Ladies That UX 2020

Tereza Alux
Ladies That UX PT
Published in
4 min readDec 19, 2020

No ano que todas as pessoas no mundo foram abaladas por uma doença terrível e pela necessidade de se reinventar em meio ao isolamento forçado, mas nós não desistimos do nosso propósito.

A comunidade LTUX mal colocou os pézinhos na América Latina e fomos acometidas pelo que se mostra ser a pior pandemia desde a gripe espanhola, em 1920. A COVID-19 até o momento causou mais de 1,6 milhões mortes em todo o planeta de acordo com o site oficial, e nos obrigou a ficarmos restritas as nossas casas, em isolamento.

Não foi um ano fácil. Foram momentos de medo, ansiedade, sobrecarga, de saudades da família, dos amigos e de tudo que estávamos acostumados a fazer. Nos vimos em uma situação em que precisávamos ser mais compreensivas e resilientes do que nunca.

Antes da pandemia, todos os nossos encontros eram tradicionalmente presenciais. Fazia parte da nossa iniciativa nos encontrarmos cara a cara com pessoas que nos inspiram e nos encorajam, não só a sermos profissionais excelentes e competentes, mas também a sermos pessoas melhores, mais empáticas, amigáveis e solidárias, o que se tornou uma pausa no meio de toda competitividade agressiva que eventualmente encontramos nos ambientes de trabalho. Mas neste ano tudo mudou, tivemos de pensar em outras formas de continuar com o nosso projeto e buscamos novas formas de nos conectarmos, e é com alegria e alívio que posso dizer que conseguimos.

O que fizemos

Apesar de todo o cenário caótico nós não desistimos!

Encerramos o ano com 82 capítulos no mundo, 30 na América Latina, sendo 24 no Brasil, veja a lista completa.

Somos mais de 100 mulheres talentosas entre Líderes e Voluntárias na organização da comunidade na América Latina.

Foram transmitidos 45 meetups abordando assuntos técnicos e comportamentais por meio do nosso canal no Youtube, que já teve 9,4 mil visualizações e conta com 1260 assinantes, realizamos 10 rodas de conversa, foram publicados 87 artigos no medium que apenas nos últimos noventa dias já teve 19.607 visualizações, o canal conta com 46 autoras (seja uma) e com 1554 seguidores, também foram publicados 12 episódios com entrevistas a especialistas no podcast que já resultou em 2440 plays.

Foram sorteadas 170 vagas em cursos e eventos para a comunidade por meio do apoio e do incentivo dos nossos parceiros Mergo, Product Arena, UX Change by Amyris Fernandez, HOW Bootcamp, Carla Link / Talking City, Georgia Demas, UX4BI, Rafael Helm, Claudia Mardegan e Guilherme Marques.

Organizamos a Conferência Internacional da Ladies That UX, o Talk UX, em uma edição que chamamos de A Cross Cities Meeting. Foram 5 dias de transmissões ao vivo, 23 palestras com profissionais do mundo todo e de grandes empresas como: Google, Microsoft, Udemy, Mercado Livre, Digitalist, Echos e Cisco, 6 painéis com foco no panorama de UX e em diversidade, soma o total de 35 horas de conteúdo, 2.400 visualizações, 8 meses de dedicação e 40 pessoas que se voluntariaram para fazer acontecer, em especial a tropa de elite: Monica Barros, Dêssirre Dias, Gabriela Rocha, Gabriela Bechara Zillig, Jennifer Moreno, Bruna Lourenço, Mariana Ozaki e Kavitha Krishnan, Diretora do Talk UX. Veja o que aconteceu nessa e nas últimas edições no canal dedicado ao evento no You Tube.

Tivemos o Especial LTUX para São Paulo Tech Week com conteúdo transmitido com exclusividade no nosso canal no You Tube. Foram 6 palestras, 11 sessões de mentoria, uma mesa redonda sobre a importância das comunidades com a Vania Teofilo de Oliveira representando a LTUX, Rafael Burity da UXPA e Renato Paixão da PretUX e ainda deu tempo para um Happy Hour. Esse encontro só foi possível graças a Vania Teofilo de Oliveira Líder do Programa de Mentoria, Isabela Sousa Guimarães Líder do Capítulo de Uberlândia e da Tatiana Barros, curadora do evento. Confira a playlist aqui.

Estivemos entre as 5 finalistas no prêmio Globant Awards Women That Build 2020, que busca reconhecer as mulheres que gerenciam a inovação, colaboração e promovem a diversidade e a inclusão.

Além de ter termos sido mencionadas e participado de iniciativas incríveis como UX NOW, UX LAB, Design Team, Nina Talks, Online UX Team, Empodera Tech, Ebac, Microsoft Reactor e Mentorama, e participado de incontáveis eventos e encontros virtuais sobre UX em todo o país.

Ao todo, hoje, são mais de 30 mil pessoas que acompanham as atividades da Ladies That UX na América Latina.

Isso mostra o nosso comprometimento em melhorar a participação feminina na área de UX e tecnologia, auxiliando tanto as pessoas que estão migrando ou iniciando na área, como aquelas que precisam se desenvolver em posições estratégicas e de liderança.

Temos muito orgulho em ser uma comunidade acolhedora e inclusiva, e todos são bem vindos a contribuir. Entre em contato com a liderança na sua cidade para saber como pode participar. Nossa proposta não é somente network, mas também (e na minha visão é onde está a riqueza toda) a criarmos vínculos de amizade com pessoas que compartilham o mesmo propósito, valor e visão de futuro.

Por um mundo menos competitivo e mais colaborativo.

Vem, 2021!

Gostou da matéria? Compartilhe e dê palmas!

Gostaria de ver algo especial em 2021? Sugira nos comentários.

Quer saber como apoiar a iniciativa? Entre em contato conosco.

Take care. Be safe!

--

--

Tereza Alux
Ladies That UX PT

Designer de Experiências, Professora e Diretora Global da Comunidade da Ladies That UX