Prepare-se para a Transformação Digital

Dimas Augusto
labsit
Published in
3 min readSep 19, 2018

Você sabe o que é transformação digital? Sabe o que uma empresa deve fazer para começar esse processo? Não? Apesar de muito presente nas discussões de hoje, o conceito de transformação digital ainda é nebuloso para as empresas. Para você essa ideia também não está clara? Antes de entrar em profundo desespero, saiba de uma coisa: o primeiro passo agora é entender que, para saber por onde começar a mudança, antes você precisa aprender corretamente o seu conceito. É o que vamos fazer aqui e AGORA.

Transformação digital é o termo atribuído quando as empresas utilizam tecnologia para a otimização dos seus serviços ou produtos — tanto no que diz respeito a experiência dos clientes, atendimento personalizado, entregas relevantes, quanto para fomento das atividades dos colaboradores.

Antes de continuar, tenho que lembrá-lo(a) de um fator importante: você não deve confundir transformação tecnológica com a digital. A primeira citada refere-se apenas a incluir recursos tecnológicos, não muito sofisticados, em uma estrutura convencional, enquanto a segunda vai mais além. Ela envolve uma modernização radical, com foco principal em gerar valor para seus dois públicos medulares: o CLIENTE e a EQUIPE.

Mas então isso quer dizer que atualmente, com a pauta cada dia mais presente nas reuniões e encontros de negócios, não faltam investimentos por parte das empresas para começar os processos de otimização? Sim… e não. Apesar de executivos da alta liderança das organizações já terem percebido essa movimentação no mercado e já enxergarem valor nisso, alguns ainda se veem muito distante de colocar essa iniciativa em prática, efetivamente.

Se você também faz parte dessa parcela do mundo corporativo que sabe que algo precisa mudar, mas não tem a mínima ideia de por onde começar, fique tranquilo. Sabemos que essa etapa não é nada fácil, portanto vamos ajuda-lo(a) a entender quais os primeiros passos para iniciar toda a mudança.

Aprenda com as práticas do mercado

Muitos ainda não sabem, mas a transformação digital já é realidade em diversos setores do Brasil. Um exemplo bastante claro hoje são os meios de pagamentos. Foram necessários apenas alguns meses para que surgissem novas opções de transações financeiras rápidas, seguras e eficazes, que são efetuadas por meio de dispositivos que vão além do tradicional cartão, como pulseiras, chips e adesivos, ou que utilizam novos recursos como o ApplePay ou SamsungPay.

Outra área que também ganhou destaque nessa era da transformação digital foi a de serviços. Além do já muito famoso Uber que revolucionou o deslocamento urbano, atualmente em São Paulo já é possível encontrar aplicativos que melhoram as filas para pagamento da conta em bares, restaurantes, estacionamentos, por meio do oferecimento de uma plataforma onde você pode efetuar a transação em um aplicativo próprio do estabelecimento. A indústria automobilística também tem estudado na transposição do motor de combustão para mobilidade elétrica e conectividade digital.

Por onde começar?

Hoje, já existem diversos recursos e tecnologias que podem ser desenvolvidos para otimizar seu serviço (ou produto), bem como os processos produtivos. Alguns dos exemplos que temos atualmente são:

_Big Data;

_IoT (Internet das Coisas);

_Realidade Virtual;

_Inteligência Artificial (AI);

_Business Inteligence;

_Método Lean;

_Design Thinking (Leia também nosso artigo sobre Design Thinking).

Com todos esses métodos à disposição, chegou a hora de botar a mão na massa. Reúna uma equipe qualificada para o processo de transformação digital, faça um planejamento pensando no antes, durante e depois da transformação e lidere essa mudança. Caso as tecnologias que citamos acima tenha soado como grego para você, fique tranquilo. Nas próximas semanas vamos detalhar cada uma dessas novas tendências.

--

--