Dicas de investimentos

Larissa Fernandes
Laboratório de Educação Financeira
4 min readNov 19, 2019

Investimento é uma aplicação de dinheiro em que uma pessoa tem uma expectativa de benefício futuro, essa aplicação pode ser em imóveis, empresas, títulos do governo ou negócios de alguém próximo. Independente do tipo de aplicação que é feita, é preciso ter algum retorno acima do que é investido para retorno maior que esse dinheiro aplicado.

Jandir Ferreira de Lima é economista e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Doutor em Desenvolvimento Regional, Mestre em Economia e Bacharel em Ciência Econômica.

1- Primeiro passo, aprenda como se faz para investir:

Para investir, você precisa saber qual é o tipo de investimento que deseja fazer, por exemplo, se desejar investir em uma empresa, há várias alternativas:

a) Abra uma empresa, compreenda os equipamentos e o ponto;

b) Você pode comprar cotas de alguma empresa, comprar ações da empresa junto ao mercado de capitais;

c) Contrate uma corretora de investimentos e a partir da orientação desses profissionais, é possível escolher opções que existem no mercado para aplicar o dinheiro;

d) Comprar imóveis para alugar depois e com esse retorno financeiro.

2- Saiba quais são os tipos de investimentos:

Atualmente, os tipos de investimentos disponíveis no mercado são os imóveis. Muitas pessoas compreendem imóveis com expectativa de ganhar algum dinheiro com aluguéis. Os fundos de renda também são um tipo de investimento, em que você compra títulos do governo e troca de dinheiro, eles pagam taxas de juros que determinam o contrato com o mercado e o perfil.

Outra forma de investimento muito comum no mercado são os fundos imobiliários, onde você compra cotas de empreendimentos imobiliários e ganha tanto valor quanto cotação de alocação.

3- O valor mínimo para começar a investir:

O mercado financeiro atualmente está muito acessível para quem deseja fazer aplicações financeiras, mas o valor mínimo para investimento varia de perfil de investimento e banco, mas a partir de R $ 30,00, você já possui boas opções no mercado.

4 - Saiba o que avaliar melhor antes de escolher o tipo de investimento:

Depende do perfil de pessoa, moderado, conservador ou mais ousado, o mais indicado é sempre procurar profissionais da área, que estão registrados na empresa de valores imobiliários.

5- Onde investir:

Nos bancos e em empresas na área de investimentos.

6- Quais são as áreas para investir:

Agronegócio, imóveis, dívidas de empresas privadas, públicas e empresas multinacionais, depende do tipo de investimento que você deseja fazer.

Se você deseja investir em imóveis, pode ir até uma imobiliária e comprar imóveis, ou comprar cotas de um fundo imobiliário em uma agência bancária ou então na corretora de valores imobiliários de sua preferência.

7- Cuidados que você deve ter antes de começar a investir:

Busque orientações profissionais da área, uma instituição de manutenção, conversar com o gerente do banco, fazer uma análise do perfil, e por esse questionário, eles vão ver o perfil da pessoa e seguir uma sequência que é mais indicada para fazer.

Se você não deseja fazer investimentos no banco, adquirir uma empresa que seja fiscalizada pelo banco central, ter um registro na ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiros e de Capital) e uma comissão de valores imobiliários, que são os órgãos que praticam ou governo do mercado financeiro.

8- Quais são as vantagens de investir:

São como possibilidades de ter um retorno financeiro, melhorar sua solidez financeira. Quando você investe em investimentos como a Letra de Crédito Agronegócio (LCA), fundos imobiliários, em recebíveis de empresas privadas, isso faz com que você ajude essas empresas a se expandir.

O grande benefício de investimento do lado de quem recebe recurso é a possibilidade de expandir, crescer e ampliar a economia no país e também gerar emprego.

9- Quais são os melhores setores:

Os imóveis são um bom investimento, porque ele possui valorização, mas o lado negativo do imóvel é que não possui liquidez imediata, ou seja, às vezes a pessoa quer vender o imóvel rapidamente e não consegue, ou seja, quem está usando muito o perfil de cada investidor, depende do tempo que o dinheiro aplicado aplica, existe disponibilidade em deixar o dinheiro aplicado um ou dois anos e se você é um conservador.

10- Dicas para quem quer começar a investir

Procure economizar algum dinheiro, ou economizar, e tente economizar pelo menos 10% da sua renda líquida mensal, por exemplo, se você ganhar R $ 1.000,00, ou o ideal é economizar R $ 100,00. Guardando esse dinheiro todo mês, no final do ano, você tem um salário de 14º, sem contar também que aplica esse dinheiro na economia de economia (que não é considerado investimento, mas é muito seguro), além de ter R $ 1.200,00 , você tem uma correção monetária e mais alguns juros, outra alternativa é conversar no seu banco, para quando chegar no seu salário e solicitar uma solicitação para recuperar algum percentual do salário.

Se você definir uma meta de futuro, pretender fazer uma viagem internacional ou uma viagem nacional, veja quanto dinheiro vai precisar, comece a economizar e faça algum tipo de investimento.

Jandir Ferreira de Lima é economista e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Doutor em Desenvolvimento Regional, Mestre em Economia e Bacharel em Ciência Econômica. ( Foto: Arquivo pessoal)
Ilustração PNGTree

--

--