Preparados pra compartilhar?

Fizemos uma lista do que já vimos de compartilhamento por aí (até agora).

Pra facilitar a procura, vamos dividir por ordem alfabética em grandes grupos que serão os seguintes:

Coisas, Comida, Comunidade, Conhecimento & Conteúdo, Espaço, Recursos, Saúde & Bem Estar, Serviços, Mobilidade Urbana e Utilidades.

Começando, então:


Coisas


Cyou
O Cyou é uma comunidade colaborativa de aluguel de coisas entre pessoas. Lá você pode colocar o que tem pra alugar e procurar o que precisa de outras pessoas.

Talugo
A Talugo é um site de compartilhamento de tudo através do aluguel. Você aluga o que tiver e procura o que precisa.

Tem Açúcar
O Tem Açúcar é um site de vizinhos que pedem coisas para sua vizinhança. Sempre que tem alguém precisando de algo, a comunidade é avisada.

Dress and Go
O Dress and Go é um site de aluguel de vestidos e acessórios de festa. Você escolhe o que mais combina com você e eles te entregam.

Free Your Stuff
O FYS é um movimento global de doação de coisas, sejam elas objetos ou conhecimento. É só acessar as comunidades locais e divulgar o que tem pra doar ou procurar o que precisa.

Ciranda
O Ciranda é uma comunidade onde as pessoas abrem mão da posse de um bem para que ele se torne posse dessa comunidade. E então eles compartilham coisas entre si.

Enjoei
O Enjoei é uma comunidade de venda de produtos entre pessoas. Nela você pode criar sua lojinha e vender os cacarecos que enjoou e não quer mais.

Cabe na Mala
O Cabe na Mala é uma comunidade de pessoas que viajam e trazem produtos de fora pra pessoas que querem algo que está muito caro por aqui. Você pode pedir ou avisar que têm espaço na mala pra trazer algo.

Baú Verde
Neste site você pode alugar brinquedos e acessórios para crianças. Desde rescém nascidos até os mais grandinhos.


Comida


House of Food
A House of Food é o primeiro coworking culinário do Mundo. Você o aluga e pode usar a casa como seu restaurante por um dia.

Nômade
O Nômade é um food truck moldável para o que você precisar. Você o aluga e pode usá-lo pra testar seu restaurante ou vender suas comidinhas no formato de food truck.

Eat With
O Eat With é uma comunidade de pessoas que curtem cozinhar. Elas definem um cardápio e criam um evento para que interessados possam experimentar o que cada “chef” tem a oferecer.

Colunching
No Colunching você escolhe um tipo de refeição de sua preferência em diversos restaurantes no Brasil e no Mundo e come acompanhado de outras pessoas, batem papo e conhecendo gente nova.


Comunidade


Cidade Democrática
Um local para você colocar projetos e sugestões de melhorias para sua cidade, onde pessoas, políticos, instituições e organizações podem debater e votar sobre as melhorias.

Onde fui Roubado
O Onde fui roubado é uma comunidade colaborativa que informa sobre os locais perigosos e o tipo de crimes que ocorre neles. As pessoas avisam sobre o que ocorreu com eles e a plataforma mapeia os acontecimentos.

Cidadera
No Cidadera você pode reclamar sobre o que vê de errado na sua cidade e então sua reclamação será postada no mural coletivo de sua região para que outros comentem e vejam.

Reciclopédia
É um mapa colaborativo dos diferentes locais de coleta e descarte de diversos tipos de resíduos.

Colab.re
O Colab.re é uma rede social para cidadania que conecta os cidadãos e a opinião pública com o poder público. Você fiscaliza a cidade, dá sugestões de melhorias e projetos e a plataforma informa os gestores públicos.


Conhecimento &/ou
Conteúdo


Bliive
No Bliive você acumula pontos a partir do que oferece em conhecimento sobre algo que saiba. Então, voce pode trocar esses pontos por aulas sobre o que estiver interessado em aprender.

