Terceira edição do FUÁ reúne mais de mil pessoas na sede da FAS

LABF5
LabF5
Published in
3 min readJul 21, 2016

Evento cultural ofereceu visibilidade aos artistas independentes da cidade

Por Rannah Brasil, especial para o Lab F5

Ocorreu no último domingo (17), a terceira edição do FUÁ — Feira Urbana de Alternativas, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O evento contou com a participação de mais de 40 expositores, incluindo artistas independentes, quiosques de culinária regional e atrações musicais. A organização é feita a partir da parceria entre a CasaCinco Projetos e a FAS, tendo à frente do projeto a arquiteta Laelia Nogueira e a designer Sissy Mendes.

Em sua terceira edição, o evento reuniu mais de mil pessoas durante a manhã e a tarde do último domingo, entre jovens, famílias e curiosos de todas as partes. O objetivo do projeto inclui dar visibilidade aos artistas independentes, proporcionando uma troca de experiências e a valorização da economia criativa. As idealizadoras pensaram em unir a sustentabilidade ao empreendedorismo, sem perder o foco nas relações humanas com o meio ambiente.

“Nós percebemos que havia uma necessidade de juntar vários núcleos artísticos e culturais da cidade em um único ponto, onde todos pudessem se conhecer e trocar experiências e vivências”, comentou Laelia. A feira explora atividades físicas, como a prática da Yoga, e educacionais, com palestras e troca de livros.

A edição do mês de julho contou com a temática de festa julhina, aproveitando o gancho da época em que estamos. A FAS abriu as portas para o evento, pois seu foco é na atuação das unidades de conservação do Estado, e o FUÁ proporciona não só uma troca de ideias, mas também a valorização do profissional rural, com a feira de alimentos agrícolas.

A gestora ambiental da FAS, Isa D’Avilla, comentou que a feira tem um conceito muito forte, e que o espaço oferece uma oportunidade de conhecermos a cultura local, interagindo com os produtores, artesãos e artistas plásticos até então desconhecidos. “A Agenda Manaus é onde encaixamos o FUÁ, são atividades voltadas à sustentabilidade e ao apoio à economia criativa”, disse.

A CasaCinco e o FUÁ

A CasaCinco surgiu a partir da união das duas amigas, Laelia e Sissy, com a intenção de trabalhar com designer e arquitetura sustentável. A partir do convite do cantor Marcelo Nakamura e a abertura do espaço cedido pela Isa, surgiu a primeira edição do FUÁ em maio deste ano.

Laelia Nogueira (CasaCinco) e Isa D’Avilla (FAS)

“O trabalho é todo desenvolvido por nós duas, desde a idealização até a montagem da estrutura. É claro que nós temos a colaboração da ‘galera’ que se dispõe a nos ajudar, mas a base de tudo somos nós”, expôs Sissy.

A próxima edição está marcada para o mês de agosto e os detalhes ainda serão definidos pela CasaCinco.

--

--

LABF5
LabF5
Editor for

O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com