Como a Produção Virtual está transformando a indústria cinematográfica

Setor combina mundos real e virtual para criar ambientes imersivos, reduzir custos e proporcionar experiências únicas para o público

LabJor
LabJor
Published in
3 min readMay 10, 2023

--

Giovanna Oriani

Mesmo sem perceber, é possível que você já tenha assistido a filmes ou séries que usam cenários virtuais nas gravações. A Produção Virtual combina de forma imperceptível os mundos real e virtual, resultando na criação de ambientes interativos e imersivos para entretenimento e transmissões ao vivo. Essa técnica inovadora foi tema da palestra de Carol Olival, ex-aluna da FAAP e Master's em Marketing Digital pela Full Sail University, durante a 2ª Semana Acadêmica da FAAP, em 9 de maio.

Carol Olival, durante palestra na FAAP. Foto: Arquivo pessoal

“Às vezes você olha a produção de um cenário, que pode durar um mês, e isso pode ser feito em dias com o uso do cenário virtual. A grande diferença está no tempo do processo. No caso do virtual é preciso uma pré-produção maior e mais cuidadosa”, explica Carol, destacando a influência dessa tecnologia no orçamento do projeto. “Além de ser de fato mais barato do que recriar uma cena completa, também tem o cachê dos artistas: você consegue aproveitar mais o tempo deles no estúdio.”

A Produção Virtual permite que elementos virtuais, como cenários, objetos e personagens, sejam combinados com o mundo real. Isso é possível graças ao uso de tecnologias como a Realidade Virtual (RV), a Realidade Aumentada (RA) e os Gráficos por Computador (CG).
Ao contrário das produções tradicionais, em que os cenários são construídos fisicamente em estúdios ou locações reais, a Produção Virtual utiliza telas de LED ou projeções para criar fundos digitais em tempo real. Os atores e apresentadores podem interagir com esses cenários virtuais, enquanto a câmera captura a cena e a combina com os elementos virtuais.
Essa abordagem oferece vantagens como flexibilidade para criar e alterar cenários rapidamente, redução de custos de produção e maior controle sobre a iluminação e os efeitos visuais. Além disso, a Produção Virtual pode proporcionar experiências imersivas para o público, seja em programas de televisão, filmes, eventos esportivos e shows ao vivo.

Esse vídeo produzido pela Full Sail University mostra como é montado e como é usado um estúdio de Produção Virtual:

The Mandalorian é o mais recente é o sucesso da Disney+. Trata-se de uma série de televisão de ficção científica que se passa no universo de Star Wars, criado por George Lucas. A série segue as aventuras de um caçador de recompensas chamado Mandaloriano ou Mando e seu encontro com um misterioso ser conhecido como A Criança, popularmente chamado de Baby Yoda. The Mandalorian foi elogiada por sua cinematografia impressionante, seus efeitos visuais de alta qualidade e por trazer um estilo único ao universo de Star Wars.

Making off das gravações da série ‘The Mandalorian’. Fotos: Vídeo Light & Magic

A Industrial Light & Magic, indústria americana de efeitos especiais que faz The Mandalorian, divulgou um vídeo dos bastidores da série, onde mostra a tecnologia de produção virtual utilizada em grande parte da primeira temporada. Também informou que mais de metade dos episódios da primeira temporada foi filmada com atores atuando em frente a uma parede semicircular de LED, na qual cenários e adereços físicos eram combinados com extensões digitais, editadas em tempo real durante as filmagens. O resultado pode ser visto no vídeo divulgado nas redes sociais da Light & Magic:

“O exemplo de ‘Star Wars’ é muito interessante para a indústria do cinema”, afirma Carol. “É uma saga que atravessou gerações e passou por diversas mudanças no cinema. Se pararmos para pensar, o primeiro filme de ‘Star Wars’ foi gravado usando maquetes e hoje é (feito) usando painéis de Led para simular os planetas.”

Giovanna Oriani é aluna de Jornalismo da FAAP

--

--

LabJor
LabJor
Editor for

Um laboratório de informação: Descobrimos e contamos histórias que dão sentido ao presente.