Nós.vc
O Nós.vc permite encontros entre pessoas a fim de ensinar e outras curiosas por aprender sobre assuntos comuns entre elas.

ClapMe
O Clap Me é uma plataforma de shows, onde qualquer pessoa pode tocar e cantar através do streaming online para o público da internet e receber claps em formato de doação.

Saiba Lá
O Saiba lá é uma comunidade de compartilhamento de habilidades. Você pode se inscrever em cursos, assim como oferecer o que sabe.

Será Q Vale
O SeráQVale é uma plataforma colaborativa de avaliação de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e qualquer curso. Se você já fez um curso, pode avaliá-lo, assim como tirar suas dúvidas.

Netshow.me
O Netshow.me é uma comunidade de streaming online onde pessoas podem compartilhar conteúdo com outras e ganhar uma grana com seu público.

Cinese
No Cinese você pode promover encontros para ensinar o que sabe ou aprender algo que quer.


Espaço


AirBnb
É hoje a maior comunidade de acomodações do Mundo. Você pode colocar o cantinho que tem em casa pra que alguém o alugue ou procurar um lugar pra ficar onde quer que você viaje.

Couchsurfing
O Couchsurfing é uma comunidade de pessoas que oferecem acomodações de graça para pessoas que estão viajando. É só entrar e cadastrar o lugar que tiver disponível.

Worldpackers
Worldpackers é uma comunidade de pessoas que trocam suas habilidades por acomodação. Você procura um lugar pra ficar e vê o que pode trocar por este espaço.

Voltem
Voltem é a versão brasileira do AirBnb. Funciona muito parecido ao site gringo e tem lugares legais pra você se acomodar.

House of Work
House of Work é um copassioning space onde pessoas trabalham juntas, compartilham experiências, conhecimento, contatos e o dia a dia delas.

House of Learning
A House of Learning é um lugar onde qualquer um pode ensinar ou aprender o que quiser. É só reservar um horário e dar uma aula.

Goma
A Goma é uma comunidade interdisciplinar de empreendedores que trabalham juntos, criam e desenvolvem projetos que fomentam a economia criativa e colaborativa.

Easy Box
A primeira rede de aluguel de garagens do Brasil. Você procura uma garagem no local que precisa e aluga ela pelo tempo necessário.


Recursos


Catarse
O Catarse é uma comunidade de financiamento coletivo de projetos. Você cadastra seu projeto e pessoas que se identifiquem pode apoiá-lo e doar dinheiro para você conseguir realizá-lo.

Fairplace
Fairplace é uma comunidade de pessoas que investem em outras ou pedem empréstimos. Elas mesmas negociam suas taxas e prazos e então emprestam dinheiro umas para as outras.

Kickante
Outra plataforma de financiamento coletivo de projetos. Só entrar e apoiar os projetos que curtir ou pedir apoio nos projetos que tiver!

Eu Sócio
O Eu Sócio é uma plataforma de financiamento coletivo para Startups. Eles conectam não só pessoas que curtam as ideias das empresas, como também investidores que acreditem no seu negócio.

Bookstart
Diferente das outras plataformas de crowdfunding, o Bookstar quer te ajudar a publicar seu livro. Através de financiamento coletivo eles ajudam a colocar sua história no papel.

Broota
O Broota é uma comunidade que conecta empreendedores, investidores e mentores para conseguir financiamento para projetos inovadores.

Partio
Partio é uma plataforma de crowdfunding destinada a projetos culturais e de arte. Seja música, pintura, desenho, dança, eles te ajudam a conseguir fundos pra colocar sua ideia em prática.


Saúde & Bem Estar


Mova Mais
O Mova Mais acompanha você em suas rotinas de exercícios e converte suas atividades em pontos nos principais programas de benefícios do país. Você converte milhas, descontos e outras coisas.

Tá Valendo
O Tá Valendo ajuda pessoas a terem acesso a medicamentos mais caros. Eles descobrem das farmácias os medicamentos que estão perto do prazo de validade e os vende por um custo menor para quem precisar da medicação.

Treinar Me
Se você está procurando um Personal Trainer, pode encontrar um perto de você no Treinar Me. Encontre educadores físicos, professores de artes marciais e outros profissionais pra te acompanhar nos exercícios diários.


Serviços


Tem Fila?
O Tem Fila é uma rede colaborativa de pessoas que compartilham informações em tempo real sobre o tempo de espera em filas de establecimentos (restaurantes, bares, baladas, teatro, cinema etc).

PetRoomie
Uma comunidade de pessoas que aceitam ficar com seu bixinho de estimação quando você for viajar ou sair de casa. Você procura o anfitrião que mais gostar e deixa seu bichinho com ele.

Eventick
No Eventick você pode criar o evento que quiser e vender ingressos para ele online, usando cartão de crédito, débito em conta ou boleto.

Motoboy
O Motoboy conecta motoboys próximos a pessoas que precisam enviar algo. Você entra, cadastra sua encomenda e o motoboy que se interessar por ela faz a coleta e a entrega.


Mobilidade Urbana


PegCar
O PegCar é uma comunidade que une proprietários de automóveis a pessoas que se interessam em alugá-los, sem necessidade de uma locadora.

Tripda
Tripda é uma rede de caronas no Brasil. Você pode pegar ou oferecer carona e gastar menos viajando ou se locomovendo para diversos destinos.

Bikes Compartilhadas
O Projeto de bicicletas compartilhadas como o Bike Sampa ou Bike Rio são estações inteligentes de bicicletas onde as pessoas podem pegá-las através de um aplicativo e devolvê-las na mesma ou em outra estação.

Bora Junto Táxi
No Bora Junto Táxi você encontra pessoas para compartilharem a corrida de táxi com você. Além de gastar menos você ainda pode conhecer gente legal.

Uber
Seu motorista particular”, como eles mesmos dizem, o Uber é uma rede de pessoas e motoristas que cobram pela carona.

Fleety
O Fleety é uma rede de aluguel de carros peer to peer. Você encontra o carro ideal para você e sua necessidade e aluga ele de outra pessoa.

Zascar
Zazcar é uma empresa que promove o compartilhamento de veículos entre pessoas. Com frota própria, eles permitem que você alugue um carro por período e o entregue em diversas regiões.


Utilidades


Love Mondays
O Love Mondays é uma comunidade colaborativa onde pessoas avaliam seus empregos e empresas e obtêm informações mais reais sobre as corporações.

Dujour
Na rede social Dujour, as pessoas que gostam de estar na moda podem compartilhar seus estilos e se inspirar à partir do que veem dos outros.

Glym.
O Glym. é uma comunidade que conecta pessoas à profissionais de estética. Nela, eles discutem e compartilham looks, assim como contratam serviços em domicílio ou em estabelecimentos.

Book Share
O Book Share é um acervo gigante de livros online. Uma comunidade formada por diversas pessoas que compartilham seus arquivos digitais de livros e permitem que outras pessoas leiam os conteúdos na internet.

Vandal
A Vandal é uma plataforma onde pessoas podem estilizar camisetas e criar suas próprias lojinhas com suas artes.

BLZ.
O Blz. é uma rede de delivery de manicures. Você encontra profissionais próximos a você e combina o horário e local para ser atentido.

Get Ninjas
O Get Ninjas é um classificado de profissionais específicos, que não costumam ser facilmente achados no mercado. Você pode procurar ou oferecer seus serviços.

Esperamos que gostem, usem e compartilhem mais!

Enquanto escrevia esse post, com certeza surgiram mais ideias, negócios, sites e aplicativos para colaborarmos e compartilharmos — fora os que não conhecemos ainda. Mas acredito que, com esses exemplos, já tem bastante ideia para ajudar você a levar uma vida mais colaborativa e compartilhada.

Caso conheça alguma outra ideia, estamos curiosíssimos pra conhecer também. Então compartilha conosco!

Abraço!