Laboratória recebe: Py Ladies

Daniella Almeida
Feb 8 · 3 min read

O ano de 2019 começou agitado para a nossa sede em São Paulo!

Uma das nossas metas para este ano é fortalecer a comunidade de mulheres em tecnologia promovendo encontros e Meet Ups, recebendo coletivos parceiros e forjando parcerias estratégicas para a consolidação desse objetivo. E começamos bem! Já em Janeiro recebemos as PyLadies São Paulo para o seu primeiro encontro semestral de 2019.

Tá, mas espera, o que é Py Ladies?

As PyLadies são um grupo internacional, apoiado pela Python Software Foundation. As comunidades são independentes e qualquer mulher que trabalhe com Python e queira desenvolver um trabalho em comunidade pode abrir um grupo de PyLadies em sua cidade. Atualmente, temos vários grupos regionais no Brasil, espalhados por cidades como São Paulo, Curitiba, Manaus, São Carlos entre muitas outras, além do coletivo nacional, o PyLadies Brasil.

Os coletivos se organizam de maneira autônoma e horizontal. As PyLadies São Paulo se reúnem desde 2016 e juntas organizam cursos, palestras e grupos de estudo de forma voluntária, sempre buscando o empoderamento feminino dentro da comunidade de tecnologia, começando pelo incentivo à entrada de novas profissionais na indústria. Além disso, as PyLadies também reúnem mulheres que já trabalham com a linguagem ou que gostariam de utilizar suas várias ferramentas no dia-a-dia, para cursos específicos e grupos de estudo.

Py… what? Uma linguagem de programação arrojada!

Python é uma linguagem de programação criada por Guido van Rossum em 1991. Altamente expressiva e legível, é utilizada em várias frentes de tecnologia, de desenvolvimento web a ciência de dados. Por esse motivo, tem sido muito utilizada como primeira linguagem para o ensino de lógica de programação: é uma linguagem de alto nível, o que significa que está muito mais próxima da linguagem humana em termos de legibilidade e, portanto, sua sintaxe é mais acessível para pessoas iniciantes na área. Você pode ler mais sobre essa linguagem de programação clicando aqui.

O encontro

O primeiro encontro das PyLadies recepcionado pela Laboratória São Paulo aconteceu no dia 19 de Janeiro. Nós recebemos 15 PyLadies em nossa sede e elas aproveitaram o encontro para discutir e apresentar propostas de atividades para o primeiro semestre de 2019. As participantes conversaram sobre o sentido da comunidade e quais trabalhos gostariam de desenvolver, organizaram o calendário de eventos e dividiram tarefas.

Como tudo relativo à comunidade, a participação no evento semestral de planejamento foi livre e aberta à todas as interessadas em participar sem requisitos mínimos de comprometimento: todas as participantes podem contribuir com sugestões ou até assumir a organização de algum curso, encontro ou evento.

Agora, o próximo passo é colocar em prática o calendário desenhado neste encontro e isso significa que muito possivelmente receberemos mais encontros dessa rede incrível de mulheres.

Este é um trabalho que se aproxima da Laboratória em várias frentes: temos o propósito comum de incentivar mulheres a ocuparem espaços em todas as áreas de indústria tech, criamos e implementamos ferramentas de aprendizagem para isso e incentivamos a consolidação de uma comunidade de mulheres forte e engajada.

Tem interesse em aprender Python ou já trabalha com essa linguagem de programação e quer se unir às PyLadies? É só acompanhar a página do coletivo paulistano aqui, e a página das PyLadies Brasil aqui. Você também pode escrever para o e-mail: saopaulo@pyladies.com

Não deixe de ficar de olho na página da Laboratória São Paulo para saber dos próximos encontros e Meet Ups que acontecerão na nossa sede!

Laboratoria

Talent that transforms

Daniella Almeida

Written by

Communications Manager for Laboratória based in São Paulo

Laboratoria

Talent that transforms

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade