BlockChain na Câmara dos Deputados: rola?

A tecnologia de criptografia BlockChain promete uma segurança virtualmente inquebrável. É ela que garante a integridade dos balanços do BitCoin, a moeda que nasceu na internet. E promete que qualquer coisa pode ser protegida, desde contratos até fotos e vídeos. Então vamos discutir qual seria o benefício de usar BlockChain na Câmara dos Deputados?

A ideia é fazemos uma parada para debater o assunto. Que tipo de informação da Câmara dos Deputados carece (ou merece) ter sua autenticidade certificada com BlockChain? Podemos assegurar a autenticidade de emendas ao orçamento? Deputados podem assinar suas proposições digitalmente? Podemos parar de instruir processos de papel e apostar em um processo documental 100% digital?

A Parada Hacker será no dia 12 de maio, às 15 horas, transmitida via internet. E grandes especialistas vêm conversar conosco:

João Barguil — mestre e engenheiro de computação pela Escola Politécnica da USP com foco em criptografia e segurança da informação. Além do Brasil, já trabalhou com tecnologia e inovação em Uganda, em parceria com a UNICEF, e na Finlândia. É embaixador do Slush, maior evento de empreendedorismo e inovação da Europa, que ocorre todos os anos em Helsinki, Finlândia. Atualmente trabalha no Bliive.com, plataforma de economia colaborativa e troca de tempo.

Jean Lucas Lima — programador, community manager e empresário. Trabalha com produtos digitais e desenvolvimento de software para startups ao redor mundo, ajudando-as a colocar seus produtos no mercado. Atualmente pesquisa as aplicações do BlockChain em contabilidade e recursos públicos.

Walker Alencar — Sócio e CTO na Wend Tecnologia. Foi Desenvolvedor Clipper, Delphi, ASP, Java, C++ e Web Developer; Líder de arquitetura e/ou consultor em vários projetos desde 2008, tendo passado por empresas públicas e privadas. Certificado Engenheiro PHP5 pela Zend (ZCE) em 2010 e trilhando o mestrado no Departamento de Engenharia Elétrica da UnB com foco em SOA, IoT. Atualmente é um dos Coordenadores do Sistema de Gestão de Demandas (SGB) no Software Público Brasileiro (SPB) e membro ativo de várias comunidades de software livre. Trabalha com consultoria em projetos no Ministério da Educação e empresas privadas, atuando na iniciativa Cryptolangos, de pesquisa e desenvolvimento de criptomoedas com ênfase no BlockChain.

Deixe seus comentários e sugestões aí abaixo pra gente. E acompanhe o debate pelo hangout!