Resultado do Hackathon de Gênero e Cidadania

Hackers do LAB
LABHacker
Published in
2 min readDec 18, 2014

Os projetos “Minha voz” e “Dona Maria” são os vencedores do Hackathon de Gênero e Cidadania da Câmara dos Deputados realizado entre os dias 24 e 28 de novembro.

Após quase 3 horas de debates, a Comissão Avaliadora selecionou os dois projetos cujos autores serão premiados com uma visita à sede do Banco Mundial em Washington. A premiação está prevista para acontecer por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, em março de 2015.

Devido às fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal na noite de terça-feira, dia 16/12, durante a reunião de avaliação, a Câmara dos Deputados sofreu um blackout que comprometeu a transmissão ao vivo da reunião. Entretanto, todo o debate foi gravado e está disponível, em três partes, no link : http://goo.gl/CVz1XM

Os 19 projetos apresentados ao final do hackathon (http://edemocracia.camara.gov.br/documents/1927974/1928007/Projetos.pdf/abd5e020-c321-41f4-8131-e040c8c558c4) foram avaliados segundo os critérios estabelecidos no edital: Interesse Público, Criatividade e Qualidade técnica.

Dentre os 8 projetos desenvolvidos na trilha “Violência Contra a Mulher” foi escolhido o aplicativo “Minha Voz” (http://minhavoz.com/), que além de mapear os serviços públicos disponibilizados às mulheres vítimas de violência, proporciona também um espaço para depoimentos, compartilhamento de experiências e incentivo à denuncia. Os autores do projeto são Salete Silva Farias, Daniela Silveira Rozados da Silva e Rafael Reis da Silva. A equipe contou ainda com a colaboração de Camila Lainetti.

Já na trilha “Políticas de Gênero Relacionadas à Participação, Representatividade e Transparência” foram apresentados 11 projetos e o vencedor foi o “Dona Maria” (https://donamaria.herokuapp.com/), que busca conscientizar a sociedade acerca das desigualdades de gênero no processo eleitoral, inclusive no que diz respeito ao financiamento de campanhas, promovendo uma rede de apoio a candidaturas de mulheres. A equipe que desenvolveu o Dona Maria é composta por Edmundo Matheus Santana, Isadora Forte Barros e Yves Henri Souto Maior Sales Bouckaert. O Hackathon de Gênero e Cidadania da Câmara dos Deputados, organizado pelo Laboratório Hacker e pela Secretaria da Mulher, teve 165 participantes inscritos e 75 propostas de aplicativos sobre os temas “Violência contra a mulher” e “Políticas públicas de gênero e cidadania”. Um dos pontos altos da maratona foi a participação feminina, com a presença de 23 mulheres entre os 46 participantes.

O Laboratório Hacker parabeniza não só os vencedores, mas todos que participaram do Hackathon de Gênero e Cidadania da Câmara dos Deputados. Foi mais uma excelente oportunidade de confirmar o quanto o potencial de inteligência, versatilidade, criatividade e ousadia presente na sociedade pode colaborar para a solução de questões que afetam todos os cidadãos.

--

--

Hackers do LAB
LABHacker

Membros do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados