“Na música encontrei motivação”: o IFRN enquanto reduto musical

Jornalismo 2017
Laboratório da Notícia
5 min readNov 29, 2017

Pedro Afonso e Ruthiane Basílio

Foto: Ruthiane Basílio

“Esse auditório é minha casa”, afirma Neto Rocha (19), vocalista da banda VariaSons. Ele e outros estudantes do Campus São Paulo do Potengi do IFRN foram os grandes responsáveis por tornar o The VoicIF e as apresentações das bandas VariaSons e Cantarolando nos protagonistas da III Semana de Arte, Desporto e Cultura — Semadec — da instituição. O evento começou na terça-feira (21) e prolongou-se até o sábado (25). A Semadec 2017, que este ano teve como tema “Diversidades: olhares sobre o humano”, contou com uma programação diversificada que englobou Gincana Cultural, Jogos Internos, Mostra de Dança e Exposições de Desenhos a Lápis e de Fotografias.

Foto: Ruthiane Basílio

As audições às cegas do The VoicIF conseguiram trazer as mesmas emoções do show talentos o qual foi baseado, o The Voice Brasil. Diversos alunos, muitos desses sem experiência com o palco, soltaram a voz e conseguiram emocionar os jurados e a plateia que lotou o auditório Fabião das Queimadas para prestigiá-los. Na imagem acima, é possível visualizar a concentração dos cantores antes de suas apresentações.

Foto: Pedro Afonso

Nas seleções, Bruna Roberta (17), vestido branco, subiu ao palco acompanhada por Letícia Gabriele (17). As duas encantaram os presentes ao cantar Ninguém Explica Deus e foram escolhidas para o time do professor Ricardo Marques. Após a primeira etapa, por razões de saúde, Bruna teve que prosseguir sozinha. “A música vem me fazendo superar vários obstáculos, como a timidez e o nervosismo. Tenho muito a aprender, ainda, e sei que aqui dentro vou colher bons resultados”, relata a aluna do segundo ano de Meio Ambiente. Apesar da inexperiência, ela representou bem e fez uma bela jornada, cantando Trem Bala e I Will Always Love You, sendo premiada com o terceiro lugar na classificação geral.

Foto: Ruthiane Basílio

Victor Hugo (19), baterista da VariaSons e concluinte do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, sempre teve consigo o amor pela música, mas foi no IFRN que teve a oportunidade levar seu hobby a sério: “ eu até tive banda na minha rua, mas era só para zoar, nunca tivemos o compromisso que todos nós temos aqui”. O músico acredita que música trouxe responsabilidades que o tornou mais maduro em relação a seus afazeres.

Foto: Ruthiane Basílio

Alunos do quarto ano do curso Técnico Integrado em Edificações, Neto Rocha (19) e Louisy Cruz (18) são os donos das vozes que marcam presença em todos os eventos do campus desde a criação da banda VariaSons, em 2015. O vocalista traz sua experiência musical como a melhor que poderia ter acontecido com ele durante esses 4 anos. “Na música encontrei motivação e auxílio para me desenvolver em vários outros setores da vida acadêmica e pessoal”, afirmou ele. Já Louisy percebeu logo no início do curso, em 2014, onde era seu lugar: “perto da música é onde eu me sinto bem. O projeto me permitiu ser quem eu sou”, disse emocionada.

Foto: Pedro Afonso

“Ah, eu cresci tanto”. Ao entrar no IFRN, Louisy sabia que todas as áreas do conhecimento estavam de portas abertas para recebê-la, porém ela não esperava encontrar uma família na instituição, como aconteceu. Sobre a sua última participação no evento, alegou sorrindo: “Tudo o que fizemos foi lindo. Essa será a minha última vez como aluna, porém, nem que seja como intrometida, eu subo no palco nos próximos (anos). Até porque o laço com a instituição ultrapassa essas paredes, e é por isso que sou muito agradecida pela pessoa que o IF me ajudou a ser”, declarou. Além disso, a cantora se mostra orgulhosa do seu trabalho: “Essa galera que tá aí é muito boa. Eu morro de orgulho da Cantarolando, eles têm personalidade e já criaram sua marca”.

Foto: Ruthiane Basílio

Para Neto, morador da cidade de São Pedro, romper com a rotina diária de ir ao IFRN será um trabalho difícil: “eu não consigo me imaginar sem fazer esse percurso todo dia. Estar tão perto do fim me deixa realmente triste. Porém, sou grato por todas as oportunidades que tive e por todos aqueles que me ajudaram a chegar onde cheguei”, afirma o futuro técnico em Edificações.

Foto: Ruthiane Basílio

Emerson Araújo (20), conhecido por todos como Tchê, é pianista, guitarrista, saxofonista e aluno do quarto ano de edificações, além de compor a banda VariaSons desde 2015. Para ele “a música é a parte do que eu sou e muito do que construí”. Mesmo com sua saída da instituição, o artista sabe que tudo o que foi feito até então não será perdido. “Fico feliz de ter participado do início disso daqui, porém mais feliz ainda por ver que existe uma galera que vai dar continuidade”, afirma sorridente. Na imagem, Emerson está tocando piano.

Foto: Pedro Afonso

Entre acordes e timbres, o último dia da III Semadec chegou ao fim, sensibilizando todo o público e ecoando amor a música, além de gratidão a instituição. E esse trabalho não termina por aqui, pois mesmo os formandos partindo, já tem uma nova geração, na platéia, querendo prosseguir com o trabalho feito a fim de fazer deste momento um espaço de construção pessoal.

--

--