Minha chegada à Ditec

Rafael Chies
Labbs
Published in
3 min readJan 23, 2018

O início da minha trajetória na Tecnologia do BB já começou com tudo! Até agora a experiência tem sido intensa... Já passei por 3 fases nesse caminho, e em cada uma estou somando aprendizado.

A primeira delas, Insegurança.

Esta foi a primeira sensação. Após 5 anos trabalhando na área de comunicação do Banco, surgiu a oportunidade de voltar a atuar na minha área de formação, tecnologia.

Precisei colocar as coisas na balança. De um lado, estava o pedágio da redução salarial, que teria que pagar por um período. De outro, a possibilidade de novos desafios, de criar, de "mudar de ares", de me inovar. Apesar de continuar gostando muito da área de comunicação, algo que aprendi observando as pessoas que admiro profissionalmente é que dificilmente evoluímos ficando parados em um só lugar. As experiências distintas que o Banco possibilita são fundamentais para nossa carreira e para o nosso crescimento pessoal.

Em seguida, veio a Alegria.

Esse foi o segundo momento. Todos os colegas para os quais contava que havia passado no processo seletivo para a Ditec, tinham a mesma reação: "vai pra cima", "você vai gostar muito da Ditec", "lá tem bastante oportunidade”, "é lá que está o futuro do Banco". Percebi então que, mesmo a gente reclamando da Tecnologia algumas vezes, ela é uma área muito respeitada e bem vista dentro da empresa. Não só pela inevitável necessidade da TI em nosso mundo atual, mas também pelas entregas que essa diretoria realiza.

E assim, após escrever minha lista de prós e contras, vim parar aqui. Turma Progrid 2017/2018, também conhecida como Jedi. No total, 110 padawans (descobri que significa "aprendiz de Jedi"), iniciaram sua jornada, sendo recebidos com muito carinho e a mais alta expectativa pelos gestores da TI do BB que, desde o princípio, demonstraram o quanto contam com o oxigênio e as habilidades que essa nova turma trará. Além da esperança de que sejamos #disruptivos.

Em aproximadamente 5 meses de treinamento estamos tendo a oportunidade de nos familiarizarmos com a estrutura da Ditec e com temas como Cobol, JCL, UX, DevOps, entre muitas outras sopas de letrinhas. Além disso, pudemos colocar a mão na massa. Vivenciamos no Labbs o trabalho com metodologia ágil e criamos soluções para atender as necessidades reais do Banco.

Entender o problema do cliente, criar uma solução, desenvolver um protótipo funcional e vender o projeto - tudo isso em 20 dias. Não é pra qualquer um. Mas os Jedi tiraram de letra, e me orgulho de fazer parte disso.

Durante esse período, já pude presenciar muita coisa legal:

  • o sorriso estampado no rosto de colegas que estavam vindo de longe, da Rede, e que sonhavam em trabalhar na Ditec;
  • as excelentes soluções criadas por equipes com integrantes que, apesar dos distintos sotaques, falavam a mesma língua - o “tecnologuês”;
  • a alegria e o entusiasmo de um colega, que está tendo aulas diferentes das minhas, me explicando o que aprendeu em seu curso (confesso não entendi muita coisa, mas balançava a cabeça e sorria, contagiado pela sua empolgação);
  • ver um colega Progrid tomar a frente e preparar ferramentas e exercícios, e dar uma verdadeira aula sobre SQL, de forma didática e espontânea, sem ganhar ou pedir nada em troca;
  • ouvir, em uma roda de conversa um Jedi, dizer: "Pessoal, temos que ser sempre unidos, mesmo depois de irmos para as nossas equipes. Temos sempre que compartilhar conhecimento e crescer juntos. Vamos ser a melhor turma de Progrid!".

E o que mais me chamou atenção: o sentimento de orgulho e pertencimento presente em todos os funcionários que estiveram com a gente durante esse período.

Agora, estou vivendo a terceira fase, a Efervescência.

Essa é com certeza a palavra que define o sentimento atual. Novas ideias, bateria recarregada, louco para arregaçar as mangas e trabalhar. Mesmo após 7 anos de casa me sinto, hoje, como quando estava entrando no Banco.

Estou ciente de que mesmo passando por este longo período de treinamento, ainda não sei tudo. Vou ter que correr atrás e aprender muita coisa. Mas de uma coisa eu tenho certeza. Não chegarei sozinho, pois comigo estão mais 109 padawans, com quem poderei contar. Trabalhando juntos, realizaremos muito.

E que a força esteja conosco!

--

--

Rafael Chies
Labbs
Writer for

Comunicação e TI — Músico e Viajante — Criativo e Curioso