UX writing challenge | Day 2: promoção de assinatura

Marlena Barros de Araújo
Ladies That UX PT
Published in
3 min readOct 16, 2022

Mais um desafio pra conta…

O primeiro desafio foi bastante interessante. Confesso que demorei bastante para organizar as ideias e escolher entre as melhores para montar o meu protótipo. Nesse processo, vi que pequenos detalhes são importantíssimos na hora de “desenhar” o conteúdo, como, por exemplo, o cuidado com as marcações de gênero. Escolher as palavras certas não é uma tarefa fácil, por isso todo o aprendizado do desafio 1, está em prática no desafio 2.

Desafio 2

Cenário: um usuário é um pai que trabalha e um grande fã de esportes, em sua temporada de esportes favorita, que não pode mais assistir a jogos.

Desafio: escreva uma tela promocional para um aplicativo que permite ao usuário escolher times, enviar lembretes de jogos, atualizações de pontuação em tempo real e vídeos de destaque.

Título: máximo de 40 caracteres
Corpo: máximo de 175 caracteres
Botões: 25 caracteres no máximo

Desenvolvimento

Pensar em uma proposta promocional foi um tanto quanto desafiador. Querendo ou não, estamos falando sobre vendas e ser certeiro e persuasivo com as palavras é essencial, afinal são elas que se comunicam com o usuário, não é mesmo? Para ser mais realista, eu dei nome ao meu aplicativo de “SportFan”.

Comecei o título com a frase:“ É fã de esportes?” para definir logo a minha persona fictícia e prender a atenção somente daqueles usuários com grande potencial de fazer a assinatura do produto. Depois, tentei despertar o desejo do usuário de poder ter acesso a todo conteúdo esportivo.

Em seguida, resolvi colocar o conteúdo do pacote da assinatura em ordem de prioridade de qualquer fã de esporte teria colocando, então, os “mais interessantes” em primeiro lugar e o restante logo depois.

Como todo e qualquer potencial comprador, decidi mostrar na primeira página o valor do produto. Eu me coloquei no lugar do comprador e pensei: por que não colocar o preço? Eu mesma já passei por vários momentos em que me interessei por um produto, mas para comprar eu teria que ver várias páginas do aplicativo ou rolar o site gigantesco até o final. Ninguém merece um caminho tão dificultoso para chegar no que mais interessa: preço. O papel do Ux writer é facilitar a vida do usuário, sempre lembrem disso.

Então, como é uma proposta promocional, botei um preço com um bom desconto sem desagregar valor ao produto. Assim o usuário pagará um preço justo e sem desvalorização do aplicativo.

Por fim, decidi a escolha das palavras “Quero assinar” em vez de “Fazer assinatura” para deixar a comunicação mais próxima possível do usuário em um botão verde chamativo. Na última opção em fiquei muito na dúvida se colocava outra palavra como “Pular”, mas como sempre a ideia é facilitar a vida do usuário, optei por colocar as palavras mais claras e objetivas possível e cheguei na opção “Agora não”.

Conclusão

Diante dessa longa tarefa, eu percebi o quanto é necessário o Ux writer pensar sempre no todo! Vai muito mais além de palavras, mas de conexão com o usuário, prendê-lo na proposta da empresa e também fazê-lo com que chegue ao objetivo final. Foi muito desafiador a montagem desse protótipo, mas no final achei satisfatório.

Obrigada por ter chegado até aqui. Espero que você tenha aprendido bastante com o meu trabalho. Fique a vontade para deixar seu comentário, será muito bem vindo! Se quiser me conhecer um pouco mais, segue o meu Linkedin: Linkedin da Marlena

Até o próximo desafio! See ya

--

--

Marlena Barros de Araújo
Ladies That UX PT

Ama ler e escrever. Reservada, mas gosta de socializar às vezes. Tutora do John, Lennon e Meg ( 2 gatinhos e 1 cachorra respectivamente). Viajar é comigo mesmo!