8 dicas para você arrasar na entrevista de trabalho

Daniella Almeida
Mar 20 · 5 min read

A jornada de busca por um emprego dos sonhos — não importa qual sonho seja o seu — pode ser bastante estressante.

Mas calma, garota!

Hoje, quero convidar você a fazer um exercício: feche os olhos e pense todo o caminho que você percorreu até aqui; o quanto você se preparou; o quanto você já sabe; todos os aprendizados que você obteve ao longo da sua trajetória!

Deixa eu te contar: você já tem tudo o que você precisa para dar o seu próximo passo profissional aí dentro de você. E com esse texto, só quero te ajudar a demonstrar todas as suas qualidades e garantir a vaga dos seus sonhos!

Aqui vai a lista com dez dicas para você arrasar em qualquer entrevista de emprego!

Seu currículo é o seu cartão de visitas. Invista tempo na construção do seu.

Um bom currículo é aquele que dá ao entrevistador um resumo de quem você é. Não é à toa que a palavra em inglês é “resume”. O entrevistador precisa ter uma boa ideia da sua trajetória, dos seus interesses e do que você está buscando profissionalmente.

Assim, em lugar de descrever as atividades da sua posição, conte um pouco sobre cada organização, seu papel institucional e o legado que você construiu ali. Seja breve e lembre-se: é só um aperitivo!

Se você nunca trabalhou e essa é a sua primeira busca por uma oportunidade profissional,. Sua formação acadêmica, uma viagem que você tenha realizado, uma experiência de voluntariado que transformou a sua forma de olhar o mundo, um trabalho que você tenha escrito, tudo é válido.

Não se esqueça de deixar muito claro o seu objetivo profissional e incluir seus interesses pessoais. Ah!

Pesquise. Pesquise. E depois, pesquise mais um pouquinho.

Conheça a organização onde você quer trabalhar. Saiba um pouco sobre a história desta organização, seus fundadores, como ela cresceu, qual é o momento que ela vive atualmente.

Procure as notícias mais recentes sobre ela na internet, isso te ajudará a fazer uma fotografia mais precisa dos desafios e oportunidades que virão adiante.

Entenda a descrição da vaga para a qual você está se candidatando. Saber o que te espera caso você seja aprovada te dá condições de ser propositiva durante a entrevista e aproveitar aquelas perguntas do tipo “O que você faria se…?”

Tome notas durante a sua pesquisa, inclusive sobre as dúvidas que forem surgindo ao longo desse processo investigativo. Essas anotações vão te ajudar muito em um próximo momento.

Prepare e treine o seu pitch pessoal!

Toda entrevista começa com apresentações. Esse é o momento em que você conta quem você é, de onde você vem e onde você quer chegar!

Comece contando sobre você e onde você está atualmente. Fale sobre o que você já faz e o que na sua atividade faz o seu coração bater mais forte. Enfatize as suas fortalezas, as conquistas que você teve durante a sua trajetória e termine comentando qual é o próximo passo que você gostaria de dar na sua carreira. Deixe claro porque você escolheu aquela posição e aquela organização e porque você é a pessoa perfeita para o trabalho.

Treinar é uma ótima opção! e apresente o seu pitch para ela. sobre como melhorá-lo.
O mais importante aqui é que você esteja 100% segura de que o seu pitch pessoal está totalmente alinhado com o quem você e o que você está buscando.

Entreviste o seu entrevistador! E prepare com antecedência as perguntas que você gostaria de fazer a ele.

Uma entrevista de sucesso é aquela em que as pessoas dialogam. É claro que você responderá a várias perguntas, mas essa é a melhor oportunidade para você exercitar tudo que você aprendeu na sua pesquisa! Sabe as dúvidas que você anotou? É hora de perguntar! Profissionais curiosas e propositivas, que demonstram leitura e interesse na organização e nas atividades relacionadas à posição para a qual estão se candidatando saem na frente. Além disso, você deixa a conversa mais fluida e tem a oportunidade de conhecer melhor as pessoas que poderão estar liderando o seu futuro time de trabalho!

Leve com você cópias do seu CV, do seu portfólio, papel e caneta.

É sempre bom ter esses materiais à mão. Além disso, você pode tomar notas para repensar algumas perguntas ou até mesmo utilizá-las na etapa seguinte do processo seletivo!

Planeje o trajeto até o local da entrevista com antecedência.

Assim você evita atrasos, evita ansiedade, e ganha tempo para entrar no seu modo “super profissional a caminho de conseguir o trabalho dos seus sonhos”.

Seja objetiva nas suas respostas.

Vamos falar mais sobre perguntas mais comuns em entrevistas de trabalho nos próximos artigos.
Mas a regra aqui é seja clara e objetiva. Responda o que te foi perguntado, se necessário cite um exemplo que evidencie o seu argumento e não fique constrangida em dizer que não sabe responder a alguma das perguntas ou não conhece algum assunto. Dizer “eu não sei” também é uma virtude e mostra que você está disposta a aprender.

Se torne uma candidata memorável.

Você se apresentou com um pitch matador, respondeu a todas as perguntas de forma objetiva, mostrou porque você é a pessoa perfeita para aquela posição, tirou todas as suas dúvidas. Agora você quer ser lembrada, certo?

Peça um cartão ao seu entrevistador e após a entrevista escreva agradecendo pela oportunidade e reiterando o quanto você quer estar ali. Acredite, você será lembrada.

Agora você está pronta para arrasar na sua entrevista. Lembre-se: esse é o melhor momento para estar onde você está, fazendo o que você está fazendo. A única coisa entre você e o trabalho dos seus sonhos é essa entrevista e você tem o controle da situação!

Boa sorte!

Laboratoria

Talent that transforms

Daniella Almeida

Written by

Communications Manager for Laboratória based in São Paulo

Laboratoria

Talent that transforms