8 dicas para você arrasar na entrevista de trabalho

Daniella Almeida
Mar 20 · 5 min read

A jornada de busca por um emprego dos sonhos — não importa qual sonho seja o seu — pode ser bastante estressante. Ansiedade, insegurança e a famosa síndrome do impostor são velhos conhecidos que costumam nos visitar quando estamos nos lançando ao mercado de trabalho em busca de uma nova oportunidade.

Mas calma, garota!

Hoje, quero convidar você a fazer um exercício: feche os olhos e pense todo o caminho que você percorreu até aqui; o quanto você se preparou; o quanto você já sabe; todos os aprendizados que você obteve ao longo da sua trajetória!

Deixa eu te contar: você já tem tudo o que você precisa para dar o seu próximo passo profissional aí dentro de você. E com esse texto, só quero te ajudar a demonstrar todas as suas qualidades e garantir a vaga dos seus sonhos!

Aqui vai a lista com dez dicas para você arrasar em qualquer entrevista de emprego!

Seu currículo é o seu cartão de visitas. Invista tempo na construção do seu.

Um bom currículo é aquele que dá ao entrevistador um resumo de quem você é. Não é à toa que a palavra em inglês é “resume”. O entrevistador precisa ter uma boa ideia da sua trajetória, dos seus interesses e do que você está buscando profissionalmente.

Mais que valorizar a sua formação e os lugares pelos quais você passou anteriormente, é importante ressaltar as conquistas das quais você se orgulha e como elas foram definitivas para formar a profissional que você é hoje. Assim, em lugar de descrever as atividades da sua posição, conte um pouco sobre cada organização, seu papel institucional e o legado que você construiu ali. Seja breve e lembre-se: é só um aperitivo!

Se você nunca trabalhou e essa é a sua primeira busca por uma oportunidade profissional, aponte para as experiências que possibilitaram que você desenvolvesse habilidades e competências que você entende serem relevantes para a posição que você está pleiteando. Sua formação acadêmica, uma viagem que você tenha realizado, uma experiência de voluntariado que transformou a sua forma de olhar o mundo, um trabalho que você tenha escrito, tudo é válido.

Não se esqueça de deixar muito claro o seu objetivo profissional e incluir seus interesses pessoais. Ah! Seja sucinta e seletiva, um bom currículo é aquele que resume quem você é em uma lauda!

Pesquise. Pesquise. E depois, pesquise mais um pouquinho.

Conheça a organização onde você quer trabalhar. Saiba um pouco sobre a história desta organização, seus fundadores, como ela cresceu, qual é o momento que ela vive atualmente.

Investigue quais são os valores, a missão, o propósito da organização e quais as causas com as quais ela se relaciona. Reflita como o seu propósito pessoal e as causas nas quais você acredita se relacionam com os a organização.

Procure as notícias mais recentes sobre ela na internet, isso te ajudará a fazer uma fotografia mais precisa dos desafios e oportunidades que virão adiante. Pense como você, com as suas habilidades e competências e experiência pode contribuir para o crescimento dessa organização.

Entenda a descrição da vaga para a qual você está se candidatando. Saber o que te espera caso você seja aprovada te dá condições de ser propositiva durante a entrevista e aproveitar aquelas perguntas do tipo “O que você faria se…?”

Tome notas durante a sua pesquisa, inclusive sobre as dúvidas que forem surgindo ao longo desse processo investigativo. Essas anotações vão te ajudar muito em um próximo momento.

Prepare e treine o seu pitch pessoal!

Toda entrevista começa com apresentações. Esse é o momento em que você conta quem você é, de onde você vem e onde você quer chegar!

Comece contando sobre você e onde você está atualmente. Fale sobre o que você já faz e o que na sua atividade faz o seu coração bater mais forte. Enfatize as suas fortalezas, as conquistas que você teve durante a sua trajetória e termine comentando qual é o próximo passo que você gostaria de dar na sua carreira. Deixe claro porque você escolheu aquela posição e aquela organização e porque você é a pessoa perfeita para o trabalho.

Treine seu pitch para que ele caiba em mais ou menos três minutos. Treinar na frente do espelho é uma ótima opção! Quando estiver segura, chame uma amiga e apresente o seu pitch para ela. Peça que ela te dê feedbacks sobre como melhorá-lo.
O mais importante aqui é que você esteja 100% segura de que o seu pitch pessoal está totalmente alinhado com o quem você e o que você está buscando.

Entreviste o seu entrevistador! E prepare com antecedência as perguntas que você gostaria de fazer a ele.

Uma entrevista de sucesso é aquela em que as pessoas dialogam. É claro que você responderá a várias perguntas, mas essa é a melhor oportunidade para você exercitar tudo que você aprendeu na sua pesquisa! Sabe as dúvidas que você anotou? É hora de perguntar! Profissionais curiosas e propositivas, que demonstram leitura e interesse na organização e nas atividades relacionadas à posição para a qual estão se candidatando saem na frente. Além disso, você deixa a conversa mais fluida e tem a oportunidade de conhecer melhor as pessoas que poderão estar liderando o seu futuro time de trabalho!

Leve com você cópias do seu CV, do seu portfólio, papel e caneta.

É sempre bom ter esses materiais à mão. Além disso, você pode tomar notas para repensar algumas perguntas ou até mesmo utilizá-las na etapa seguinte do processo seletivo!

Planeje o trajeto até o local da entrevista com antecedência.

Assim você evita atrasos, evita ansiedade, e ganha tempo para entrar no seu modo “super profissional a caminho de conseguir o trabalho dos seus sonhos”.

Seja objetiva nas suas respostas.

Vamos falar mais sobre perguntas mais comuns em entrevistas de trabalho nos próximos artigos.
Mas a regra aqui é seja clara e objetiva. Responda o que te foi perguntado, se necessário cite um exemplo que evidencie o seu argumento e não fique constrangida em dizer que não sabe responder a alguma das perguntas ou não conhece algum assunto. Dizer “eu não sei” também é uma virtude e mostra que você está disposta a aprender.

Se torne uma candidata memorável.

Você se apresentou com um pitch matador, respondeu a todas as perguntas de forma objetiva, mostrou porque você é a pessoa perfeita para aquela posição, tirou todas as suas dúvidas. Agora você quer ser lembrada, certo?

Peça um cartão ao seu entrevistador e após a entrevista escreva agradecendo pela oportunidade e reiterando o quanto você quer estar ali. Acredite, você será lembrada.

Agora você está pronta para arrasar na sua entrevista. Lembre-se: esse é o melhor momento para estar onde você está, fazendo o que você está fazendo. A única coisa entre você e o trabalho dos seus sonhos é essa entrevista e você tem o controle da situação!

Boa sorte!

Laboratoria

Talent that transforms

Daniella Almeida

Written by

Communications Manager for Laboratória based in São Paulo

Laboratoria

Talent that transforms

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade