A primeira geração de front-end developers da Laboratória São Paulo e porque estamos tão orgulhosos em apresentá-las para o mercado de tecnologia

Regina Acher
Oct 16, 2018 · 3 min read

pouco mais de um ano, começamos a estudar a possibilidade de trazer a Laboratória para o Brasil. Na América Latina, a Laboratoria já havia impactado a vida de algumas centenas de mulheres, dando a elas a oportunidade de construir uma carreira na área de tecnologia, transformando suas vidas e o ambiente corporativo das empresas que as recebem.

Começamos as operações da sede da Laboratoria em São Paulo em Fevereiro deste ano, com o desafio de replicar esses resultados. Nossa Convocatória recebeu mais de 5 mil inscrições, entre as quais selecionamos 60 mulheres cheias de garra e talento que passaram por um processo seletivo longo, criterioso e muito competitivo.
Além do talento e do perfil perfeito para se tornarem profissionais bem sucedidas no setor de tecnologia, suas histórias se tornaram verdadeiras inspirações para a nossa equipe! Histórias como a de Juliana Silva — a Ju — professora de formação e mãe do pequeno Michael, de 3 anos. Ju saiu de Solidão — uma cidadezinha do interior de Pernambuco — para procurar melhores oportunidades no mercado de trabalho junto ao marido e no caminho encontrou a Laboratoria. São histórias como a dela que movem a nossa equipe e garantem o fôlego e a ambição para pensar grande e escalar o projeto, oferecendo essa oportunidade a um número cada vez maior de mulheres.

Construímos ao longo desses meses uma equipe de formação capaz de dar às nossas alunas, a melhor formação em front-end development, usando um modelo de aprendizagem e um conteúdo ainda não testado no Brasil anteriormente.

O bootcamp da Laboratoria é exigente, usamos a metodologia ágil e simulamos um ambiente profissional dentro de sala de aula, colocando nossas alunas em situações de pressão em que elas precisam se superar trabalhando em equipe e resolvendo problemas reais.

Essa turma tem superado as nossas expectativas, estamos muito felizes com a velocidade em que podem absorver todo o conteúdo, muitas vezes de forma autônoma, e desenvolver produtos com um grau considerável de complexidade para desenvolvedoras juniores.

Nossa primeira turma se forma no final de outubro e acredito que superaremos as expectativas das empresas de tecnologia que contratarão o talento feminino da Laboratoria.

Para celebrar a conclusão desse primeiro ciclo e abrir espaço para que as empresas de tecnologia e as nossas alunas recém formadas se conectem de maneira inovadora, a Laboratória realiza o Talent Fest.

Mais do que um hackathon de 36 horas, o Talent Fest da Laboratoria é uma oportunidade única de conhecer e avaliar o talento das mulheres que passaram pelo nosso bootcamp. Durante o evento, nossas alunas se dividem em squads de trabalho, responsáveis por desenvolver um produto cuja base é um desafio real e cotidiano que a equipe de tecnologia da sua empresa poderá sugerir. Participando do evento, você e o seu time podem selecionar talento diretamente do nosso pool, e avaliar na prática durante o hackathon os skills técnicos e socioemocionais das nossas graduadas. É uma ótima chance de recrutar talentos de forma rápida e eficiente. Você pode entender um pouco melhor aqui porque a oferta de talento da Laboratoria é a melhor do mercado de tecnologia latino-americano.

O convite para conhecer e participar do Talent Fest está aberto a todas as empresas, de todos os tamanhos, que estão procurando talento tech para formar equipes mais diversas e poderosas, que tenham o intuito de crescer agressivamente em um mercado que está em perene transformação. O Talent Fest acontece nos dias 08 e 09 de Novembro, na ESPM Tech.

Para conhecer mais sobre a Laboratoria, o Talent Fest e se aproximar da nossa comunidade de clientes e parceiros, basta clicar aqui.

Nossa equipe ficará muito feliz em conhecer a sua empresa e apresentar o trabalho de desenvolvimento de talentos que estamos realizando no Brasil. Tenho certeza de que você será tão inspirado a transformar o mercado de tecnologia através da diversidade quanto nós estamos!

Laboratoria

Talent that transforms

Regina Acher

Written by

City Director for Laboratoria São Paulo

Laboratoria

Talent that transforms

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade