Apresentando o Wikilegis: saiba como foi o lançamento do novo formato de participação

Hackers do LAB
Sep 17 · 3 min read

No último ano, parte da equipe do LAB esteve imersa no desenvolvimento de um novo formato de participação do Wikilegis, uma das principais ferramentas do e-Democracia, nossa plataforma de participação popular. Nessa quinta (12), tivemos a honra de mostrar o resultado ao mundo!

No ar desde 2013, ano em que a população começou a se engajar mais no cenário político, o Wikilegis surgiu para suprir a necessidade de participação social. Contudo, ao longo desses anos, nossa equipe analisou o desempenho da ferramenta e identificou algumas lacunas existentes, que dificultavam a utilização pelos dois principais usuários: o cidadão e o consultor legislativo (todo esse processo você vai poder acompanhar nos próximos textos aqui no medium do LAB).

Em sua versão anterior, era necessário que os cidadãos reescrevessem diretamente um trecho do texto legislativo. Contudo, para facilitar a participação e engajar os usuários, agora basta selecionar o trecho e escrever uma opinião. Ao enviá-la, essa parte fica destacada e disponível para que outros participantes possam avaliar a nova sugestão. O sistema de classificação (“concordo”, “neutro” ou “discordo”) das opiniões já enviadas por outros usuários permite que o cidadão analise as participações e as valide ou não, sem precisar escrever novamente opiniões semelhantes ou iguais.

Mas, de volta ao resultado, o LAB se preparou nas últimas semanas para receber, em casa, convidados especiais. Nesse encontro, eles puderam assistir a uma apresentação da ferramenta e, em seguida, testar o Wikilegis. Esse time de convidados era formado por jornalistas, membros da Casa e também de gabinetes. Era dia de colocar o Wikilegis a prova de fogo e, olha, podemos dizer que ele se saiu muito bem.

Recebemos, no LAB, seis jornalistas de diferentes portais e emissoras, todos convocados a entender o que o LAB estava guardando a sete chaves/aprontando. Durante a tarde de quinta, tivemos a apresentação da Secretaria de Mídias e Interação — SEMID — da qual fazemos parte, do próprio Laboratório e, logo em seguida, do momento mais esperado, sobre o Wikilegis. A apresentação da ferramenta foi realizada pelo hacker responsável pela gestão do projeto no LAB, Walternor Brandão.

Com a casa cheia, buscamos ser rápidos, para dar espaço e tempo, aos convidados, de utilizarem a ferramenta ali mesmo. Nossos hackers estavam a postos para ajudar com qualquer dúvida que surgisse, afinal, o Wikilegis está sendo lançado em formato beta, justamente para ouvir os feedbacks e ajustar possíveis erros até o final do ano. Entre uma pergunta e outra, notamos que todos os presentes tiveram facilidade com a ferramenta, utilizando de suas novidades principais sem muito problema. Tinha dito que deu bom, lembra?

Ficamos animados em receber na nossa sede, pela primeira vez, diferentes veículos que vemos como parceiros no trabalho para tornar o Wikilegis conhecido nos 4 cantos do Brasil. O resultado deste trabalho em conjunto você pode ler nos links abaixo e seguir acompanhando a gente por aqui e pelas outras mídias do LAB (Instagram e Facebook).

Correio Braziliense

Poder 360

Agência Brasil

Congresso em Foco

Ah! E não esqueça de dar uma experimentada no Wikilegis! Ele pode ser acessado pela página inicial do portal da Câmara, no menu “ajude a escrever a lei”, ou diretamente pelo endereço bit.ly/wikilegis. A plataforma também está disponível para celulares e tablets, e não precisa de instalação.

Ainda ficou curiosa(o) para saber como foi o encontro? Dá uma olhadinha nas fotos 😉

Até breve!

LABHacker

Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Hackers do LAB

Written by

Membros do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

LABHacker

LABHacker

Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade