Especial 5K: dicas de conteúdos para te inspirar

Hackers do LAB
LABHacker

--

O LAB alcançou 5.055 curtidas no Facebook. Agora a gente é 5K! Em gratidão, fizemos uma curadoria especial para você. Para cada “K”, preparamos cinco sugestões de palestras, filmes, livros, documentários e projetos inovadores. Confira!

Palestras

A primeira seleção de conteúdo que preparamos para vocês consiste em cinco sugestões de palestras inspiradoras da plataforma TED. Elas tratam de assuntos como cidadania, política e criatividade, três coisas que têm tudo a ver com o LAB.

Em Por que bons hackers fazem bons cidadãos, explica-se o verdadeiro significado da palavra hacker e o papel desse grupo na sociedade. Exigindo um governo mais aberto, Codificando um governo melhor e Como a Internet irá (um dia) transformar o governo, por sua vez, abordam a importância que têm a opinião e contribuição dos cidadãos para o governo no papel de administrar uma comunidade. Já Designers, pensem grande sugere uma diferente aplicação do design, não preocupada apenas com a estética dos objetos, e sim equilibrando-a com usabilidade, viabilidade técnica e econômica, e inovação.

Livros

Para a segunda lista de sugestões inspiradoras, o LABHacker separou cinco livros. Hackers, publicado nos anos 80, aborda a cultura hacker. Smart Citizens, Smarter State, por sua vez, trata do potencial que os cidadãos têm de complementar a governança de seus representantes eleitos.

Homo Deus analisa o curso da história desde o surgimento do Homo Sapiens até os dias atuais por meio de uma perspectiva humanista. Sprint, escrito por um ex-funcionário do Google, apresenta a técnica, homônima ao livro, utilizada na empresa para colocar projetos em prática. Por último, The Entrepreneurial State destaca a atuação e influência do Estado na economia.

Filmes

O terceiro tema de sugestões inovadoras é uma coisa que todo mundo gosta: filmes. Procuramos obras que tratassem de assuntos alinhados ao LAB, como política e tecnologia. Piratas do Vale do Silício conta sobre o desenvolvimento da informática e a popularização dos computadores pela ótica de personalidades como Bill Gates e Steve Jobs em sua juventude, nos anos 70.

Já em A Rede Social, é mostrada a trajetória de Mark Zuckerberg na criação do Facebook. O Quinto Poder, por sua vez, é um drama que aborda a criação do website Wikileaks, inovadora ferramenta de acesso à informação. Snowden narra a história de Edward Snowden, ex-funcionário da CIA que tornou públicas as informações sobre o sistema de vigilância dos EUA, considerado abusivo. E V de Vingança apresenta uma reflexão a respeito de sistemas políticos totalitários.

Documentários

Para o quarto tema da nossa curadoria, selecionamos cinco documentários! O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz conta a trajetória do jovem programador e ativista norte-americano Aaron Swartz, que se envolveu em grandes projetos em defesa do conhecimento livre. Citizenfour acompanha o longo caminho do analista de sistemas Edward Snowden em sua busca para expor a vigilância ilegal de estadunidenses pela Agência de Segurança Nacional do país. Já o longa Nós Somos a Legião — A História dos Hacktivistas narra a origem dos hackers e o seu desenvolvimento nos anos 2000 em defesa da liberdade de expressão.

Agora, você já baixou várias músicas de uma vez na internet?! Shawn Fanning é um dos culpados por isso. Downloaded — A Saga do Napster conta a história do primeiro software de compartilhamento de arquivos e como ele revolucionou o cenário musical. Por último, Eis os Delírios do Mundo Conectado relata a história da Internet e os seus avanços. Descubra como tudo o que você faz atualmente é possível e como o conceito de ser humano pode ser modificado.

Projetos Inovadores

A quinta e última seleção da nossa curadoria é formada por 5 projetos (incrivelmente) inovadores. O Colab é uma plataforma online brasileira que conecta os cidadãos para gerar mudanças nas cidades. Nela, todos podem interagir com as prefeituras e postar sobre problemas urbanos enfrentados. Já o projeto colaborativo francês La Fabrique de La Loi utiliza diferentes softwares para questionar até que ponto a atividade parlamentar modifica as leis.

A Politize, por sua vez, é uma ONG brasileira que produz conteúdos acessíveis e plurais de educação política em prol da democracia no país. A Operação Serenata de Amor é um projeto aberto de controle social que, com o auxílio da tecnologia, fiscaliza os reembolsos de despesas com alimentação realizadas pelos parlamentares no Brasil. Por fim, o Mudamos, um aplicativo de coleta de assinaturas em projetos de lei de iniciativa popular no país, foi desenvolvido para solucionar a dificuldade de coleta e verificação das assinaturas em papel.

E aí, gostou das nossas sugestões? Fique ligada (o), é possível que elas voltem em breve!

Curadoria feita pelas nossas hackers Amanda Dimes, Júlia Escovar e Diego Cunha 😎

--

--

Hackers do LAB
LABHacker

Membros do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados