QUER SOBREVIVER BEM À QUARENTENA? SAIBA COMO COM NOSSO SUPER MANUAL

Guia traz dicas de estudo, cultura, apps e, claro, de como manter a sanidade em tempos de isolamento e ensino remoto

LabJor
LabJor
4 min readMay 12, 2020

--

Quarentenar e não surtar? Eis a questão… O isolamento social não acaba, estamos cansades e es amigues estão longe, então baixe este guia com dicas de estudo e entretenimento para que você supere mais um período de atividades remotas. Ah, sua saúde não ficou fora dessa!

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarava que estávamos numa pandemia. No dia seguinte, 12 de março, várias faculdades e universidades anunciaram a suspensão das aulas. Daí em diante começamos a viver as necessárias medidas de isolamento e a enfrentar o desafio da quarentena. Já se passaram dois meses e em muitos Estados brasileiros a curva de contaminação não dá sinais de ceder. Vemos cidades e Estados em colapso, como Amazonas, Amapá e Ceará.

Até 10 de maio, o Brasil tinha 11.123 mortes e 162.699 casos de coronavírus segundo os números oficiais do Ministério da Saúde. São Paulo ainda concentrava o maior número de mortos (3.709) e infectados (45.444) pelo novo coronavírus e o prefeito da capital paulista havia anunciado o endurecimento de medidas de isolamento. Diante disso, não havia nenhuma previsão para que a gente voltasse para a nossa saudosa sala de aula. Você nunca sentiu tanta falta da faculdade, hein?

Com o prolongamento da quarentena, é fácil perder o ânimo para continuar se dedicando à rotina universitária. Tem gente que está de boa, mas uma parte do pessoal não vê a hora de sair de casa e reencontrar a galera, mesmo que seja somente na faculdade. O que disse e estudante de cinema da FAAP, Thalia Gardin, em resposta a uma pesquisa do LabJor FAAP, representa o que pensamos sobre esse novo dia a dia: “Sinto falta de sentir o ar livre da rua, de esbarrar nas pessoas e principalmente de visitar os meus lugares preferidos de São Paulo, como a Avenida Paulista, os SESCs, parques e até mesmo shoppings”.

Essa pesquisa é dividida em duas partes, Universitáries de Todo o Brasil Uni-vos!, para todes es estudantes, e FAAPERS QUARENTENANDO, para es alunes da instituição, e ficará na internet até o retorno das aulas regulares na cidade de São Paulo. Nossa ideia é entender melhor o que aconteceu com todes nós, universitáries brasileires, para escrever uma reportagem ao fim do isolamento social. Responderam ao questionário até 12 de maio 246 estudantes de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e outros Estados. E alune Pedro M. Pimenta, de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), comenta: “A incerteza sobre o futuro traz insegurança e ansiedade e isso atrapalha na hora que eu deveria me concentrar. Então está sendo difícil manter a rotina de aulas e estudo, mas é necessário persistir nesse método dadas as circunstâncias”.

A pesquisa é um questionário que tem como objetivo descobrir histórias ou experiências e coletar informações de como es universitáries reagem ao confinamento e à dinâmica das aulas, por meio de perguntas simples como “Quais eram as expectativas com o ensino remoto?” ou “Qual a maior dificuldade enfrentada durante este período?”, além de obter declarações sobre seus sentimentos e relacionamentos com as pessoas mais próximas. A galera do Brasil inteiro está participando. Já temos respostas também de universitáries do Rio de Janeiro, de Alagoas, Minas Gerais e da Bahia.

A pesquisa está sendo feita por meio dos formulários Google, disponíveis no site do Google, e possibilita coletar informações e analisá-las de maneira rápida e gratuita. É possível realizar enquetes e pesquisas nesses formulários e transformar as respostas em gráficos para melhor visualização dos dados coletados. São de 14 (FAAP) a 18 perguntas, duas das quais abertas para cada um dar a sua opinião livremente sobre ensino remoto e o período de isolamento social que vivemos. E, como acreditamos ser de interesse público a inclusão de todas as pessoas, em todo o trabalho foi adotado o gênero neutro — por isso es, em vez de os ou as.

Enquanto esperamos a vida voltar ao normal, apresentamos este Manual de Sobrevivência na Quarentena para que você aproveite o tempo em casa da melhor maneira. Há recomendações de filmes e peças de teatro que as pessoas nem imaginam estar disponíveis na internet. Sugerimos exercícios físicos, damos dicas de como organizar os hábitos de alimentação e até mesmo os próprios pensamentos, além de aplicativos para estudar de forma não convencional durante as aulas por ensino remoto.

Veja o que você encontra aqui: #O QUE É ESTE TAL DE ENSINO REMOTO? #O QUE ES ALUNES ACHAM DE ESTUDAR A DISTÂNCIA? #E AS AULAS CONTINUAM… MANTENDO O RITMO; #GARANTINDO A PRODUTIVIDADE; #EVITE O #PROCRASTINOU; #E NA HORA DE DESCANSAR…

O Manual está disponível para baixar no final desta página.

Esperamos que goste!

Manual de Sobrevivência na Quarentena
Clique aqui e baixe o manual completo!

--

--

LabJor
LabJor

Um laboratório de informação: Descobrimos e contamos histórias que dão sentido ao presente.