Especial 5K: dicas de conteúdos para te inspirar

Hackers do LAB
Aug 9 · 4 min read

O LAB alcançou 5.055 curtidas no Facebook. Agora a gente é 5K! Em gratidão, fizemos uma curadoria especial para você. Para cada “K”, preparamos cinco sugestões de palestras, filmes, livros, documentários e projetos inovadores. Confira!

Palestras

A primeira seleção de conteúdo que preparamos para vocês consiste em cinco sugestões de palestras inspiradoras da plataforma TED. Elas tratam de assuntos como cidadania, política e criatividade, três coisas que têm tudo a ver com o LAB.

Em Por que bons hackers fazem bons cidadãos, explica-se o verdadeiro significado da palavra hacker e o papel desse grupo na sociedade. Exigindo um governo mais aberto, Codificando um governo melhor e Como a Internet irá (um dia) transformar o governo, por sua vez, abordam a importância que têm a opinião e contribuição dos cidadãos para o governo no papel de administrar uma comunidade. Já Designers, pensem grande sugere uma diferente aplicação do design, não preocupada apenas com a estética dos objetos, e sim equilibrando-a com usabilidade, viabilidade técnica e econômica, e inovação.

Livros

Para a segunda lista de sugestões inspiradoras, o LABHacker separou cinco livros. Hackers, publicado nos anos 80, aborda a cultura hacker. Smart Citizens, Smarter State, por sua vez, trata do potencial que os cidadãos têm de complementar a governança de seus representantes eleitos.

Homo Deus analisa o curso da história desde o surgimento do Homo Sapiens até os dias atuais por meio de uma perspectiva humanista. Sprint, escrito por um ex-funcionário do Google, apresenta a técnica, homônima ao livro, utilizada na empresa para colocar projetos em prática. Por último, The Entrepreneurial State destaca a atuação e influência do Estado na economia.

Filmes

O terceiro tema de sugestões inovadoras é uma coisa que todo mundo gosta: filmes. Procuramos obras que tratassem de assuntos alinhados ao LAB, como política e tecnologia. Piratas do Vale do Silício conta sobre o desenvolvimento da informática e a popularização dos computadores pela ótica de personalidades como Bill Gates e Steve Jobs em sua juventude, nos anos 70.

Já em A Rede Social, é mostrada a trajetória de Mark Zuckerberg na criação do Facebook. O Quinto Poder, por sua vez, é um drama que aborda a criação do website Wikileaks, inovadora ferramenta de acesso à informação. Snowden narra a história de Edward Snowden, ex-funcionário da CIA que tornou públicas as informações sobre o sistema de vigilância dos EUA, considerado abusivo. E V de Vingança apresenta uma reflexão a respeito de sistemas políticos totalitários.

Documentários

Para o quarto tema da nossa curadoria, selecionamos cinco documentários! O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz conta a trajetória do jovem programador e ativista norte-americano Aaron Swartz, que se envolveu em grandes projetos em defesa do conhecimento livre. Citizenfour acompanha o longo caminho do analista de sistemas Edward Snowden em sua busca para expor a vigilância ilegal de estadunidenses pela Agência de Segurança Nacional do país. Já o longa Nós Somos a Legião — A História dos Hacktivistas narra a origem dos hackers e o seu desenvolvimento nos anos 2000 em defesa da liberdade de expressão.

Agora, você já baixou várias músicas de uma vez na internet?! Shawn Fanning é um dos culpados por isso. Downloaded — A Saga do Napster conta a história do primeiro software de compartilhamento de arquivos e como ele revolucionou o cenário musical. Por último, Eis os Delírios do Mundo Conectado relata a história da Internet e os seus avanços. Descubra como tudo o que você faz atualmente é possível e como o conceito de ser humano pode ser modificado.

Projetos Inovadores

A quinta e última seleção da nossa curadoria é formada por 5 projetos (incrivelmente) inovadores. O Colab é uma plataforma online brasileira que conecta os cidadãos para gerar mudanças nas cidades. Nela, todos podem interagir com as prefeituras e postar sobre problemas urbanos enfrentados. Já o projeto colaborativo francês La Fabrique de La Loi utiliza diferentes softwares para questionar até que ponto a atividade parlamentar modifica as leis.

A Politize, por sua vez, é uma ONG brasileira que produz conteúdos acessíveis e plurais de educação política em prol da democracia no país. A Operação Serenata de Amor é um projeto aberto de controle social que, com o auxílio da tecnologia, fiscaliza os reembolsos de despesas com alimentação realizadas pelos parlamentares no Brasil. Por fim, o Mudamos, um aplicativo de coleta de assinaturas em projetos de lei de iniciativa popular no país, foi desenvolvido para solucionar a dificuldade de coleta e verificação das assinaturas em papel.

E aí, gostou das nossas sugestões? Fique ligada (o), é possível que elas voltem em breve!


Curadoria feita pelas nossas hackers Amanda Dimes, Júlia Escovar e Diego Cunha 😎

LABHacker

Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Hackers do LAB

Written by

Membros do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

LABHacker

LABHacker

Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade