Lab se conecta a novos tempos

Faz 5 meses que 2019 começou, mas os muitos acontecimentos, bons e ruins, trouxeram um sentimento para o Lab de que tudo vai ser diferente, ou melhor, novo. Não tem como falar sobre o novo sem citar o fato de estarmos em uma nova legislatura, situação que ocorre apenas de quatro em quatro anos e requer novas estruturas e processos. Com uma quantidade recorde de deputadas e deputados estreantes e com idades abaixo dos 30 anos, a Câmara entrou em 2019 jovem e renovada.

Essa renovação, em pouco tempo, já nos mostrou que a política agora segue tendências distintas da última legislatura. É possível notar a influência e a interação que os parlamentares possuem hoje nas redes, num movimento em que a comunicação deixou de utilizar caminhos tradicionais e passou a ser direta e personalizada. Além disso, dados estão servindo, cada vez mais, como base para decisões.

Devido a essas novas tendências, tecnologias e mindsets, o laboratório parou por um tempo para refletir e fazer um panorama dos projetos e processos dos últimos quase 6 anos de história. Eu diria em outras palavras que fechamos para balanço, um processo interno intenso para a equipe. Nesse momento de reflexão e redefinição das nossas atribuições como laboratório, notamos que o papel de ser um hub de inovação da Câmara do Deputados estava cada vez mais presente nas nossas discussões, e foi a partir daí que nos reestruturamos.

“Conectando o parlamento ao futuro”

Sob o conceito “Conectando o parlamento ao futuro”, mais do que nunca, em um contexto colaborativo, interativo e dinâmico, queremos conectar diferentes agentes, sejam internos ou externos, para alcançar cada vez mais uma Câmara dos Deputados inovadora. Para isso, traçamos novos caminhos, equipes e metodologias de trabalho, tudo para um desenvolvimento de projetos e iniciativas com nossos parceiros de forma mais assertiva.

Conectar + Transformar. Transformar conectando.

O Lab, assim como a nova legislatura, chega a 2019 com tudo. Já nos primeiros seis meses teremos lançado três projetos, realizado novos contatos com parceiros e pessoas, além de ter experimentado novos formatos e processos. Toooda essa transformação não iria deixar de alcançar a nossa marca, mas isso é um grande spoiler, que fica para o próximo texto.

Um tempo de mudança chegou e, mesmo com todas as suas implicações, vemos isso com bons olhos, um Lab mais fortalecido e efetivo se conectando a novos tempos. Let's go!


Falando em novidades, não posso deixar de contar para vocês: eu também sou novo no Lab e na Câmara, hehe. Estou por aqui desde o primeiro dia útil de janeiro e não só já aprendi coisas novas, como reaprendi a compreender o parlamento brasileiro, mas isso já é assunto pra outro momento… Ah, o prazer é meu!