O que fizemos em 2019?

Tereza Alux
Ladies That UX PT
Published in
3 min readJan 22, 2020

O ano que o Ladies That UX invadiu o Brasil!

Esse último mês de dezembro não foi nada tranquilo pra mim, tinha acabado de assumir um desafio empolgante como parte do time de UX do Mercado Livre, tendo que aprender um novo idioma, espanhol (é chicos, parece simple pero no lo es), me adaptar a uma nova cultura, modelo de negócio e contando com a sorte de fazer parte de uma equipe extraordinária. E como se tudo isso não bastasse, porque não mudar de casa e cidade? Agora eu, o marido e os doguinhos moramos no interior, em Santana de Parnaíba, e nem tente usar isso para me afastar do Capítulo do LTUX de São Paulo, é algo que simplesmente não consigo fazer.

Mas e ai? Cadê aquela matéria linda para falar sobre os resultados do Ladies That UX em 2019, o ano que o projeto invadiu o Brasil com os dois pés no peito e encantou um montón de pessoas?

Cá está, meus caros e caras. Essa matéria acaba não sendo só para divulgar os resultados mas para reposicionar o projeto também. O ladies se tornou, neste último ano, mais do que uma atividade onde queria fazer minha parte para contribuir com o mercado de UX, melhorar a participação feminina na área trabalhando a diversidade, inclusão, geração de conteúdo e propriedade intelectual, enquanto fazia outras tarefas como lavar louça, visitar meus pais ou planejar um aniversário surpresa para uma amiga.

O ladies se tornou um agente de mudanças real, um poderoso grupo de pessoas que apoiam e encorajam umas as outras a fazerem coisas incríveis. Nele percebi que podemos sim fazer a nossa parte para mudar a nossa realidade e construir um mundo melhor, e o melhor de tudo, não é difícil.

É trabalhoso, mas não difícil.

Desde março de 2019 quando fomos em busca de resgatar o capítulo, que até então estava com uma das líderes mais queridas que já tive o prazer de conhecer, a Lu Terceiro, nós crescemos, e muito!

Fechamos o ano com atividade em doze cidades brasileiras, confira aqui.

Contando com 30 maravilhosas líderes de capítulo.

Já realizamos juntas 40 eventos para cerca de 1.200 pessoas!

Beneficiamos mais de 20 mulheres com ingressos para cursos e eventos, incontáveis com cupons de desconto e mais de 50 com livros.

Fomos mencionadas como a 3ª maior comunidade de UX no Brasil, pela pesquisa conduzida pelo Rodrigo Lemes, no final do ano, o que nos fez morrer de amor.

Fomos mencionadas no ILA19 como uma das comunidades mais influentes do mundo.

Marcamos presença em um dos eventos internacionais mais queridos, o Talk UX, que em 2019 aconteceu nas terras da rainha, Manchester/UK.

Temos um total de 2.480 seguidores no facebook e 6.000 no instagram, é muita gente!

E tivemos o prazer de contar com o apoio direto e insistente de pessoas sensacionais (elas não cansavam de nos procurar para nos ajudar) como a Paola Sales e Edu Agni, de empresas que nos receberam sempre com muito amor e carinho como a Lambda3, Creditas, ThoughtWorks, Dasa, DafitiGroup, Pra Valer, Grená, Descomplica, Clave de Fá, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, MaxMilhas, Resultados Digitais, Zygo, HostGator, iFood entre outros, e escolas como a Mergo, Istituto Europeo di Design (minha faculdade do coração) e a Product Arena.

É emocionante quando um projeto cresce contaminando todos com uma energia positiva e transformando, de fato, a vida de muitas pessoas.

Mas se pensam que 2020 esta intimidado com o crescimento que tivemos em 2019 estão muito enganados. Ainda temos muito o que arrepiar. São projetos no forninho, capítulos nascendo e atividades brotando no maior estilo iti malia que vocês já conhecem. Aguardem cenas dos próximos episódios que já voltamos para contar.

Gostou da matéria? Dê um joinha!

Gostaria de ajudar ou iniciar um projeto dentro do Ladies? Entre em contato.

Procurou mas não encontrou um capítulo do LTUX na sua cidade? Preencha o formulário, nós te ajudamos.

--

--

Tereza Alux
Ladies That UX PT

Designer de Experiências, Professora e Diretora Global da Comunidade da Ladies That UX