O que carreira de UX ensinou sobre minha ansiedade

Carolina Tod
Ladies That UX PT
Published in
2 min readNov 6, 2019
The X isn't from UX, the X stands for Anxiety

Semana passada eu tive uma oportunidade incrível de falar sobre os meus 10 anos trabalhando com UX e pesquisa no meetup do Ladies That UX São Paulo sobre Design research.

Ultimamente, venho sido muito convidada para compartilhar experiências — e tomei a decisão de que no lugar de pregar métodos, iria compartilhar e falar minhas percepções sobre a pressão surreal que colocam em cima de nós designers sobre estarmos certos todos os dias.

Ser uma mulher jovem de 28 anos trabalhando no mercado de UX hoje é uma barra que tem o peso dobrado de ansiedade (mas também foi uma escola infinita de resilência). Num mundo que a gente fala mais sobre empatia do que realmente faz nas nossas relações de trabalho — me empoderar desse fato mudou minha relação comigo mesma, mas isso não foi de graça. Nunca subestime o impacto na sua saúde mental gerado pela pressão do seu dia a dia de trabalho com design.

O que eu tirei de lição foi sempre questionar a falta de transparência e competição não ética — porque no fim do dia sendo mulher, sempre vai ter mais gente pra dizer que seu comportamento é ruim ou que o que você acredita está errado do que realmente discutir sobre o mundo e profissionais que estamos gerando.

Passar por tudo isso — me ensinou que certezas são para os bobos. E agora eu tenho me dado a prerrogativa de experimentar mais. Experimentar de verdade e não ficar desenhando tela por ai. Bolar métodos, comparar, contrastar ideias e parar definitivamente de fazer juízo de valor sem evidências.

Eu quero criar um mundo onde designers falem mais sobre alavancas de crescimento negócio, impacto em receita do que métodos e ferramentas de design. E eu vou começar abrindo a verdade sobre a parte não tão boa de trabalhar com produto um meetup ou aula de cada vez. Espalhando a palavra que errar é bem mais difícil do que acertar, mesmo com processo. E que tá tudo bem não estar certo o tempo todo.

Enquanto eu não descubro como embedar :) fica aqui o link dos meus aprendizados compartilhados lá no LTU

https://www.slideshare.net/caroltod/pesquisa-e-experimentao-prtica-em-design

--

--