Garagem Remota: será que funciona?

Carlão
Labbs
Published in
5 min readAug 14, 2018

Você certamente conhece algumas histórias de criação de grandes empresas, como: Amazon, Dell, HP, YouTube, Apple, Sony, Yahoo!, Facebook, eBay, Microsoft, Google, Avon, Nestlé, Arisco, não é verdade?

Mas você sabe o que todas elas têm em comum além de serem criadas com pouco investimento e/ou em uma garagem, dormitório ou cantinho apertado de casa? Seus/suas fundadores/fundadoras esbanjaram talento e colocaram suas ideias à prova, mostrando que, para inovar e empreender requer, inicialmente, muito esforço mental e braçal do que necessariamente, de grandes estruturas e investimentos.

Para ajudar nesse processo, modelar um negócio requer que haja um espaço que acolha ideias e projetos de base tecnológica e inovação, propiciando seu amadurecimento e sua consistência, que servirão de base à concretização, materialização e lançamento do negócio. E, eis aqui que nasce um primeiro e amplo conceito de modelagem de negócios startups garagem, o qual é utilizada no Labbs.

Certo, mas e se essa garagem for virtual, onde seus membros estão separados geograficamente, a centenas e até milhares de quilômetros, e trabalham remotamente para moldar a *startup* a distância, será que funciona?

Com base nisso, você verá a seguir os 7 Pontos Altos e de Atenção da Minha Experiência na Garagem Remota proposta pelo Labbs.

👍 Pontos Altos da Garagem Remota

Veja algumas percepções e ações positivas vivenciadas na garagem remota do Labbs.

Pontos Altos da Garagem Remota

👍 Flexibilidade de Horários

Uma das principais vantagens da garagem remota é o controle que a equipe tem sobre os horários dos encontros virtuais. Com isso, foi possível adequar a agenda às necessidades e complexidades de todos, conciliando as tarefas rotineiras e compromissos pessoais.

👍 Controle Sobre a Documentação

Como os encontros foram feitos via vídeo, áudio e chat, possibilitou-se ter um controle e manipulação maior sobre a produção e gestão da documentação exigida em cada etapa proposta na garagem remota.

👍 Grande Comodidade

Outro fator positivo da garagem remota foi o fato dos membros da equipe poderem atuar comodamente, na maioria dos encontros, em casa e/ou em ambientes que propiciaram maior conforto e facilidade de locomoção.

👍 Foco na Ação

As discussões teóricas e conceituais (associada à capacitação proposta) foram realizadas antes de cada encontro, fazendo com que a equipe se mantivesse focada na ação que cada atividade exigia. Com isso, ganhou-se tempo e agilidade.

👍 Otimização de Custos e Tempo

Em uma garagem presencial, custos com transporte, alimentação e o próprio tempo gasto até chegar ao local da ação, são fatores preponderantemente onerantes. Com a garagem remota, esse indicadores puderam ser minimizados.

👍 Planejamento e Suporte

O planejamento proposto pela equipe do Labbs e seu suporte foram cruciais para com o desenvolvimento da garagem remota. O cronograma ajudou a equipe a se planejar e as dúvidas estavam sendo prontamente sanadas via fórum e/ou aplicativos de mensagem.

👍 Capacitação

A ideia de conceituar via tutoriais e/ou vídeos instrucionais, disponibilizar modelos e exercícios, foi mais um ponto alto da garagem remota. Serviu de base para a execução das tarefas proposta pelo programa.

🖐 Pontos de Atenção da Garagem Remota

Assim como uma *startup*, a solução da garagem remota precisa melhorar em alguns aspectos, veja quais.

Pontos de Atenção do Trabalho Remoto

🖐 Tarefas Individualizadas

Apesar dos encontros, muitas tarefas foram distribuídas e executadas de forma individualizada (pela equipe), sendo discutidas apenas no momento final da entrega, sem uma construção conjunta.

🖐 Interação Limitada

Encontros virtuais deixam a sinergia um tanto limitada, tornando a interação deficitária em relação aos encontros presenciais, por exemplo.

🖐 Dependência Tecnológica

A dependência da estabilidade da internet e/ou utilização de ferramentas online tornaram alguns encontros menos produtivos, impedindo até, a participação de algum membro devido a falhas na oferta desses serviços.

🖐 Alinhamento da Equipe

Gerir uma equipe presencialmente já requer muito do líder e dos liderados. A distância, a exigência é muito maior. Alinhar ideias e ações remotamente foi extremamente desafiante, principalmente na adequação à metodologia ágil.

🖐 Dinamismo Prejudicado

As ações interessantes de serem realizadas em conjunto, como troca de post-its, por exemplo, que facilita a interação e propicia a criatividade, ficou prejudicada, perdendo o dinamismo e tornando essas ações maçantes, cansativas.

🖐 Estrutura Online

As indisponibilidades do site, o fato da senha de acesso ser reiniciada apenas com o email corporativo, a organização e qualidade (gráfico e áudio) dos vídeos de capacitação, a estruturação/navegabilidade confusa do fórum, foram alguns pontos de atenção da estrutura da garagem remota.

🖐 Cronograma

O cronograma proposto, por diversas vezes, causou confusão na equipe, principalmente com relação às entregas. Sem falar que, os prazos estavam muito apertados fazendo com que, algumas ações fossem executadas sem a preferível e desejável qualidade.

🎯 Concluindo

Ok, ok. Diante de tudo isso, a experiência nessa primeira garagem remota foi válida?

Concluindo

Gente, até aqui, está sendo uma experiência “fan-dár-di-ca”!

Estamos num processo construtivo onde acertar, tropeçar, aprender, compartilhar e ascender, fazem parte de qualquer garagem voltada à inovação e tecnologia.

Tanto a galera do Labbs, que vem propiciando a todos os participantes, as melhores práticas do que já vem sendo aplicadas mundialmente (inclusive do Vale do Silício), quanto cada um de nós, partilhando experiências e moldando um novo conceito com nossa multidisciplinaridade, estamos ganhando com tudo isso.

Participar de tudo com pessoas de todos os lugares (afinal, somos todos 001 MESMO! não só no discurso) isso significou estar na ponta, desbravando e sendo protagonista, pioneiro do futuro, não só da nossa instituição, mas de tudo e todos que a circundam.

🖖 Que continuem os jogos!
________

Contribua / Compartilhe

Que tal colaborar também e compartilhar seus pontos altos e de alertas de trabalhar em equipes remotas e auto-gerenciáveis? Para quem se interessou pelo tema, podemos continuar a discussão por aqui.

Grande abraço.

--

--

Carlão
Labbs
Writer for

UX Designer, Designer Thinker e Front-End na Diretoria de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil