Onde está a criatividade na pós-graduação?

Laboratório de Carreira
laboratoriodecarreira

--

Quando você pensa em criatividade, quais locais ou pessoas vêm ao pensamento imediatamente?

Precisamos falar sobre isso.

Entender que criatividade é algo restrito às atividades artísticas é errado. Mas não sinta-se culpado se a imagem que veio à sua mente foi a de um designer, de pintor ou escritor, porque vamos demonstrar que essa é uma habilidade exercitável no dia a dia e também é uma das três mais destacadas em importância para o mercado de trabalho, segundo previsões do Fórum Econômico Mundial.

Ser criativo é encontrar soluções de forma inovadora para problemas de todos os tamanhos, de forma que o resultado seja a realização — pessoal e profissional -, independente da área de atuação. É por isso que essa mensagem é para você, pós-graduando.

A 4ª Revolução Industrial vem trazendo a reinvenção das profissões, tornando algumas obsoletas quando são substituíveis por máquinas e tecnologia, e também vem gerando novas profissões. Ainda que, em breve, 30% a 40% dos empregos de hoje sejam extintos e substituídos pelo computador, segundo estudos, uma coisa é certa: a criatividade é o diferencial decisivo para que algumas carreiras persistam. Afinal, as máquinas ainda não possuem criatividade e habilidade de desenvolvimento de ideias alternativas.

Não é à toa que a área criativa empregava aproximadamente 900 mil profissionais e movimentou R$ 126 bilhões, apenas no Brasil, segundo os dados mais recentes da Firjan (2013).

Mas, afinal, do que se trata a tal da criatividade?

Experimentamos criatividade quando houver uma fusão equilibrada entre:

  • o acúmulo de conhecimento e de experiência;
  • a motivação para o trabalho e
  • habilidades inventivas.

É exatamente onde e quando essas três capacidades se sobrepõem que acontece a “mágica”. Se qualquer uma delas estiver presente separadamente, ou em falta, trará um resultado desastroso. Por exemplo, para que serve uma habilidade de invenção se você não estiver motivado e nem possuir experiência o bastante? Ou se você é um poço de conhecimento e motivação mas não detém as habilidades necessárias?

Tenha certeza de estar sempre no centro do diagrama.

A verdade é que todos estamos, em uma hora ou em outra, munidos dos fatores da criatividade. Todos buscamos soluções criativas, mesmo que inconscientemente. O pós-graduando faz tanto isso que talvez nem perceba.

Agora chegamos à pergunta inicial: onde está a criatividade na pós-graduação?

Independente da área de pesquisa, a escassez de recursos é um cenário comum, mas que acaba sendo a maior força motriz da criatividade do pós graduando. Seja na alteração do caminho do projeto em função de restrições ou em alguma gambiarra genial na parte prática: é na adversidade que ele encontra na criatividade a solução.

Ao trabalhar na produção de artigos, essa habilidade também é crucial. Sabemos que nem sempre uma pesquisa segue uma trajetória linear e que várias pesquisas podem convergir em um único objetivo. O resultado disso é um desafio imenso para o pós graduando: tentar fazer com que o artigo não pareça uma bola de restos de sabonete. É tarefa dele juntar os pedacinhos diferentes, unir resultados para transformar peças independentes em um belo mosaico. E ele é ótimo nisso!

Também na hora de conectar conhecimentos para construir uma hipótese, uma nova linha de pesquisa ou escolher a melhor metodologia a seguir, as decisões tomadas com base em um raciocínio criativo geralmente são a melhor saída.

E onde mais a criatividade pode fazer a diferença, mas ainda não é tão utilizada?

É justamente quando o assunto muda para habilidades sociais ou mercado de trabalho, que vemos que o pós-graduando ainda tem um grande espaço onde deve se desenvolver. Quando falamos em construir um currículo de forma inovadora e atrativa, portar-se de forma diferenciada e surpreender em uma entrevista ou em exercitar as habilidades ao apresentar-se em público, ainda há muito terreno a ser explorado.

A certeza é de que o pós-graduando é criativo, ele precisa apenas educar seu cérebro para buscar formas inovadoras em tudo o que estiver desenvolvendo. Criatividade pode ser uma ferramenta utilizada com naturalidade pelo ser humano, basta praticar atributos simples, como:

  • agilidade,
  • sensibilidade,
  • sagacidade,
  • confiança,
  • raciocínio e
  • subjetividade.

A selva do mercado de trabalho já exige criatividade como um critério básico de sobrevivência, sendo assim o profissional criativo é dotado de uma vantagem competitiva.

Então, se falei que é fácil fazer disso uma realidade para você, veja como:

Experimente expandir a sua criatividade por meio de atividades simples, como o pensamento visual, o mapa mental, o bom e conhecido brainstorming e, é claro, exercícios de autoconhecimento. Saiba claramente como está funcionando a sua fábrica de ideias (chamada cérebro) e quais as estratégias que funcionam, então, não hesite em colocar em prática!

Aquele quadro branco do seu laboratório é usado para que, mesmo? Veja-o como uma tela pronta para receber seus mais criativos raciocínios. Projetos paralelos e outras atividades fora da pós-graduação também auxiliam no desenvolvimento de um comportamento criativo, além de variar o ambiente ao qual se está exposto. Atividades artísticas (sim! Não poderíamos deixar de falar nelas), dar combustível à sua curiosidade, aprender coisas que você pensa que não servem para nada — tudo isso faz parte do processo de desbloqueio, de abrir a mente e permitir-se ser criativo.

Também existe todo o tipo de qualificação em criatividade, desde mestrados profissionais, strictu sensu, EAD, especializações, centros inteiros dedicados a isso, até cursos de curta duração presenciais ou online. O que não existe é desculpa para manter-se parado onde você está.

O que você ganha com isso? consegue enfrentar melhor os problemas, torna a autocobrança algo com proporções mais brandas, amplia horizontes pessoais e profissionais, além de atingir o reconhecimento pelo potencial extraordinário que pode estar dormente dentro de você. A criatividade ajuda a criar o caminho, e não o conhecimento estático. Com o caminho traçado, é mais simples chegar ao objetivo que se deseja nos próximos anos. Não sabemos o que aguarda os pós graduandos no futuro, mas sabemos que os criativos estarão aptos para lidar com os próximos desafios e com as mudanças significativas que encontrarem no caminho.

Mas não se trata de uma característica individual: a figura da descoberta por meio de uma única pessoa que ao gritar “eureka!” é ilusória, pois a verdadeira criatividade deve surgir ser em um ambiente cultivado, resultado da cooperação entre diversas pessoas de um time.

Na sua vida profissional, o uso da criatividade permite gerar valor, ainda que, mesmo a partir de recursos limitados, além de possibilitar encontrar novos meios para empregar aquilo que você já possui. Acima de tudo, permite enxergar através das dificuldades, até exatamente onde estão as oportunidades. Então, quanto maior o cenário de desafio em que você se encontra, maior a oportunidade que você tem em mãos: basta conseguir enxergar. Seja criativo!

Veja outros textos do Laboratório de Carreira que vão te ajudar a construir uma carreira, canalizar sua criatividade e até gerar renda extra:

Como transformar meu conhecimento em renda?

Autoconhecimento e carreira profissional

Onde tem espaço para inovação?

Equipe do LdC

--

--

Laboratório de Carreira
laboratoriodecarreira

Transformar e desenvolver os jovens brasileiros para prepará-los na conquista do seu sonho de vida e carreira. https://www.facebook.com/laboratoriodecarreira