Obrigada, Ladies

Amanda Lira
Ladies That UX PT
Published in
3 min readDec 16, 2019
Photo by Mathew Schwartz on Unsplash

Com a chegada do final do ano, começo a colocar numa balança pessoal tudo que fiz ou deixei de fazer ao longo dos últimos doze meses. E no início de 2019 eu não esperava muito. Ainda estava bem confusa em relação a minha vida profissional, não tinha certeza o que faria e se estava indo pelo caminho certo.

Ao longo dos meses, decidi me matricular em uma pós graduação, voltar a estudar e ir de cabeça para a área de design e experiência do usuário. Participei de alguns eventos e fui me identificando cada vez mais com o assunto. Até que encontrei uma oportunidade de trazer a comunidade Ladies That UX para Campinas. Junto com outras mulheres, demos início a uma rede de designers que trabalham na área ou estão no começo da carreira.

Foi uma experiência completamente nova, até então eu ia aos eventos e morria de medo de falar com as pessoas que estavam presentes, me sentia intimidada ou que não seria boa o suficiente. E agora eu estava colaborando com uma comunidade nova em uma cidade onde não conhecia praticamente ninguém. É aquela história, se der medo, vai com medo mesmo. Eu tinha certeza que eu não teria coragem de falar na frente de pessoas que nunca vi na vida, ou que não daria conta de organizar encontros e palestras.

Nos primeiros dias, pensei seriamente em desistir, deixar nas mãos de outras pessoas mais experientes ou que já estavam no mercado. Mas teimei comigo mesma, consegui organizar nosso primeiro evento e fomos recebidas com muitos elogios e sorrisos. A maioria das pessoas presentes agradeceram pela iniciativa, que estava em falta na região, ou pelo menos alguma que desse maior atenção para as mulheres dentro da área.

Ouvi diversas histórias diferentes, conheci pessoas que estavam no mesmo momento profissional que eu, me senti acolhida e acredito que também pudemos acolher e incentivar algumas mulheres. Em cada encontro que tivemos a oportunidade de realizar, de setembro a dezembro, eu conseguia reconhecer rostos já familiares.

Organizar e participar desses eventos do Ladies That UX Campinas, foi muito mais do que aprender técnicas e maneiras de trabalhar com UX. Foi um desenvolvimento pessoal, cresci absurdamente como pessoa e amadureci muito em apenas três meses. Além de poder colaborar com uma comunidade inteira, me senti ativa, participativa e me deu a chance de perder meu medo e insegurança com as pessoas.

A cada evento, não são somente as participantes que saem com uma bagagem nova. Eu também aprendo muito com cada uma delas, amo ouvir suas histórias e passo a torcer para que cada uma conclua sua meta pessoal. Fico feliz e grata por ter tido a chance de participar do nascimento e desenvolvimento desse capítulo do Ladies That UX no interior de São Paulo. Espero poder colaborar ainda mais no próximo ano e ouvir ainda mais histórias incríveis. Obrigada à todas as ladies que foram aos eventos e colaboram conosco, vocês foram muito especiais. E agradeço especialmente às minhas companheiras, Lais e Aline, por passarem pelos perrengues, correrias e dar todo o apoio ao longo desses meses, vocês foram essenciais para meu desenvolvimento.

--

--