Segunda etapa da seleção

O temido exame

O post que todos esperavam chegou! Ou pelo menos é isso que todas pensamos aqui na Laboratória pela quantidade de perguntas sobre isso que recebemos todos os dias. Não sabemos se essas dúvidas surgem devido à temida palavra “exame” ou porque talvez não tenhamos conseguido explicar bem sobre esta etapa do processo de seleção. Por isso, decidimos escrever este artigo, para te dar mais informações sobre o exame e acalmar seus nervos, tanto quanto for possível.

Primeiramente, deixe-me reforçar algo muito importante: você não tem que estudar para este exame. Não comece a tirar a poeira dos seus livros de biologia, física e história. O teste da Laboratória não é focado em ver o quanto você sabe, mas sim em conhecer a sua capacidade de aprender.

Olhe como ela está feliz com a idéia de fazer o exame

Bem, agora você está se perguntando como sabemos quem tem capacidade de aprender. Desde o início da Laboratória, estamos trabalhando nesse teste para que nos dê precisamente esta informação. Definitivamente, o teste não é perfeito, mas nos permite avaliar se uma candidata terá sucesso em nosso programa. Hoje, o exame da Laboratória tem 5 seções. Cada uma nos diz algo diferente sobre você. O bom de ter tantas seções é que se você não vai muito bem em uma delas, você pode compensar com os resultados das outras 3 e assim saberemos qual é o seu ponto forte.

E eu acho que já sei qual será a próxima pergunta: o que é cada seção?

  1. Compreensão de texto
  2. Raciocínio lógico
  3. Personalidade — Parte 1
  4. Personalidade — Parte 2
  5. Matemática

Como você pode ver, três das seções são testes de habilidade e uma de personalidade. A seguir te dou uma explicação sobre cada seção e o que cada teste nos permite aprender sobre você.

1. Compreensão de texto

Nesta parte do exame te daremos um texto relacionado à programação. Pode ser de uma introdução a um tema que vamos abordar no treinamento. O texto destina-se exclusivamente a iniciantes, para que você não precise saber nada sobre programação. O que nos interessa é ver se, quando você lê, armazena as informações relevantes, e então consegue responder a perguntas sobre o que você leu.

A dica para você fazer bem esta seção é ler com cuidado e atenção. Se você tiver tempo, pode até ler 2 vezes, para ter certeza de que não perdeu nada importante.

Duração recomendada: 90 minutos

2.Raciocínio lógico

As perguntas nesta seção nos permitem analisar a forma como você pensa e como resolve problemas. Uma pergunta típica nesta parte do exame são série ou sequências. Exemplo básico: se você tem a seguinte sequência de 1, 3, 5, 7 … Que número vem a seguir? A resposta, neste caso, seria 9. Nem todas as perguntas vão ser tão simples, mas este exemplo pode te dar uma idéia.

IMPORTANTE: Para esta seção, você deve ter um pedaço de papel e um lápis, podendo resolver os exercícios na mão e colocar na plataforma apenas a resposta.

Se você prestar atenção para o exemplo, resolverá o exame facilmente.

A chave para você fazer bem esta seção é prestar muita atenção para a pergunta e localizar rapidamente os padrões. Também é importante não levar muito tempo em uma única pergunta. Neste tipo de questão, é muito fácil ficar muito tempo pensando na resposta.

Duração recomendada: 50 minutos

3. Personalidade — Parte 1

Você provavelmente já fez um desses testes em algum momento de sua vida. Eles são bastante comuns. Se você não tiver feito ou não se lembrar, é importante saber que neste teste (e em todos os testes psicológicos) não há respostas certas ou erradas. Suas respostas só nos darão uma idéia de sua personalidade, atitude e humor.

Este teste consiste de várias (mais de 200!) frases sobre sentimentos ou humor. Seu trabalho é responder se concorda ou discorda das declarações. Por exemplo:

  • Todos os dias eu estou feliz.
  • Eu choro mais do que outras pessoas.
  • Eu amo conviver com meus amigos.

Durante o exame, você colocará o quanto concorda com cada frase, se você acha que se aplica a você ou não. É muito importante responder da forma mais honesta possível. Não tente responder o que você acha que deve responder. Queremos conhecer você, e não a pessoa que você acha que estamos buscando.

A chave neste teste é a paciência, porque embora não seja difícil, pode ser um pouco cansativo pelo número de perguntas. A única coisa que posso recomendar é que você se estique, respire profundamente e fique confortável antes de começar.

