A ideação do desafio sobre a primeira Constituição Brasileira

Roberta Rabay
LABHacker
Published in
5 min readApr 22, 2024

A Constituição de 1824 completou 200 anos em 25 de março. Para celebrar esse bicentenário, a Coordenação de Arquivo (Coarq) da Câmara dos Deputados, unidade do Centro de Documentação e Informação, pensou em fazer “algo diferente” para que não apenas pesquisadores conheçam essa história, mas também qualquer cidadão.

Coarq? É responsável pela preservação de documentos produzidos e recebidos desde a criação do parlamento brasileiro, em 1823. O acervo está em diversos formatos e suportes, como papel, áudio, vídeo, manuscritos, mapa, microfilme e fotografias.

Voltando à celebração dos 200 anos da Constituição de 1824. O que fazer de diferente? Foi aí que a equipe da Coarq se juntou ao LABHacker para idear um desafio para marcar esses 200 anos.

Time Coarq e LAB que participou da oficina de ideação

Foram reservadas 4 manhãs para a ideação. A primeira atividade, “É-não é / Faz-não faz (ENFN)”, extraída da Lean Inception, serviu para que o grupo tivesse uma visão alinhada sobre o que seria e não seria o desafio.

A partir do alinhamento, usamos atividades do Design Sprint. Definimos qual seria o objetivo e o prazo: “Em 3 meses, entregar o resultado das ações de divulgação da Constituição de 1824 protagonizadas pela sociedade”. Como precisávamos de um público-alvo mais específico, fizemos um “refinamento” e chegamos aos alunos do ensino médio (14 a 18 anos), não excluindo os demais.

Depois, a gente imaginou que o prazo passou e deu tudo errado!
Esse “momento pessimista” é ótimo para evitar que isso aconteça. Porque daí saem as “questões sprint”: potenciais problemas transformados em perguntas são mais fáceis de rastrear, e incerteza vira curiosidade.

As questões sprint sinalizam o que precisa acontecer para que o objetivo seja atingido

Na atividade “pergunte aos especialistas”, conversamos com a coordenadora de Educação para a Democracia, da Escola da Câmara. Ela nos contou sobre a experiência com os programas institucionais voltados para alunos, universitários e professores. E, enquanto se ouvia a especialista, cada pessoa começava a pensar em como realizar o desafio proposto por meio das perguntas “como podemos?” (CP). Elas são úteis para decidir em que parte do mapa se concentrar e também fornecem ideias para os esboços. As mais votadas foram coladas no mapa.

Perguntas “Como podemos?” (CP) categorizadas e votadas

Peraí, mas que mapa?

No livro Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias, o autor cita a aventura de O Senhor dos Anéis para mostrar a importância do mapa:

Trecho do livro Sprint, de Jake Knapp, com John Zeratsky e Braden Kowitz

O mapa é um diagrama simples. Por mais complicado que seja, o desafio pode ser mapeado com poucas palavras e setas. O que ajuda a visualizar como tudo acontece e se encaixa, e ainda alivia a memória de curto prazo dos participantes. O definidor escolhe um público-alvo e um evento-alvo. As etapas seguintes se desenvolvem com base nessa decisão.

O mapa do desafio

Assim como na conversa com os especialistas, as “demonstrações relâmpago” são uma atividade bastante inspiradora. O time pesquisa por soluções inovadoras, dentro ou fora da organização, que contenham algo bom com o qual se possa aprender e apresenta pro grupo. Elas contribuem para idear a solução.

Anotações sobre as demonstrações relâmpago

Na terceira manhã partimos para o “esboço em 4 etapas”. Essa atividade é individual. Pelo menos por enquanto…

Passo 1: Tomando notas. Todos passeiam pela sala, refrescam a memória. Olham o objetivo, o mapa, o alvo, as questões CP, questões sprint e as notas das demonstrações relâmpago. E anotam o que acharem útil.

Passo 2: Ideias e rabiscos. Cada pessoa anota ideias gerais, preenche uma folha de papel com rabiscos, exemplos de títulos, diagramas, bonecos de palito - qualquer coisa que dê forma aos pensamentos. Essas ideias podem estar confusas ou incompletas, pois não são compartilhadas com a equipe. É como um bloco de rascunho.

Passo 3: Crazy 8s. Cada pessoa pega suas ideias mais fortes e esboça rapidamente oito variações em oito minutos. 1 minuto para cada variação. O exercício funciona melhor quando se esboça variações da mesma ideia.

Cada pessoa dobra uma folha de papel em branco três vezes para obter 8 “espaços” para desenhar os Crazy 8s.

Passo 4: Esboço da solução. Cada participante cria um esboço de solução. Cada esboço é uma hipótese opinativa de como resolver o desafio em detalhes, mostrando o que os clientes veem enquanto interagem com nossa solução. Os esboços são anônimos. São analisados e julgados pelo resto da equipe na manhã seguinte.

Museu de ideias e desenho da solução (storyboard)

Na quarta e última manhã, a equipe se deparou com o museu de ideias: Os esboços “anônimos” colados na parede da sala.

Museu de Ideias — os esboços desenhados no dia anterior
  1. A partir do Museu de Ideias, o grupo decide como será o desenho da solução.
  2. Cada pessoa revisa os esboços silenciosamente e coloca de 1 a 3 pequenos adesivos de bolinhas ao lado de cada parte que desejar. Também pode adicionar perguntas e preocupações abaixo de cada esboço. Esse é o Mapa de Calor.
  3. Os destaques de cada esboço são discutidos pelo grupo, ideias e objeções destacadas são capturadas. Essa etapa é a Crítica Rápida.
  4. Na Intenção de Voto, cada pessoa da equipe considera silenciosamente onde votar. E então cola os votos (bolinhas). Posteriormente, cada pessoa explica brevemente seu voto.
  5. O Definidor ouve as explicações do grupo e, com direito ao super voto, toma a decisão final. As (3) ideias com super votos são a base do protótipo.

A partir dessas tomadas de decisão, os esboços vencedores foram reunidos num storyboard. Ele é um plano para a construção do protótipo da solução.

A oficina de ideação foi concluída. Os próximos passos estão definidos. Agora é mão na massa para executar o desafio. Não sem antes testar com um protótipo, claro!

O que você achou do desafio? O que nos diria sobre a Constituição de 1824? O que mudou nesses 200 anos?

--

--