Carteira de Motorista

Versão digital da Carteira Nacional de Habilitação é aprovada por motoristas

Serviço oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas — Detran/AM está disponível desde fevereiro de 2018

Jefferson Morais
LabF5

--

Por Jamilly Nascimento e Társis Luz, especial para o LabF5

A CNH digital é gratuita e tem o mesmo valor jurídico da versão física. Foto: José Cruz/Agência Brasil.

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), 110 mil motoristas brasileiros já estão utilizando a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e). O último Estado a aderir ao documento eletrônico foi o Rio de Janeiro no mês de abril, enquanto em Manaus o serviço está funcionando desde fevereiro, sendo visto com bons olhos por oferecer uma série de vantagens como: acessibilidade, comodidade e praticidade.

O secretário do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ricardo Cadena, afirmou para essa edição que vê a iniciativa como positiva, por conta da era moderna em que estamos vivendo. Para ele, “essas mudanças deveriam existir para todos os documentos, pois facilitaria a vida da população”. Em contrapartida, Ricardo alerta: “é necessário que se tome as medidas necessárias para que outra pessoa não possa acessar esse tipo de documento, porém é uma ótima decisão do governo”. A motorista Katherine Chaves, também concorda que é uma ótima decisão tomada, porém além de sua preocupação com a fraude, afirma que “há um risco muito grande dessas informações serem utilizadas através de celulares roubados, infelizmente é uma realidade da nossa sociedade”.

O diferencial dessa nova modalidade frente a CNH impressa é que não há risco de o motorista esquecer de levar consigo a documentação, uma vez que geralmente está com o aparelho celular, além de sua durabilidade. A única preocupação que ele deve ter em mente é quanto a recarga da bateria do aparelho, pois caso o mesmo esteja sem, será considerado que a CNH não está sendo portada e o motorista receberá multa. Quanto aos casos de extravio/roubo/furto do aparelho celular, o Departamento Nacional de Trânsito assegura a possibilidade de realizar o bloqueio da CNH Digital no portal de serviços do Denatran.

Vale ressaltar que a versão impressa continua valendo normalmente. A versão digital é apenas mais uma alternativa para facilitar a vida de quem dirige. A CNH-e possui o mesmo valor jurídico da versão física e como um serviço gratuito, pode ser utilizada sem acesso à internet através do aplicativo disponível para download na Apple Store e no Google Play.

--

--