“A ideia é valorizar a economia criativa, colaborativa e solidária, com uma programação musical o dia todo, acho que esse é o diferencial da feira. Ter um pouquinho de cada coisa e ter um domingo em família, com os amigos e quem sabe futuramente ser um ponto de encontro.”, explicou a coordenadora.

Programada para o terceiro domingo de cada mês, e totalmente gratuita, a Feira da FAS representa uma continuidade do projeto “Fuá”, a tradicional Feira Urbana de Alternativas, que agora se organiza no Parque do Mindu. Para participar do evento como expositor é preciso ficar atento a abertura das inscrições, que serão feitas mensalmente no site da fundação. Mais informações também podem ser obtidas pelas redes sociais.

O que encontrar na Feira da FAS

Espaço gastronômico da feira. (Foto: Kássia Tavares)

O público que compareceu a feira da FAS encontrou um cardápio variado na seção de gastronomia. Nas bancas era possível encontrar desde comidas típicas, como o famoso açaí com tapioca, até produtos orgânicos, como na banca da nutricionista Vanessa Portela, responsável pelo Padoca do Hereditário, que falou sobre a fabricação de seus pães.

“Acho que sempre vi a minha mãe fazendo muito pão em casa. Desde pequena moro em Manaus e, a 2 anos e meio e vim para cá. E, por causa, conheci meu marido, manauara, também da área de Gastronomia e acabei me especializando, depois da Nutrição, em Panificação e Confeitaria”, comentou a nutricionista.

Nutricionista Vanessa Portela e um dos produtos do Padoca do Hereditário. (Foto: Kássia Tavares)

Outra atração do evento foi o espaço Kids, com a Oficina de Cupcake realizado pelas irmãs Hilma e Cecília Alencar, responsáveis pela fábrica Duas Irmãs Browneria. Hilma falou sobre a expectativa de receber os pequenos chefs.

“A gente já participou de outras feiras também. As crianças colocam a roupinha de chefinho, higienizam as mãos, escolhem seu cupcake e o colorem. Esperamos que os visitante aproveitem e curtam bastante a oficina porque é muito divertida.”, explicou sorridente a confeiteira.

Além da gastronomia, os visitantes puderam aproveitar o Espaço Zen, com aula de ioga; o Espaço Cidadania, com a oficina de produção de currículos e técnicas de entrevista de emprego; o Espaço de Hortifruti, como frutas regionais variadas; o Espaço Geek, com os famosos games Mario Kart e Mortal Kombat; como também, o Espaço de Sustentabilidade, com oficinas de reciclagem e reforma de bikes.

Espaço Zen ofereceu aula de yoga para quem prestigiou o evento (Foto: Kássia Tavares)

Sobre a Fundação Amazônia Sustentável

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma ONG (Organização Não Governamental), sem fins lucrativos, e criada pelo Banco Bradesco em parceria com o Governo do Estado do Amazonas.Tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas, a Fundação tem implementado o programa Bolsa Floresta e projetos voltados para a saúde e educação, como o Projeto Escola D’Água e o Repórteres da Floresta.

Além da primeira Feira da FAS, a Fundação também realiza a Virada Sustentável, o Papo Sustentável e o Festival de Música da Floresta, o Floresta Fest.

--

--