Veículos jornalísticos do mundo todo celebram em 28 de setembro o Dia Mundial da Notícia

Mais de 500 organizações de mídia promovem campanha global para destacar importância do jornalismo

LabJor
LabJor
2 min readSep 24, 2024

--

Maria Julia Mazzante

O logotipo da campanha do Dia Mundial da Notícia em 28 de setembro, com o slogan Jornalismo importa. Imagem: Site Associação Nacional de Jornais (ANJ)

O World News Day — do inglês, Dia Mundial da Notícia — é uma data que celebra o impacto transformador do jornalismo factual na sociedade. Realizado anualmente em 28 de setembro, o evento tem como objetivo destacar o papel crucial que a mídia desempenha ao fornecer informações precisas, imparciais e contextualizadas em um mundo cada vez mais dominado por desinformação e fake news.

O tema da campanha deste ano — O jornalismo faz a diferença e vale a pena promover e defendê-lo — enfatiza como a prática jornalística de qualidade pode influenciar positivamente a sociedade ao promover a verdade e responsabilizar os poderosos.

Organizada pelas instituições World Editors Forum, The Canadian Journalism Foundation (CJF) e Daily Maverick’s Project Kontinuum —, a mobilização reunirá mais de 500 organizações de mídia ao redor do mundo. Segundo o site da Associação Nacional de Jornais (ANJ), trata-se de um esforço coletivo para demonstrar que o jornalismo não é apenas uma ferramenta de informação, mas também de fortalecimento da democracia e da justiça social.

Os veículos apoiadores da campanha receberão materiais para ajudar a informar sobre a importância do jornalismo. Também serão convidados a promover debates sobre a importância da liberdade de imprensa e a compartilhar com seu público a mensagem #JournalismMatters (#JornalismoImporta) e aproveitar o dia para destacar conteúdos produzidos no último ano que fizeram a diferença na vida das pessoas da comunidade. Podem ser, por exemplo, histórias de investigações que revelaram corrupção, reportagens que ajudaram a formular políticas públicas mais justas e conteúdos que promoveram a conscientização sobre questões ambientais e de direitos humanos.

“Em um mundo sobrecarregado de informações e eventos, muitos deles desafiadores, os cidadãos precisam de fatos, certeza e perspectiva. Jornalismo de qualidade oferece isso e muito mais. No Dia Mundial das Notícias, nos reunimos como cidadãos para lembrar por que esse jornalismo importa e por que vale a pena apoiar uma mídia de notícias ética, confiável e que busca a verdade”, declarou a presidente da World Editors Forum e editora chefe da Organización Editorial Mexicana, Martha Ramos, ao site do Dia Mundial da Notícia.

Em tempos de crises e mudanças climáticas, o World News Day também pretende ser um lembrete da importância de apoiar veículos de imprensa que priorizam esses princípios. Por isso, o envolvimento do público também é incentivado, com eventos virtuais e debates globais sobre o futuro da mídia, o combate à desinformação e o fortalecimento da confiança na imprensa.

Para mais informações, acesse o site do World News Day neste link.

Maria Julia Mazzante é aluna de Jornalismo na FAAP

--

--

LabJor
LabJor

Um laboratório de informação: Descobrimos e contamos histórias que dão sentido ao presente.