CONVERSAS COM O LABJOR FAAP

Editor do ‘Estadão’ dá dicas de cultura em época de cinema e teatros fechados

Dos sites aos drive-ins, há opções para vários gostos

LabJor
LabJor

--

Beatriz Novik Falcão

Boom de lives na música. Desafios para a reabertura de cinemas e teatros no mundo pós-covid. Volta dos drive-ins. Desmonte da área cultural. Crise na Cinemateca. A conversa transmitida ao vivo pelo canal do LabJor FAAP no YouTube com o editor de Cultura do Estadão, Ubiratan Brasil, teve tudo isso e mais cinco dicas culturais imperdíveis nesse tempo de isolamento social.

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, Bira, como é conhecido, formou-se em Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e começou sua carreira em 1985 na revista Placar. Passou depois pelo Jornal da Tarde e pela Folha de S. Paulo, sempre na editoria de esportes. Há 25 anos no Estadão, migrou das coberturas esportivas para a área cultural. No dia 24 de junho, ele foi entrevistado pela Profa. Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP.

Confira abaixo o vídeo com a conversa e, a seguir, algumas sugestões bem legais dadas por ele para curtir atrações de música, cinema e teatro em casa.

TEATRO JÁ: Ideia da atriz Ana Beatriz Nogueira e do ator André Junqueira, gestor do Teatro PetraGold, no Rio de Janeiro, o projeto convida atores a encenar monólogos com apenas uma pessoa na plateia. Estreia foi com o ator Marcelo Serrado, em Os Vilões de Shakespeare. Para assistir, basta pagar R$ 10. Mil pessoas podem participar simultaneamente da experiência. Mais informações no site do teatro.

SESC SÃO PAULO: Pelo site, canal no YouTube e Instagram, é possível ver conteúdos de música, teatro, dança, crianças e esportes. A iniciativa recebeu o nome de #EmCasaComSesc. Em horários agendados, são feitas transmissões ao vivo direto da casa de artistas ou atletas. Na plataforma Sesc Digital, podem ser encontradas também peças antigas muito interessantes, como as dirigidas por Antunes Filho (1929–2019), além de muitos outros conteúdos.

DRIVE-INS: Estão se espalhando por cidades brasileiras. No Memorial da América Latina, em São Paulo, o Belas Artes Drive- In tem na programação filmes para crianças e adultos, mostrados num telão. É seguro, gostoso e o áudio do filme pode ser sintonizado pelo rádio do carro.

MUSICAIS: Também estão disponíveis na internet. Como Cats, que pode ser visto em plataformas como a Amazon Prime, e Hamilton, cujo original filmado está disponível on demand desde 3 de julho na plataforma Disney +.

MÚSICA: Nomes tradicionais são ótimos para acalmar o tempo de isolamento em casa. Vale a pena ouvir Chico Buarque, Elza Soares, Maria Bethânia e, se quiser alguém mais jovem, Emicida.

Ubiratan Brasil e Luciana Garbin, durante live no canal do YouTube do LabJor FAAP. Foto: Edilamar Galvão

Beatriz Novik Falcão é aluna da Jornalismo da FAAP

--

--

LabJor
LabJor
Editor for

Um laboratório de informação: Descobrimos e contamos histórias que dão sentido ao presente.