Marketing no Parlamento: ou como inovar a comunicação no Legislativo

Hackers do LAB
LABHacker
Published in
4 min readOct 17, 2017

--

O que é preciso fazer para divulgar um projeto na era das redes sociais? Existe uma fórmula mágica que irá te fazer bombar na rede? Ou cada caso é um caso? O que é necessário para que seu produto ou serviço se torne um viral? Essas perguntas são pertinentes para quem deseja trabalhar dentro das mídias sociais e a coisa fica mais complexa quando se quer trabalhar dentro do funcionalismo público.

Para tentar elucidar um pouco essas questões, o LabHacker promoveu um evento para debater um pouco a comunicação em rede em órgãos públicos. O evento foi uma iniciativa para que deputados, assessores e demais funcionários da casa pudessem conhecer um pouco melhor estratégias da comunicação digital em rede. Para tanto, convidamos o guru do marketing digital Erico Rocha.

O diretor do LabHacker, Cristiano Ferri, foi o mediador do evento e abriu a conversa falando sobre a necessidade de aprimorar os trabalhos dentro da Casa. O desafio de modernizar o Parlamento, de tornar a comunicação do cidadão com os deputados mais direta e clara. Falou também sobre a participação do povo nos debates do Legislativo, afinal, não seria o povo o mais interessado nos assuntos que dia após dia mudam o rumo de suas vidas? E por fim comentou brevemente sobre a importância de se adequar às novas tendências do mundo digital, passando a bola para Erico.

O cara não é apenas um especialista em Marketing Digital, mas também é um grande entusiasta que vê o que muitos não enxergam com facilidade: oportunidades de negócio. Extrovertido, visionário e um excelente “arranca risadas”, Erico mostrou toda sua simpatia ao público presente, demonstrando na prática o quanto ele é bom no ramo em que atua.

Em um plenário lotado, ele contou sobre sua trajetória, de como largou um emprego promissor para se atirar no ramo do empreendedorismo e o que o levou a ensinar outras pessoas a empreenderem e dar voz a projetos usando o meio online. Segundo Erico, o que define um empreendedor é a capacidade de trazer um projeto à realidade e, se pararmos para pensar um pouco, isso faz muito sentido. Às vezes ficamos tão atrelados à ideia de que empreendedor é só aquele que ganha muito dinheiro com seu negócio, que esquecemos da galera que está começando agora, colocando em prática ideias tão legais, inovadoras e ousadas que até fico entusiasmado com a oportunidade de, quem sabe um dia, ser uma dessas pessoas.

Em seguida, Erico apresentou algumas regras do mundo dos negócios que deixou os convidados totalmente atentos as suas palavras, e terminou com uma importante lição para os presentes, ao dizer: “As pessoas compartilham aquilo que elas acham que tem valor”. O que é interessante, se você parar para analisar que, nas redes, algo se torna viral quando as pessoas se identificam com aquilo. Seja com uma história ou uma imagem, compartilhamos aquilo com o qual nos identificamos. Era visível o impacto que suas palavras haviam causado aos presentes, todos atentos, munidos de caderninhos para anotar as dicas (me inclua nessa estatística). Ao final, foi aberta a fase de perguntas, em que os convidados puderam tirar suas dúvidas e pedir dicas de como divulgar melhor as atividades da Câmara e dos parlamentares.

Para nós do Laboratório Hacker que trabalhamos com inovação e com experimentação, a visita foi muito positiva: Erico trouxe algumas informações mas, sobretudo, instigou os presentes a pensar a respeito do que poderia ser feito para melhorar o trabalho dentro da Casa.

Se me permitem, quero terminar este texto com uma provocação. Trabalhamos para abrir, cada vez mais, o Parlamento para a sociedade; e nos questionamos sempre sobre o que podemos fazer para conectar os representantes do povo com o próprio povo que os colocou como representantes. E estamos em busca de inovar cada vez mais. E você? Por que você faz o que você faz?

Erico Rocha consegue arrebatar milhares de seguidores em suas mídias sociais ensinando técnicas de marketing digital para pequenos negócios online. Segundo a Revista Infomoney, ele é o principal especialista nessa temática.

Em sua página no Facebook, reúne mais de 1 milhão e meio de seguidores, que recebem diariamente vídeos com dicas sobre marketing digital e empreendedorismo. No canal do Youtube, são mais de 340 mil assinantes, e no Instagram mais de 270 mil seguidores. Ele também é criador do método “Fórmula de Lançamento”, que ensina a alavancar vendas na internet.

Perdeu a palestra? Não se preocupe! Gravamos tudo e disponibilizamos o vídeo no nosso canal do Youtube. Para acessar o conteúdo, basta clicar neste link.

--

--

Hackers do LAB
LABHacker

Membros do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados