Cinema dentro de produtora em SP resgata memória dos cinemas de rua

Criado pelo produtor Carlos Costa, Cine LT3 tem apenas 36 lugares e promove sessões regulares, eventos e debates

LabJor
LabJor
3 min readNov 27, 2023

--

Davi Galantier Krasilchik

Carlos Costa na sala de exibição do Cine LT3, que conta com 36 lugares. Foto: Acervo pessoal

Localizado na Rua Apinajés, no bairro paulistano de Perdizes, o Cine LT3 é pra lá de curioso: com apenas 36 cadeiras, é o menor cinema de São Paulo e funciona dentro do antigo prédio de uma produtora de mesmo nome. Sua sala costumava ser um dos três estúdios usados para gravações de comerciais e de conteúdos para plataformas de streaming. E, após receber cadeiras de um cinema desativado de Franca, no interior, acabou transformada em espaço de exibição de filmes pelo produtor audiovisual Carlos Costa.

“Desde criança eu sonhava em ter meu próprio cinema. Então percebi que era a hora de ouvir essa paixão e abrir um espaço voltado para filmes mais artísticos”, explica Carlos. Para ele, o surgimento dos shoppings tirou a ideia do cinema como programa único, passando a estar sempre acompanhado de outras opções. “Por mais que a gente tenha uma concorrência hoje também dos streamings, eu acredito no resgate de uma memória afetiva. Sempre vai ter gente com carinho pelo cinema de rua.”

Carlos conta que ele próprio vende os ingressos e a pipoca aos clientes — e também cuida das redes sociais do cinema. O Cine LT3 permite a reserva de ingressos pelo Whatsapp, por onde também circula a programação.

“As pessoas gostam desse contato. Muitas ligam e perguntam que filmes estão em cartaz, quais os horários da programação. Eu acabo sabendo os nomes e reconhecendo as pessoas no saguão do cinema. É uma experiência coletiva que está se perdendo, um tratamento pessoal que faz toda a diferença.”

No dia em que Carlos recebeu o LabJor, era também a primeira vez que o senhor Geraldo Garcia conhecia o cinema, interessado em uma sessão do Festival Varilux de Cinema Francês 2023. “Eu assisto de tudo, mas procuro principalmente os filmes de circuito alternativo”, afirma Geraldo. “Os cinemas de rua geralmente exibem esses filmes, mas tem muitos fechando hoje em dia, então às vezes acho difícil encontrar opções.”

Já Shirley Heindt disse ser uma frequentadora assídua do cinema. “Adoro cinema de rua, é o único tipo que costumo frequentar. Então eu acho aqui uma ótima opção.”

Além das sessões regulares, o Cine LT3 costuma promover debates, dando aos realizadores a oportunidade de falar sobre seus filmes, e eventos como o Cinema e Vinho, com um bate-papo com degustação após as sessões. Periodicamente também exibe clássicos.

“Eu fico maravilhado quando lembro da sessão de Cinema Paradiso que fizemos em outubro. A sessão lotou super rápido, tinha gente ficando para fora. No final, tivemos cinco sessões cheias. Foi um marco de que estamos no caminho certo!”, conta Carlos.

Para 2024, ele explica que um dos projetos, já iniciado com sessões testes, é o Novos Talentos. “Quem trabalha com cinema sabe a dificuldade que é encontrar espaço pra exibir os próprios projetos. A ideia é justamente organizar sessões para que esses realizadores encontram esse espaço, seja com um curta, um média ou um longa-metragem. Demos alguns pontapés já em 2023, mas esse programa vai vir com força total no ano que vem!”

O Cine LT3 fica na Rua Apinajés, 135, em Perdizes, São Paulo. Os ingressos regulares custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia) — no caso de eventos especiais, os valores podem variar. A programação conta, geralmente, com três sessões diárias, a partir das 16 horas. Para obter mais informações, acesse o site do Cine LT3.

Davi Galantier Krasilchik é aluno de Cinema e Jornalismo da FAAP

--

--

LabJor
LabJor

Um laboratório de informação: Descobrimos e contamos histórias que dão sentido ao presente.