Políticas culturais brasileiras são tema de conversa entre pesquisadores

Contextualização histórica, análise da gestão pública e perspectivas futuras para o fomento da cultura no Brasil foram os principais pontos abordados

LABF5
LabF5
2 min readNov 10, 2016

--

Por Patrícia Borges, especial para o Lab F5

Com um formato espontâneo e informal, a atual situação política do país e o papel do Estado em relação à gestão de políticas culturais foram questões abordadas no Encontro de Pesquisadores coordenado pelo professor Pablo Ortellado, da Escola de Artes e Ciências Humanas da USP (EACH-USP). O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 9, no Centro de Artes da Universidade do Amazonas (CAUA) e compôs a programação do IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.

Ortellado traçou um histórico das políticas públicas no Brasil, desde o processo de construção da história pós-independência, período que se mapeou os aspectos culturais unificados do país (a língua, por exemplo) e fomentou-se a construção de museus, passando pela fase emergente da indústria cultural nos anos 30 e o estímulo à produção cultural como reação à invasão da cultura norte-americana, chegando à análise do situação atual.

Dentre os participantes estava a historiadora carioca Lia Calabre de Azevedo, autora do livro “Políticas Culturais no Brasil: dos anos 1930 ao século XXI”, que abordou o significativo crescimento no volume da produção e da pesquisa cultural em campos interdisciplinares nos últimos 10 anos e indagou sobre o futuro dessas produções:

“Lugares clássicos como saúde e educação estão desfavorecidos na atual gestão, quem dirá a cultura”

A percepção de cultura como um direito por parte da sociedade foi tido pelos participantes como ponto positivo da atual situação que criou um acionamento discursivo, porém, infelizmente esse acionamento é pouco efetivo. Por fim, os pesquisadores apontaram, como maior desafio dos agentes culturais no Brasil, a formação de ações sedimentadas, mais estruturadas e permanentes.

Sobre o IV EBPC

O IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC) acontece pela primeira vez em Manaus e tem o objetivo reunir, de maneira interdisciplinar e interinstitucional, os pesquisadores da área da cultura e mapear o campo no que diz respeito aos temas, objetos e abordagens, proporcionando a troca de conhecimentos científicos e saberes tradicionais entre pesquisadores que se dedicam a estes temas em diferentes instituições.

--

--

LABF5
LabF5
Editor for

O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com