Número de questões: 240

Duração recomendada: 45 minutos

Alunas conversando sobre quando fizeram seus testes

4. Personalidade — Parte 2

Na parte 2 do teste, falaremos sobre como você reagiria em situações cotidianas. Ex. Você está nervosa porque você tem que falar em público em sua universidade sobre um projeto em que você está trabalhando. E daremos opções de como lidar com essas situações. 
Embora mais de uma opção seja aceitável, pedimos que você considere apenas uma, a mais eficaz. Ou seja, a opção que você teria mais chances de sucesso diante da situação apresentada.
É importante lembrar que você não tem que escolher o que você faria, mas sim selecionar a resposta mais eficaz nesta situação.

Duração recomendada: 20 minutos

5. Matemática

A última seção é a de matemática. Depois de seções de leitura e lógica, você teve chance de descansar seu cérebro com os três testes psicológicos que se seguiram, então, agora deve estar pronta para lidar com a seção de matemática.

Muitas mulheres ficam paralisadas diante da matemática. E a verdade é que eu entendo. Como vamos gostar, se desde pequenas ouvimos o estereótipo de que nós não somos boas para isso? Existem estudos indicam que mesmo as mulheres que vão bem em matemática, não acham que vão tão bem. Você vai concordar comigo que é hora de mudar isso.

Para que você veja que não há motivo para pânico, eu te mostro um exemplo de pergunta. essa pergunta não está no teste, mas se parece muito com as que estão.

A idade de Rosa é multiplicada por 5 e a este resultado soma-se 3. Dividindo-se esse resultado por 2 chega-se a 19. Qual a idade de Rosa?

Como você pode ver, estas questões não são exatamente de matemática e sim de raciocínio lógico, por isso, não precisa se preocupar. Além disso, você pode estar um pouco cansada do teste neste momento, mas siga em frente faltará pouco para você terminar. Algumas perguntas de matemática não são tão difíceis assim.

As últimas 5 perguntas desta seção são um pouco mais complexas, mas não se assuste. Em primeiro lugar, porque são apenas 5 perguntas. E em segundo lugar, o objetivo destas perguntas não é ver o quanto você sabe matemática. O que queremos é ver se você consegue resolver alguns problemas quando te damos exemplos de como eles são resolvidos. Portanto, antes de responder a estas 5 perguntas, vamos explicar como estes exercícios são resolvidos. Então você vai ter todas as informações necessárias para que você possa responder as últimas questões do exame.

A chave para você fazer bem esta seção é não entrar em pânico, ler com atenção a pergunta e responder da melhor maneira possível. E se você não for realmente boa em matemática, não se preocupe. Você terá mais 3 seções para mostrar que merece ir para a Laboratória.

Duração recomendada: 45 minutos

********

Eu espero que depois desta explicação (super) detalhada do exame da Laboratória, você decida tentar. Sim, é muito tempo, mas não é difícil. Para terminar seguem alguns lembretes e recomendações finais:

i) No total, o exame demora cerca de 4 horas. Você não pode parar, salvar e seguir em outro dia. Todas as seções do exame devem ser respondidas sem interrupção. Tente ir ao banheiro antes de começar para não ter que parar, mas se precisar ir durante o exame tudo bem. Tente não fazer muitas pausas porque você tem o tempo contado.

ii) Você é responsável por controlar o tempo. Por isso, tem que estar ciente do tempo que você gasta em cada seção para não gastar todo tempo recomendado. Isso é algo que avaliamos para ver como você é na organização do tempo e em seguir instruções. Mantenha um relógio em mãos para facilitar esse controle.

iii) Não demore muito em cada seção. Não adianta responder bem as 2 primeiras seções se você não conseguir chegar nas próximas.

iv) Tenha uma folha de papel e lápis para a seção de lógica. Você poderá resolver o exercício no papel e colocar no computador apenas a resposta final, onde diz “Escreva aqui a sua resposta” (óbvio não?).

v) Escolha bem o lugar onde você fará o exame. Não é fácil pensar em lugares muito barulhentos.

vi) Lembre-se que precisa de um computador com uma conexão de internet estável durante 4 horas. Se não tem acesso a um, nos envie um email para o infosp@laboratoria.la e vamos te enviar algumas opções de lugares onde você possa fazer o exame.

vii) É muito importante dormir bem na noite anterior aos exames. Você deve estar alerta e 100% para dar o melhor de você.

viii) O mais importante de tudo é… não fique nervosa !! Tudo vai dar certo!!

Como sempre, se você tiver perguntas adicionais, por favor, não hesite em escrever no Facebook, ou enviar um e-mail para infosp@laboratoria.la

Até a próxima!

Escrito por Jimena de Haro
Traduzido e adaptado por Adriana Arantes