4 reflexões sobre o que aprendi com o Ladies That UX Curitiba

Rafaela Grochewski
Ladies That UX PT
Published in
3 min readMar 24, 2020
Ladies no #1 Girls Talk Meeting em Curitiba.

Sou uma mulher feminista. Bell Hooks — intelectual negra, teórica feminista com uma extensa lista de habilidades admiráveis — escreve que uma mulher não se torna feminista por ser mulher. Se assim fosse, todas as mulheres teriam tido vontade de participar de movimentos de mulheres. Mas me tornei feminista, porque sempre soube que escolheria ir aonde meu coração batesse mais forte.

Também, sou uma profissional designer. Sou apaixonada pelo tema e acredito que o design pode auxiliar na resolução de problemas complexos. Meu coração bate forte e meus olhos brilham quando tenho a oportunidade de engajar times à empatizar com usuários para gerar soluções inovadoras.

Este cenário pessoal, contribuiu para que eu apoiasse a comunidade Ladies That UX e fosse uma das responsáveis por iniciar o capítulo em Curitiba.

O Ladies That UX é uma comunidade global que busca reunir e empoderar mulheres na carreira ou em transição para UX, promovendo a participação feminina no mercado profissional. Atualmente, segundo a pesquisa conduzida pela Saiba+ em 2019, cerca de 59% do mercado brasileiro de UX é preenchido por homens, enquanto apenas 28% das posições de liderança em UX são preenchidas por mulheres.

O primeiro encontro do Ladies That UX Curitiba aconteceu na quinta-feira — 12 de março, em formato de roda de conversa, que tinha por objetivo proporcionar um ambiente amigável para que mulheres pudessem trocar experiências e empoderar umas às outras.

Ladies no #1 Girls Talk Meeting em Curitiba.

#1 Não saber como começar pode ser paralisante.

Quando no começo do ano, iniciei meus esforços para o Ladies That UX Curitiba acontecer, eu tinha medo. Eu não sabia se haveria público feminino interessado no tema, não sabia como abordar empresas para buscar apoio, não sabia quais temas eram relevantes e não sabia como organizar nem comunicar um evento.

#2 A rede tem pessoas incríveis!

Mas durante o mês de fevereiro, enquanto organizava o encontro, eu recebi apoio e um valioso empurrão! De empresas dispostas a contribuir, e principalmente de pessoas que ao acolherem as minhas incertezas, me encorajaram dia após dia!

#3 A sororiedade é poderosa!

Durante o evento, o sorriso de cada uma das mulheres, a conversa que tivemos naquela noite e as mensagens que recebi no dia seguinte, fizeram com que meu coração batesse mais forte e assim, tivesse a certeza que essa comunidade é uma oportunidade necessária de empoderar mulheres.

#4 Desafiar a cultura de dominação é uma atividade recorrente.

Iniciei o capitulo do Ladies That UX Curitiba, porque quero fazer algo para mulheres e porque acredito no potencial feminino de realização. Também acredito que a cultura de dominação do patriarcado ataca a nossa auto estima e que para mudar isso, devemos criticar e desafiar a superioridade masculina, afinal como você pode se tornar o que você não consegue imaginar?

Entendo que mulheres precisam de um espaço dedicado para encorajar, apoiar e promover umas às outras, para que mais e mais mulheres tenham interesse em trabalhar com UX e tecnologia.

Ao encontrar este caminho que fez meu coração bater mais forte, te convido a seguir em frente. Vamos juntas?!

--

--