Oficina: pequeno hacker, cidadão do futuro

O mundo infantil está repleto de tecnologia e o LabHacker acredita que isso pode ser bom para incentivar a cultura cidadã nos pequenos hackers. Por isso, abrimos nossas portas para o Brasília Fab Lab nos mostrar a experiência deles com LittleBits, Makey Makey e outros dispositivos de ponta. Enquanto a tecnologia estimula a criatividade da criançada, nós damos uma ótica de participação política e transparência pública ao processo. Que tal? Vamos nessa?

Vamos apresentar às crianças duas ferramentas incríveis que trabalham conectividade e circuitos de forma lúdica: O LittleBits, que são blocos de peças eletrônicas que unidos através de imãs, formam circuitos capazes de gerar qualquer ação: som, luz, vibração, sensor de movimento, de luminosidade. Dá pra soltar a criatividade!

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=FPHj2H1C8JE[/embed]

E o Makey Makey, um sistema muito simples, que transforma qualquer objeto que conduza energia — como frutas, pessoas, água e até mesmo um desenho feito a lápis — em um teclado de verdade. Olha que maneiro:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=rfQqh7iCcOU[/embed]

Fab Lab

O Fab Lab é uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo MIT com o objetivo de facilitar a prototipagem de ideias, visando inovação e invenção. Já são mais de 400 labs pelo mundo e o Brasília Fab Lab está conectado com todos eles, através de uma rede de empreendedores, alunos, educadores, técnicos, pesquisadores, fabricantes e inovadores.

Recentemente aberto, o Brasília Fab Lab é um espaço inspirador, onde ideias se transformam em realidade. Com estrutura tecnológica completa, dispõe de impressoras 3D, cortadora a laser, plotter de corte, fresadora CNC e bancada de eletrônica. Um lugar onde quase tudo pode ser criado!

Conheça mais: http://www.brasiliafablab.com.br/

E aí? Bora criar? Criança também pode!

Atividades

Quando: 31 de agosto, segunda-feira, das 14h às 17h.

Onde: Laboratório Hacker, Anexo IV da Câmara dos Deputados, Subsolo, sala 90.

Quem pode participar: crianças entre 6 e 10 anos (10 vagas) acompanhadas de um responsável.

Inscrições: labhacker@camara.leg.br

Inscreva-se a partir das 15h de terça-feira, 25 de agosto!

As vagas serão preenchidas pela ordem de recebimento dos e-mails!

As atividades serão desenvolvidas e monitoradas pelos colaboradores do Fab Lab Brasília e do Laboratório Hacker, sem custos para a Câmara.

Mais informações: (61) 3216–6003