SOCIEDADE

Um ato de amor: Uma celebração a vida e a luta contra o câncer!

O evento ocorreu no domingo (25) com o objetivo de celebrar a vida das pessoas que enfrentaram a luta contra o câncer e como foi sua recuperação.

LABF5
LabF5

--

Ana Caroline Souza e Anne Karoline Santos, especial para LabF5.

O evento “Um ato de amor” ocorreu no último domingo (25) às 16h na Morada das Artes, com o principal objetivo de enfatizar a luta contra câncer e celebrar a superação após a doença, focando em mulheres que venceram o câncer de mama. A organizadora, Natalie Cruz, fala que teve a ideia para o evento por conta da sua experiência com o seu pai que foi vítima do câncer.

Natalie Cruz, organizadora geral do evento. (Foto: Anne Karoline/LabF5)

“Meu pai veio sofrendo de câncer mais de dois anos, de câncer cerebral, a gente veio de uma luta muito grande e muito pesada. Nossos custos foram se limitando. Nossa ideia inicial era fazer um show, um show de amigos, uma feijoada, só que nossos amigos abraçaram a causa de tal forma; não só na música, mas médicos, psicólogos, que foram aceitando a gente, que resolvi fazer um festival. O local foi cedido, tudo foi cedido.” Conta Natalie Cruz, organizadora geral do evento.

Uma das atrações do evento foi o desfile de mulheres que passaram pela luta contra o câncer. Naiara Alves, uma das participantes, frisa que a importância do evento é mostrar a força das mulheres e a capacidade de passar por essa situação. “São tantos tratamentos, é cada etapa, algumas mais dolorosas outras mais fáceis que a gente passa e é tão importante a gente vir aqui sorrir, ver que a gente venceu assim como muitas outras mulheres.”

Jessica Andrade, que também participou do desfile, fala sobre a importância de ter eventos como esse voltado para outras doenças, principalmente doenças psicológicas, como a depressão que a cada ano ganha mais espaço nas estatísticas de doenças, muitas vezes causadas por situações pessoais, seja a falta de emprego ou brigas dentro da família.

Naiara Alves e Jéssica Andrade (Foto: Anne Karoline/LabF5)

Atualmente no Brasil o câncer de mama é o que mais atinge a população feminina segundo as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No Amazonas uma pesquisa feita pela Secretaria do Estado de Saúde (SUSAM) apontou que 174 mulheres, no ano de 2018, morreram vítimas do câncer de mama e no mesmo ano 700 estavam em tratamento de quimioterapia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

O Dr. Euler Filho, um dos palestrantes da noite, salientou que a mama tem uma propriedade, sendo ela um órgão de amamentação e, também, de feminilidade, todavia que também adoece. Dentro dessa patologia, que é o câncer de mama, é necessário ficar atento, porque existem sinais específicos que podem ser detectados pelo próprio paciente.

A falta de informação pode levar algumas mulheres a um diagnóstico tardio da doença. Mesmo com uma temática onde o foco era o câncer, uma doença bastante delicada para se lidar, o evento trouxe a leveza de como lidar com a mesma e mostrou grandes exemplos como o de Jessica Andrade e Naiara Alves, de como passar por essa luta, que embora seja difícil, é possível vencê-la e superá-la.

--

--

LABF5
LabF5
Editor for

O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com