ESPORTE

Saiba quem são os brasileiros que jogarão a Copa do Mundo por outras seleções

Cinco brasileiros defenderão outras seleções no mundial.

Isabella Botelho
LabF5

--

Ana Caroline Souza e Isabella Botelho, especial para o LabF5

A seleção brasileira já está com o passaporte carimbado para a Copa do Mundo na Rússia, mas nem todos jogadores brasileiros irão para o torneio defender a camisa canarinha: 5 jogadores nascidos no Brasil e naturalizados por outros países irão defender outras nações no mundial. Aí vai uma lista de todos eles:

Mário Fernandes — Rússia

Mario Fernandes jogará pela seleção russa (Foto: Divulgação)

O jogador nasceu em São Caetano, São Paulo. Em 2009 começou a jogar pelo Grêmio e depois de três anos se transferiu para o CSKA Moscou. Foi escalado por Mano Menezes para a seleção brasileira em 2011 para disputar o Superclássico das Américas, mas recusou o convite. Em outubro de 2014 fez seu retorno ao estrear pela seleção principal em seu único jogo. Em 2016 ele conseguiu a cidadania russa e irá defender a seleção anfitriã durante o mundial.

Thiago Cionek — Polônia

Tiago Cionek defenderá a Polônia (Foto: OLIMPIK/Nurphoto via Getty Images)

O zagueiro é natural de Curitiba, Paraná, e foi para a Polônia em 2008 para atuar pelo Jagiellonia Białystok, time pelo qual jogou durante cinco anos. Durante esse período surgiu o interesse de se naturalizar polonês e a origem polonesa da sua família o ajudou nisto. Sua estreia na seleção foi em 2014 e ele compôs o elenco na Eurocopa de 2016.

Diego Costa — Espanha

Diego Costa defende a Espanha desde 2013 (Foto: Getty Images)

O jogador que atualmente joga pelo Atlético de Madrid nasceu em Lagarto, na região centro-sul de Sergipe. Começou a jogar futebol muito cedo no Barcelona de Ibiúna, time de São Paulo. Foi vendido para o Sporting Clube, time português, e logo depois foi emprestado para o Penafiel até assinar contrato com Atlético de Madrid em 2007. O atacante defende a seleção espanhola desde 2013, quando decidiu se naturalizar.

Rodrigo Moreno — Espanha

Rodrigo Moreno, convocado pela seleção espanhola (Foto: Jose Jordan/AFP)

Outro brasileiro também naturalizado espanhol é Rodrigo Moreno. Filho de Adalberto Machado, ex-lateral esquerdo do Flamengo, Rodrigo, nascido no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira no rubro-negro carioca e partiu para a Espanha com apenas 12 anos. Foi convocado pela primeira vez para a seleção espanhola em 2014.

Pepe — Portugal

Pepe defenderá a seleção portuguesa (Foto: Martin Rose/Getty Images)

O jogador, que atuou por 10 anos no Real Madrid e conquistou três vezes a Liga dos Campeões com o time merengue, é natural de Maceió, Alagoas. Deixou o Brasil aos 18 anos para tentar a carreira em Portugal, jogando pela equipe B do Marítimo e logo depois a principal, depois de duas temporadas foi contratado pelo Porto em 2004. Conseguiu sua cidadania portuguesa em 2007 quando fez sua estreia pela seleção portuguesa.

--

--