TCCs 2021

TRABALHADORES ESSENCIAIS: A VIDA APÓS A VACINA

Eles não puderam parar durante a pandemia e tiveram de enfrentar de perto a covid: em dez podcasts, 19 profissionais contam sua experiência e o que esperam daqui para a frente

LabJor
LabJor

--

Lucas Iotti Zago

Logomarca do podcast ‘A vida após a vacina’

A pandemia da covid-19 afetou a todos em diferentes aspectos e magnitudes. De protocolos de higiene ao isolamento total, foi preciso reaprender a viver em sociedade. Mas, enquanto alguns puderam se proteger do inimigo invisível dentro de casa, outros tiveram de continuar circulando. São os trabalhadores de serviços essenciais.

Em março de 2020, o governo federal aprovou a Medida Provisória 926, que estabelecia ações necessárias para aquisição de bens e insumos que ajudassem no enfrentamento da pandemia. Profissões consideradas indispensáveis foram autorizadas a continuar operando, mesmo com as restrições da quarentena.

As listas de atividades essenciais variavam. Oficialmente, 53 foram relacionadas pelo governo federal, em áreas como saúde, transporte, comunicação e pesquisa. Mas Estados e municípios puderam estabelecer as próprias listas.

Dar voz, ouvir as experiências e expor a realidade desses profissionais que durante meses se expuseram a riscos em prol dos demais é o foco do podcast A Vida após a Vacina. Veja abaixo, episódio a episódio, como foi o dia a dia dessas pessoas durante a pandemia e como sua vida mudou após receberem a tão esperada injeção de imunização.

EPISÓDIO 1 — PROFISSIONAIS HOSPITALARES

Foto: Piron Guillaume / Unsplash

O primeiro episódio contou com a participação do atendente hospitalar Alexandre Brandão, de 50 anos, da psicóloga hospitalar Ana Luísa Casaroli, de 27, e da fisioterapeuta Roberta Valdo, de 40. Os três abordaram os principais desafios de estar na linha de frente de combate ao novo coronavírus e falaram de como a população entendeu a importância de seu trabalho.

EPISÓDIO 2 — PESQUISADORES E CIENTISTAS

Foto: Freepik

O segundo episódio teve a entrevista com o pesquisador, virologista e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Flávio Guimarães, de 47 anos. O cientista explicou como é fazer parte do processo de desenvolvimento de um imunizante brasileiro contra a covid-19 e ser requisitado como um especialista da área.

EPISÓDIO 3 — PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA

Foto: NeONBRAND/ Unsplash

Com as participações do subtenente da Polícia Militar Alaim Costa, de 46 anos, do bombeiro militar Kainã Lima, de 29, e do ex-secretário nacional de Segurança Pública José Vicente da Silva Filho, de 75, o terceiro episódio tratou dos desafios de proteger a população e, ao mesmo tempo, enfrentar um inimigo invisível, além de apresentar dados de como a segurança foi afetada em períodos pandêmicos.

EPISÓDIO 4 — PROFESSORES

Foto: Freepik

Adaptar-se às aulas online não foi tarefa fácil para os alunos, mas entrar nesse novo processo pode ter sido ainda mais desafiador para os educadores. Neste episódio, Emanuele Braga, de 24 anos, Elizabete Liz, de 44, e Marcos Cripa, de 68, respectivamente professores da rede infantil e dos ensinos médio e universitário, contaram como enfrentaram o desafio de, de repente, ter de passar das aulas presenciais para a educação remota.

EPISÓDIO 5 — COMERCIANTES

Foto: Jérémy Stenuit/ Unsplash

No quinto episódio, os comerciantes foram o tema. O empresário Marcel Antoun, de 66 anos, contou como foi ser dono de um supermercado em Poá — um dos únicos comércios da cidade que puderam ficar abertos na fase mais restritiva da pandemia. Dona de uma papelaria em Guarulhos, Thays Santos, de 44 anos, falou sobre a batalha para respeitar os protocolos de saúde e não fechar as portas de vez durante o isolamento social. Da mesma cidade, o dono de restaurante Hamilton Paixão, de 33 anos, narrou detalhes dos momentos mais críticos, até poder voltar a atender clientes.

EPISÓDIO 6 — PROFISSIONAIS DE LIMPEZA

Foto: Refhad/ Unsplash

O sexto episódio reuniu experiências de profissionais da limpeza durante a pandemia. O auxiliar de limpeza hospitalar Maurício Silva, de 34 anos, contou como foi ver o trabalho e a preocupação redobrados por conta dos riscos do novo coronavírus. No caso do coletor de lixo Cristiano Constantino, de 36 anos, o maior receio era retirar resíduos das casas de Guarulhos, município onde trabalha, sem saber se eventuais descartes de materiais infectados haviam sido feitos de forma adequada.

EPISÓDIO 7 — MOTORISTAS

Foto: Dan Gold/ Unsplash

No sétimo episódio, o foco foram motoristas de diversas áreas. Entre eles estava o condutor de transporte público de Guarulhos Gerson Vicari, de 54 anos, que contou como foi continuar trabalhando e se expor ao contato com centenas de pessoas diariamente. Já o motorista de aplicativo João Victor Lima, de 26, narrou a experiência de ter de se readaptar durante a pandemia como profissional autônomo em São Paulo, nem sempre sendo bem atendido pelas empresas para qual prestava serviço.

EPISÓDIO 8 — ENTREGADORES

Foto: Kai Pilger/ Unsplash

No oitavo episódio, os entrevistados foram profissionais do ramo de entregas. O entregador de aplicativo guarulhense Maltner Gomes, de 39 anos, contou como foi exercer uma profissão tão requisitada num momento de isolamento social em que boa parte da população tinha que se manter em casa.

EPISÓDIO 9 — SERVIÇO FUNERÁRIO

Foto: Shutterbug75/ Pixabay

No nono episódio, o tema foi o serviço funerário. O coveiro do Cemitério Necrópole do Campo Santo, em Guarulhos, Ageu Silva, de 41 anos, contou detalhes de seu trabalho, por si só já visto como triste por muitas pessoas, e como ele foi abalado pela pandemia de covid-19, com um aumento drástico no número de mortes em decorrência da doença e várias restrições durante os velórios e sepultamentos determinadas pelos protocolos sanitários.

EPISÓDIO 10 — JORNALISTAS

Foto: Freepik

Fechando a série de podcasts, o décimo episódio reuniu entrevistas com jornalistas. A repórter do Estadão Roberta Jansen, de 50 anos, especializada na área de saúde, falou de como foi passar a cobrir apenas temas relacionados à covid-19 e de que maneira isso a afetou e mudou os rumos de seu trabalho. Já o jornalista Edson Veiga, de 37, que mora na Europa e colabora com vários veículos de comunicação, contou como foi trabalhar na cobertura internacional do tema, vendo sob outra perspectiva os impactos do vírus que matou milhões de pessoas pelo mundo.

Esta reportagem se baseia no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Lucas Iotti em Jornalismo, orientado pela Profa. Luciana Garbin. Composto por dez podcasts, o especial “A Vida Após A Vacina” mostra histórias de profissionais que não puderam parar durante a pandemia e passaram por experiências únicas durante o período que abalou o planeta.

--

--

LabJor
LabJor
Editor for

Um laboratório de informação: Descobrimos e contamos histórias que dão sentido ao presente.