O teste da corrupção: De Lineu a Darth Vader

O quiz do LabJor FAAP no PlayBuzz

Foto: Olga DeLawrence (Unsplash)

Que a corrupção política em nosso país é gigantesca e muito grave não é segredo para ninguém. Mas será que nós, cidadãos, temos alguma coisa a ver com isso? Entenda como nossas atitudes podem sustentar essa prática através de pequenas corrupções.

Hoje em dia, não se fala em outra coisa, senão em corrupção. Seja nas revistas, nos telejornais, nas redes sociais e nas breves conversas de elevador, a palavra corrupção atrai a atenção e pode render as mais variadas respostas.

A indignação e a revolta das pessoas são justificáveis, afinal ninguém gosta de se sentir roubado e enganado. Porém, se observarmos a definição de corrupção, não é difícil perceber que essas atitudes são mais comuns em nosso dia-a-dia do que podemos imaginar.

Denominadas “pequenas corrupções”, elas são mais sutis, simples e infelizmente, mais aceitáveis pela maioria. É o famoso “jeitinho brasileiro”. Por que sabemos condenar tão bem a corrupção dos outros e não a nossa?



Regras do Jogo:

O quiz é formado por 32 perguntas de múltipla escolha. As respostas serão pontuadas de acordo com as penas dos crimes previstas no código penal.

Você poderá ir do corretíssimo Lineu, personagem do seriado “A Grande Família”, da Globo, que foi ao ar até setembro de 2014. Ou ter atravessado para o lado negro da força, com Darth Vader…

Mostre que você é ficha limpa (ou não…) e vamos lá!


E se você quiser saber quais foram os crimes que você, inadvertidamente, cometeu — e, ainda, quais são as penas previstas para ele, confira aqui:


Nota da Redação: Esse jogo foi inicialmente criado na plataforma BuzzFeed em 24 de novembro de 2017. No entanto, a plataforma deletou o perfil do LabJor (ver abaixo explicação postada em 5/12). (Em 11/12/2017)

ATENÇÃO: VERIFICAMOS QUE O BUZZFEED DELETOU A CONTA E O JOGO PROPOSTO PELO LABJOR POR CONSIDERÁ-LO “AUTO-PROMOCIONAL” E DE “CONTEÚDO POLÍTICO”. PEDIMOS DESCULPAS PELO TRANSTORNO E VERIFICAREMOS A POSSIBILIDADE DE REALIZÁ-LO EM OUTRA PLATAFORMA. (EM 05/12/2017)

Like what you read? Give LabJor FAAP a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.