Pequenos hackers aqui no Lab

A primeira oficina totalmente dedicada ao desenvolvimento criativo dos pequenos aconteceu segunda-feira (31/08) aqui no Laboratório Hacker. As crianças passaram a tarde com a gente! Quer saber o que eles fizeram? A tarde começou com uma dinâmica interativa sobre o trabalho aqui na Câmara dos Deputados. Eles participaram de uma brincadeira que simulava como seria a votação de um Projeto de Lei. O tema da votação foi o aumento do tempo do recreio. Já sabe pelo que a maioria votou, né? Pelo sim, claro! Depois disso, a gente explicou o que acontece aqui no Lab e o que é ser hacker pela ótica de participação política e transparência pública. O pessoal do Fab Lab também se apresentou, mas não demorou muito para começarem as atividades tão esperadas! Em poucos minutos a criançada já estava descobrindo as ferramentas que o Fab Lab trouxe.

Tinha o LittleBits, peças eletrônicas que se unem por imãs e, dependendo da combinação, geram diferentes ações. A maioria das crianças não conheciam essa tecnologia e ficaram super animadas com o que conseguiam criar a partir das combinações.

O que também chamou muito a atenção, principalmente dos menores, foi o Makey Makey, um sistema que transforma qualquer condutor de energia em um controle de verdade. Teve gente tocando piano com bananas, com a mão do colega e até jogando Mario com esse sistema. O som do teclado não parou durante a tarde toda! Os pequenos também ficaram surpresos com a impressora 3D em ação. Alguns acompanharam todo o processo atentamente e queriam imprimir de tudo! Teve impressão de chaveiros do Fab Lab — que no final todos levaram como brinde — e de dinossauros.

Após essa interação, todos assistiram a um curta de animação sobre trabalho colaborativo e cidadania para entender melhor as nossas atividades aqui no Laboratório Hacker.

Depois de muita diversão, não podia faltar o lanche, que foi colaborativo e tinha muita coisa gostosa. E foi assim que terminou a nossa tarde animada e cheia de descobertas e aprendizado!