A primeira geração de front-end developers da Laboratória São Paulo e porque estamos tão orgulhosos em apresentá-las para o mercado de tecnologia

Regina Acher
Laboratoria
Published in
3 min readOct 16, 2018

pouco mais de um ano, começamos a estudar a possibilidade de trazer a Laboratória para o Brasil. Na América Latina, a Laboratoria já havia impactado a vida de algumas centenas de mulheres, dando a elas a oportunidade de construir uma carreira na área de tecnologia, transformando suas vidas e o ambiente corporativo das empresas que as recebem.

Começamos as operações da sede da Laboratoria em São Paulo em Fevereiro deste ano, com o desafio de replicar esses resultados. Nossa Convocatória recebeu mais de 5 mil inscrições, entre as quais selecionamos 60 mulheres cheias de garra e talento que passaram por um processo seletivo longo, criterioso e muito competitivo.
Além do talento e do perfil perfeito para se tornarem profissionais bem sucedidas no setor de tecnologia, suas histórias se tornaram verdadeiras inspirações para a nossa equipe! Histórias como a de Juliana Silva — a Ju — professora de formação e mãe do pequeno Michael, de 3 anos. Ju saiu de Solidão — uma cidadezinha do interior de Pernambuco — para procurar melhores oportunidades no mercado de trabalho junto ao marido e no caminho encontrou a Laboratoria. São histórias como a dela que movem a nossa equipe e garantem o fôlego e a ambição para pensar grande e escalar o projeto, oferecendo essa oportunidade a um número cada vez maior de mulheres.

Construímos ao longo desses meses uma equipe de formação capaz de dar às nossas alunas, a melhor formação em front-end development, usando um modelo de aprendizagem e um conteúdo ainda não testado no Brasil anteriormente.

O bootcamp da Laboratoria é exigente, usamos a metodologia ágil e simulamos um ambiente profissional dentro de sala de aula, colocando nossas alunas em situações de pressão em que elas precisam se superar trabalhando em equipe e resolvendo problemas reais.

Essa turma tem superado as nossas expectativas, estamos muito felizes com a velocidade em que podem absorver todo o conteúdo, muitas vezes de forma autônoma, e desenvolver produtos com um grau considerável de complexidade para desenvolvedoras juniores.

Nossa primeira turma se forma no final de outubro e acredito que superaremos as expectativas das empresas de tecnologia que contratarão o talento feminino da Laboratoria.

Para celebrar a conclusão desse primeiro ciclo e abrir espaço para que as empresas de tecnologia e as nossas alunas recém formadas se conectem de maneira inovadora, a Laboratória realiza o Talent Fest.

Mais do que um hackathon de 36 horas, o Talent Fest da Laboratoria é uma oportunidade única de conhecer e avaliar o talento das mulheres que passaram pelo nosso bootcamp. Durante o evento, nossas alunas se dividem em squads de trabalho, responsáveis por desenvolver um produto cuja base é um desafio real e cotidiano que a equipe de tecnologia da sua empresa poderá sugerir. Participando do evento, você e o seu time podem selecionar talento diretamente do nosso pool, e avaliar na prática durante o hackathon os skills técnicos e socioemocionais das nossas graduadas. É uma ótima chance de recrutar talentos de forma rápida e eficiente. Você pode entender um pouco melhor aqui porque a oferta de talento da Laboratoria é a melhor do mercado de tecnologia latino-americano.

O convite para conhecer e participar do Talent Fest está aberto a todas as empresas, de todos os tamanhos, que estão procurando talento tech para formar equipes mais diversas e poderosas, que tenham o intuito de crescer agressivamente em um mercado que está em perene transformação. O Talent Fest acontece nos dias 08 e 09 de Novembro, na ESPM Tech.

Para conhecer mais sobre a Laboratoria, o Talent Fest e se aproximar da nossa comunidade de clientes e parceiros, basta clicar aqui.

Nossa equipe ficará muito feliz em conhecer a sua empresa e apresentar o trabalho de desenvolvimento de talentos que estamos realizando no Brasil. Tenho certeza de que você será tão inspirado a transformar o mercado de tecnologia através da diversidade quanto nós estamos!

--

--