Acertar em ser assertivo

Assertivo palavra derivada do latim ASSERTUS.

Marina Aldana Dutra
Ladies That UX PT
3 min readMay 5, 2021

--

Assertividade diz respeito à qualidade/habilidade de expressar desejos, ideias, opiniões de forma direta, clara e transparente, sem agredir, desrespeitar ou ofender quem recebe a mensagem/informação, ou seja, vai além de transmitir uma boa mensagem, uma pessoa assertiva sabe se posicionar bem mesmo que não esteja de acordo com a opinião do outro. E ser assertivo não é sinônimo de estar certo.

A comunicação entre as pessoas evoluiu tanto que precisamos reaprender como nos comunicarmos da melhor maneira, para que consigamos emitir de forma clara e nos fazermos entender pelo receptor da mensagem exatamente aquilo que desejamos.

A tecnologia foi um fator que contribuiu para que a comunicação entre as pessoas se tornasse mais fácil, devido aos diversos canais que existem para que essa comunicação aconteça, como por exemplo: Internet, celulares e redes sociais. Porém, vale ressaltar que ao mesmo tempo em que a comunicação se tornou mais acessível, ela também deixa falhas gerando dúvidas no receptor.

Nos dias de hoje, mais do que nunca, ouvimos com frequência que devemos ser mais assertivos ao nos comunicarmos com as pessoas, tanto nos relacionamentos pessoais quanto nos relacionamentos profissionais, pois ambos os lados necessitam de uma sintonia para que haja uma boa comunicação.

Portanto, como sabemos que a mensagem que emitimos chegou até o receptor da forma que queríamos? E quando emitimos uma mensagem que é interpretada de uma maneira incorreta, quem é o culpado? O emissor ou o receptor?

Como citado anteriormente a assertividade é uma habilidade e ela precisa ser desenvolvida, é necessário que haja uma inteligência emocional para que se tenha uma comunicação assertiva, portanto a comunicação mais saudável irá ocorrer a partir do momento em que ambas as partes desenvolvam essa qualidade, pois quando apenas um lado se empenha para ser mais assertivo a comunicação gera ruídos e desentendimentos.

Ter conhecimentos sobre o tema em que se fala é um fator muito importante para que se consiga emitir de forma clara a mensagem desejada, respeitar os momentos de fala do outro, ter empatia, saber se o outro está na mesma linha de raciocínio que a nossa, ser direto e não se prender tanto aos detalhes também contribuem para que sejamos mais assertivos.

Também estar atento a nossa linguagem corporal, sempre precisamos ter em mente que o nosso corpo às vezes é mais sincero do que as nossas próprias palavras, então estar alerta a maneira que o nosso corpo se comunica/comporta ao emitirmos uma mensagem auxilia para que tenhamos sucesso nos diálogos.

Peter Drucker afirma que “mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito”. E segundo Albert Mehrabian 55% da comunicação entre as pessoas é feita de forma não verbal.

Ser assertivo não é ser agressivo. A assertividade é associada com a agressividade por algumas pessoas, por mais que haja uma linha tênue entre esses dois conceitos eles são distintos. Há agressividade quando o emissor da mensagem não sabe ser assertivo no que se fala e da maneira que se fala. É necessário um equilíbrio entre as pessoas que estão se comunicando, emitir de forma franca quais as necessidades e desejos ao mesmo tempo levando em consideração os desejos e necessidades do receptor.

Uma boa comunicação ultrapassa o limite das palavras, é necessário uma junção de fatores para que se obtenha sucesso quando estamos proferindo a palavra a alguém, pois a comunicação assertiva depende também da maneira como as pessoas enxergam o mundo e quando passamos a entender isso de forma mais clara, somos capazes de escolher o que, onde, quando e como falar. Investir em melhorar essa habilidade só trará retornos positivos para os relacionamentos de forma geral e para as pessoas em sociedade.

--

--