Criada há 21 anos, Flip celebra anualmente em Paraty a diversidade de vozes

Evento literário promove diálogos entre escritores, leitores e editores nacionais e estrangeiros

LabJor
LabJor
2 min readSep 10, 2024

--

Lukas De Santi e Vinicius Nascimento

Criada em 2003, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) é um dos maiores eventos culturais do Brasil. Realizada anualmente na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, reúne escritores, leitores, editores e outros profissionais do mercado editorial, promovendo debates, mesas literárias, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Paraty, a cidade da Flip. Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

A programação principal da Flip conta com autores de diversos países, que abordam de literatura a arte, de cultura a temas contemporâneos. Vários escritores renomados já passaram por lá, como o brasileiro Chico Buarque e o americano Don DeLillo (2003), a canadense Margaret Atwood e o americano Paul Auster (2004), o britânico-indiano Salman Rushdie e o turco Orhan Pamuk (2005). Outros, como a americana Toni Morrison (2006), o britânico Neil Gaiman (2008) e a chilena Isabel Allende (2010), também enriqueceram o evento. Nos anos seguintes, o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o (2015), a bielorrussa Svetlana Aleksiévitch (2016), o jamaicano Marlon James (2017), a britânica Bernardine Evaristo (2020) e a francesa Annie Ernaux (2022) participaram da festa literária.

Além disso, o evento é conhecido por destacar novas vozes da literatura nacional e internacional, proporcionando uma troca de ideias. Além da programação oficial, a Flip também promove eventos paralelos, como a Flipinha, voltada ao público infantil, e a FlipZona, direcionada a jovens e adultos. Esses espaços oferecem atividades interativas e oficinas para estimular a leitura.

“A gente fala que é educativo, simplesmente, para um jovem de Paraty circular pelas ruas do Centro Histórico durante a Flip e olhar pelas janelas de cada espaço parceiro, onde tem pessoas com livros nas mãos, pessoas sentadas conversando, muito compenetradas, dando risada e discutindo assuntos sérios. Essa mistura é educativa”, comenta a diretora da Flip, Belita Cermelli.

A Flip é financiada pela Lei Rouanet, permitindo que empresas destinem até 6% do imposto para apoiar projetos culturais. Apesar disso, encontrar patrocinadores é um desafio. O financiamento via renúncia fiscal diminuiu nos últimos anos, representando 60% em 2022 e 50% em 2023.

“A Flip é feita em sua maioria com recurso público, porque é uma renúncia fiscal. Mas isso por si só não basta, porque o governo te dá a possibilidade de renúncia fiscal, mas você precisa encontrar uma empresa que tenha lucro”, explica o administrador do evento, Marco Cachada.

A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) acontecerá de 9 a 13 de outubro, com o autor João do Rio como homenageado. O evento contará com 19 mesas que abordarão temas contemporâneos e terão a participação de dezenas de escritores nacionais e internacionais.

Lukas de Santi e Vinicius Nascimento são alunos de Jornalismo da FAAP

--

--

LabJor
LabJor

Um laboratório de informação: Descobrimos e contamos histórias que dão sentido ao presente.