Benchmark: qual é o ponto?

Quando e por quais motivos você deve fazer uma análise competitiva

Cristina Guarinho
Ladies That UX PT
Published in
3 min readOct 2, 2020

--

Conceitualmente fazer uma “pesquisa de mercado” já é uma prática recorrente em empresas conservadoras. Mas quando e como fazer esse tipo de pesquisa com o olhar de Design e inovação?

Nesse artigo vou falar um pouco quais os momentos e qual é a utilidade de ter o conhecimento dos concorrentes já existentes no mercado, a nível de negócios e produto.

1. Cuidado. Não reinvente a roda

Conhecer os players concorrentes pode ser crucial para você saber que tipo de negócio já existe no mercado, preste atenção nos seguintes pontos: O que está funcionando ou não está? Quais são os recursos que os concorrentes têm que nossos usuários esperam? e o crucial para a inovação: Quais recursos faltam no mercado?

2. Não copie

Cuidado com frases como: Apenas copie esses caras, eles são os melhores. Quando você copia um produto, tenho certeza que você está reproduzindo as partes mais maravilhosas e que funcionam muito bem em um contexto ( seu produto tem o mesmo contexto? será?). Você está certamente perdendo uma chance de criar algo incrível para seus usuários reais, identificando gaps no mercado.

3. Identifique onde seu produto está

Um mapa de posicionamento de mercado, pode ajudar a identificar onde seu produto está atualmente ou onde você deseja estar. Com ele você identifica lacunas na sua oferta e pode aproveitar para transformar em uma oportunidade.

4. Explore!

A análise competitiva fornece uma estratégia ofensiva e defensiva, a fim de identificar oportunidades e ameaças, ajudando a você a tomar decisões mais concientes, construindo um novo produto ou implementando novas ideias em produtos já existentes. Um Benchmark também é uma boa estratégia para uma super imersão no produto e conseguir entender melhor o modelo de negócio.

Importante:

  • Nenhuma pesquisa de mercado ou benchmark substitui processos de design para a construção de um produto.
  • Clientes e partes interessadas também podem te mostrar informações valiosas sobre seus concorrentes.
  • Aceite com cautela quando clientes ou membros da equipe disserem: "Basta copiar esses caras". Nunca copie exatamente qualquer solução de design, o melhor é buscar inspiração em várias fontes e transforma-la para caminhar em direção à sua solução.

--

--