Image for post
Image for post

Uma nova marca, o espírito hacker de sempre



Image for post
Image for post
Evolução da marca LABHacker — 2013 a 2018

História da marca — um breve resumo

Nossa marca começou com um rascunho, um desenho feito sem muito tempo cuja ideia era transcrever visualmente o que o LAB era e é: disruptivo. Foram empregadas, então, duas fontes distintas em estilo e forma, que juntas formaram nossa primeira marca. Era o nascimento de uma iniciativa histórica.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Uma nova versão

No segundo semestre de 2018 teve o início um novo processo de atualização da marca do LAB. Sob o comando do nosso antigo designer, João Dreyer, uma nova proposta foi iniciada, ajustando pontos cruciais como os cantos das formas da logo, a utilização de formas geométricas e cores mais vibrantes. Mas, no processo, João teve de deixar o LAB, passando o bastão para esse outro João que vos fala.

Consolidada e Flexível

Durante o processo de estudo e análise a cerca da identidade visual do LAB, pude notar que existia uma grande necessidade: torná-la consolidada e ao mesmo tempo flexível. A marca LAB precisa ser vista com uma unidade em todos os meios e aplicações, mas ao mesmo tempo flexível para se comunicar perfeitamente com os diferentes públicos que o LAB possui. A partir disso, pontuamos o reinício dos trabalhos.

Logo

No âmbito da logo, as mudanças não foram tão grandes, mas significativas. O nome do laboratório ganhou mais destaque, ao mesmo tempo em que passou a ter formas mais geométricas para se relacionar com o símbolo presente desde as últimas duas atualizações, tornando-a uma marca só. Outra mudança foi a adoção da escrita LAB em caixa alta, voltando a forma original, presente nos anos iniciais do Laboratório.

Image for post
Image for post
Atual x Nova

Conceito visual e resultados

O processo de atualização da marca não foi o único processo de mudança no LAB nos últimos tempos. Felizmente ela esteve acompanhada de discussões internas sobre os nossos processos e projetos, algo que foi fundamental para resultar em um conceito coeso e significativo.

Conexões e interseções

Diariamente trabalhamos no LAB com projetos, iniciativas e pesquisas que são desenvolvidas em conjunto com diferentes agentes, internos e externos à Câmara dos Deputados, exatamente como um hub deve ser. Para transmitir essas conexões na nossa identidade visual, utilizamos as formas geométricas presentes na logo para desenvolver aplicações com conexões e interseções entre si, simbolizando o trabalho e a inovação criada em conjunto.

Image for post
Image for post
Eixos de trabalho que o LAB atua
Image for post
Image for post
Uma cartela novinha de ícones pronta para ser usada

Cores e fontes

Com a nova identidade, as cores receberam a importante função de transmitir energia sem perder a seriedade necessária ao contexto em que o LAB está inserido. São 5 cores, 5 possibilidades. Uma para cada eixo de atuação.

Image for post
Image for post

Composições

Assim como na logo, os tons de preto e branco passam a compor boa parte das aplicações ao lado de, no máximo, outras 2 cores, indicadas para as formas e principalmente para dar destaque às interseções. Dessa forma, contornamos o receio de aplicações com um carnaval de cores sem significado e atingimos o objetivo de gerar aplicações flexíveis e que possibilitam uma comunicação enérgica para ser utilizada com jovens, por exemplo.

Image for post
Image for post
Composições em tons de preto, coloridas e em tons de branco

Esse é só o começo

Desde que recebi o desafio de tocar esse projeto aqui dentro do LAB, percebi que o fim seria apenas o começo, afinal, nosso objetivo era tornar a marca consolidada, mas ao mesmo tempo flexível para gerar múltiplas aplicações. A partir de agora, utilizaremos essa base para desenvolver a comunicação de cada projeto, cada iniciativa, cada nova coisa que o LAB desenvolver.

LABHacker

Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store